Segundo os relatores de direitos humanos existe uma clara ligação entre direitos econômicos, sociais e culturais das vítimas e de seus parentes com os desaparecimentos.
Julgamento
A falta de proteção é um dos fatores que levam a essa situação. Pessoas vivendo na pobreza, expostas a riscos e desprovidas de recursos legais e assistência jurídica para recorrer contra prisões arbitrárias, ou até mesmo detenção e julgamento.
As vítimas dessa violação são na maioria, marginalizadas. Residem em áreas sem a presença do Estado, e geralmente suas famílias tampouco têm meios para buscar a justiça.
As crianças sem acesso à educação, que vivem na pobreza, nas ruas e foram deslocadas de seus lares correm riscos ainda maiores de serem sequestradas, traficadas ou recrutadas como crianças-soldado.
O mesmo se dá com migrante e pessoas com deficiência devido à falta de dinheiro, proteção e participação política.
Punição
Os especialistas em direitos humanos afirmam que o desaparecimento forçado é utilizado como arma de intimidação, represália e punição ilegal.
Neste Dia Internacional, o grupo pede aos países que assistam as famílias vítimas desse crime, que passam a uma situação extremamente difícil quando o provedor financeiro desaparece. O crime impacta a todos na família principalmente mulheres e crianças.
Em alguns países, existem leis de reparação, mas às vezes existem barreiras como a ausência de uma certidão de óbito.
Para os relatores, os países têm que prestar atenção ao impacto multidimensional dos desaparecimentos forçados para melhor responder às vítimas e à sociedade.
Em dezembro passado, a ONU marcou o décimo aniversário da entrada em vigor da Convenção Internacional para Proteção de Todas as Pessoas de Desaparecimento Forçado.
*Os relatores de direitos humanos são independentes das Nações Unidas e não recebem pagamento pelo seu salário.
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Dia Nacional do Cinema • 19 de Junho
“O Cinema não tem futuro comercial.” – Auguste Lumiére • “O Cinema é um modo divino de contar a vida.” – Federico Fellini • “Se ganha dinheiro, o Cinema é uma indústria. Se perde, é uma Arte.” – Millôr Fernandes • “O Oscar é um fetiche…” – Fernanda Montenegro
Dia dos Filhos • 23 de Setembro
Data foi criada com o intuito de ajudar a fortalecer os laços filiais que ligam pais e filhos. A ocasião busca também, chamar a atenção dos pais e dos filhos para que possam repensar suas rotinas e separar um tempo especial, para ser dedicado exclusivamente à família
Início da Primavera • 22 de Setembro
A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É associada ao reflorescimento da flora terrestre. A “Primavera austral”, no Hemisfério Sul onde fica o Brasil, tem início em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro. Já no caso do hemisfério norte, inicia-se no equinócio de…
Dia Internacional da Paz • 21 de Setembro
Em 2002, a Assembleia Geral da ONU declarou a data oficialmente, mas ela já era comemorada desde setembro de 1982. A celebração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que coloquem um fim nos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da…
Dia do Funcionário Municipal • 20 de Setembro
A data ressalta a importância de profissionais como faxineiros, professores, psicólogos, médicos, construtores, garis, engenheiros e tantos outros de trabalhadores que englobam várias profissões do nosso país. Os funcionários públicos municipais são admitidos por concursos públicos ou por indicação.
Dia Nacional do Teatro • 19 de Setembro
Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, em meados do XIX, começam a aparecer os primeiros grupos de teatro nacionais
Pingback: Dia Internacional sobre Vítimas de Desaparecimentos Forçados • 30 de Agosto – Agora é notícia