☺ CAPA – Fernanda Torres 52 Anos
▒ CIDADE – Ponta Grossa (PR) 194 Anos
▒ ANIV. – Marco Polo • François Rochefoucauld • Bocage • Marquês de Sapucaí • Agatha Christie • Jean Renoir • Antônio Abujamra • Rubem Alves • Miriam Mehler • Carmen Maura • Oliver Stone • Tommy Lee Jones • Malu Valle • Márcio Santos • Josh Charles • Tom Hardy • Sorocaba • Harry de Gales
▒ FATOS – Guatemala • Costa Rica • Nicarágua • El Salvador • Honduras • Greenpeace • Soyuz 22
▒ ÓBITOS – Leon Hirszman • Dom Pino • Costinha • Johnny Ramone • Richard Wright • Domingos Montagner
1 ▒ POSTER e VÍDEOS

2 ▒ NASCIMENTOS
1254 – Marco Polo ▒ Marco Polo (1254 – 8 ou 9 de janeiro de 1324) foi um mercador, embaixador e explorador veneziano cujas aventuras estão registradas em As Viagens de Marco Polo, um livro que descreve para os europeus as maravilhas da China, de sua capital Pequim e de outras cidades e países da Ásia.
1613 – François de La Rochefoucauld ▒ François, Duque de La Rochefoucauld (Paris, 15 de setembro de 1613 – Paris, 17 de março de 1680) foi um moralista francês. Seu mais famoso livro, “Reflexões ou sentenças e máximas morais”, apareceu pela primeira vez em 1664. Sua obra influenciou profundamente dois outros filósofos: Friedrich Nietzsche e Émil Cioran.
1765 – Bocage ▒ Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Em 2006 a história de Bocage foi adaptada para a TV numa mini-série produzida pela RTP e protagonizada por Miguel Guilherme.
1793 – Marquês de Sapucaí ▒ Cândido José de Araújo Viana,[1] Marquês de Sapucaí[2] (Nova Lima, então Congonhas de Sabará, 15 de setembro de 1793 — Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1875) foi um desembargador e políticobrasileiro. Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de D. Pedro II (então herdeiro do trono); posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel.
1890 – Agatha Christie ▒ Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa Miller; Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Se destacou no subgênero romance policial, conhecida como a “Rainha/Dama do Crime”.
1894 – Jean Renoir ▒ Jean Renoir (Paris, 15 de setembro de 1894 — Beverly Hills, 12 de fevereiro de 1979) foi um cineasta, escritor, argumentista, encenador e ator francês. Suas maiores obras foram A grande ilusão de 1937, um sensível relato sobre as condições de vida dos prisioneiros franceses e seus captores alemães durante a I Guerra Mundial, e A regra do jogo de 1939.
1932 – Antônio Abujamra ▒ Antônio Abujamra, OMC (Ourinhos, 15 de setembro de 1932 — São Paulo, 28 de abril de 2015)[1][2] foi um premiado diretor de teatro, ator e apresentador brasileiro, sendo um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros. Comandou o programa Provocações, da TV Cultura.
1933 – Rubem Alves ▒ Rubem Azevedo Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014) foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil[3]. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
1935 – Miriam Mehler ▒ Miriam Mehler (Barcelona, 15 de setembro de 1935) é uma atriz brasileira nascida na Espanha. Formou-se pela Escola de Arte Dramática (EAD), em 1957. Miriam integrou a montagem de Eles Não Usam Black-Tie, em 1958, peça de Gianfrancesco Guarnieri. No mesmo ano, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), está no elenco de em Um Panorama Visto da Ponte, prestigiada montagem de Alberto D’Aversa.
1945 – Carmen Maura ▒ Carmen García Maura, conhecida simplesmente como Carmen Maura (Madri, 15 de setembro de 1945) é uma das mais conhecidas e premiadas atrizes espanholas contemporâneas. Participou de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) e de Volver (2006), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
1946 – Oliver Stone ▒ Oliver Stone (Nova Iorque, 15 de setembro de 1946) é um cineasta e roteirista americano. Ganhou dois Oscar de melhor diretor com os filmes Platoon (serviu na guerra do Vietnã, onde ganhou a “Estrela de Bronze de Honra ao Mérito”) e Born on the Fourth of July (Nascido em quatro de julho). Recebeu também, duas indicações na categoria de melhor direção e melhor filme, por JFK – A pergunta que não quer calar.
1946 – Tommy Lee Jones ▒ Tommy Lee Jones (San Saba, Texas, 15 de setembro de 1946) é um premiado ator, cineasta e produtor de cinema norte- americano. Venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 1994 pela performance em The Fugitive. Também destacou-se em diversos filmes de sucesso, como Men in Black, No Country for Old Men, Batman Forever, Under Siege, e Lincoln.
1957 – Malu Valle ▒ Maria Lúcia Richa Ferreira Valle, mais conhecida como Malu Valle (Porto Alegre, 15 de setembro de 1957) é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão. Seus últimos trabalhos em 2017, foram na novela Tempo de Amar como Margarida, e na minissérie Valentins, como Márcia Cristina Bitencourt.
1969 – Márcio Santos ▒ Márcio Roberto dos Santos (São Paulo, 15 de setembro de 1969) é um ex- futebolista brasileiro. Zagueiro da Seleção Brasileira na campanha campeã da Copa do Mundo de 1994. Começou sua carreira no Novorizontino, de Novo Horizonte (SP), passou por vários clubes, entre eles Internacional e Botafogo, e na Europa, jogou pelo Bordeaux (França), Fiorentina (Itália) e Ajax (Países Baixos).
1971 – Josh Charles ▒ Josh Charles (nascido Joshua Aaron Charles ; Baltimore, 15 de setembro de 1971) é um ator de cinema e televisão americano. Estrelou, juntamente com Robin Williams e Ethan Hawke o vencedor do Oscar Dead Poets Society (Sociedade dos poetas mortos). Também esteve em Don’t Tell Mom the Babysitter’s Dead, Threesome, S.W.A.T. e Four Brothers.
1977 – Tom Hardy ▒ Tom Hardy, nome artistico de Edward Thomas Hardy (Hammersmith, Londres, 15 de setembro de 1977)[1] é um ator, produtor e roteirista britânico conhecido pelos seus papéis em filmes como Inception, The Dark Knight Rises e Mad Max: Fury Road. Em 2016 foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme The Revenant.[2]
1980 – Sorocaba ▒ Sorocaba é o nome artístico de Fernando Fakri de Assis (nascido em São Paulo, 15 de setembro de 1980, mas criado em Sorocaba, de onde vem seu apelido)[1]. Faz parte da dupla de música sertaneja, Fernando & Sorocaba. A maioria das canções da dupla em todos os trabalhos são de Sorocaba. Lidera a lista dos compositores que mais recebem do ECAD por direitos autorais.
1984 – Harry de Gales ▒ Henrique Carlos Alberto David (em inglês: Henry Charles Albert David Londres, 15 de setembrode 1984), mais conhecido como Harry, é o filho mais novo de Carlos, Príncipe de Gales, e sua primeira esposa Diana Spencer. Ele é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico atrás de seu pai, seu irmão e seus sobrinhos.
3 ▒ CAPA do DIA
Fernanda Torres
52 Anos
Fernanda Pinheiro Monteiro Torres, mais conhecida como Fernanda Torres (Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1965), é uma atriz, escritora, produtora e roteirista brasileira.[1]
É filha do casal de atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro.
Fernanda Torres com os pais e o irmão, ainda criança.
Biografia
Fernanda já viveu em diversos países, morando sozinha, entre Europa, Estados Unidos e Brasil.
Em 1995 voltou a morar definitivamente no Brasil. No Rio, conheceu o cineasta Andrucha Waddington e começaram a namorar. Em 1998 foram viver juntos.
Em 2000, nasceu o primeiro filho do casal, Joaquim. Fernanda engravidou novamente, e teve Antônio em 2008.
O casal se separou em 2009 e voltaram a viver juntos em 2010.[2]
Fernanda Torres com o marido Andrucha Waddington e os filhos Joaquim (à esquerda) e Antônio (à direita) – Foto de Roberto Filho – Brazil News.
Carreira
Aos 13 anos, entrou para o Tablado.
Sua primeira atuação nos palcos foi em 1978, na peça Um Tango Argentino, de Maria Clara Machado.
Em 1979, estreou na televisão no programa Nossa Cidade, da TVE, dirigida por Sérgio Britto.
No mesmo ano, fez sua estreia, na TV Globo, na série Aplauso, no episódio Queridos, Fantásticos Sábados, sob direção de Domingos Oliveira.
A estreia em novelas aconteceu em 1981, aos 15 anos, quando viveu a personagem Fauna Rosa França em 30 capítulos de Baila comigo, de Manoel Carlos.
Também nesse ano, interpretou Marília Ribeiro na novela Brilhante, de Gilberto Braga.
Em seguida, assumiu o papel de Daisy Cantomaia em Eu Prometo (1983), de Janete Clair.
Fernanda Torres foi Simone Marques, em ‘Selva de Pedra’.
Até que, em 1986, foi chamada para viver a protagonista Simone Marques no remake de Selva de Pedra, uma das telenovelas de Janete Clair de maior sucesso nos anos 1970.
Ainda nos anos 1980, trabalhou na minissérie Parabéns Pra Você, de Bráulio Pedroso, sendo dirigida por Dennis Carvalho e Marcos Paulo; no Caso Especial O Fantasma de Canterville, uma adaptação do conto homônimo de Oscar Wilde, dirigida por Antônio Pedro; e no musical Concertos para a Juventude, dividindo a apresentação com o ator Paulo Guarnieri.
O programa foi apontado pela Unesco como modelo para a divulgação da música clássica.
Fotógrafo Bob Wolfenson compartilhou imagem da atriz em 1994 (lado esquerdo) e em 2013.
Com exceção da minissérie Luna Caliente (1999) – adaptação do romance do argentino Mempo Giardinelli, dirigida por Jorge Furtado – todos os trabalhos de Fernanda Torres na TV, a partir dos anos 1990, foram pautados pelo humor.
Fernanda Torres e Andreia Beltrão (Fátima e Sueli, em Tapas e Beijos).
A atriz atuou em cinco episódios de A Comédia da Vida Privada, em textos de Guel Arraes e Jorge Furtado; contracenou com Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch e Denise Fraga no humorístico Vida ao Vivo Show.
De 2001 a 2003, protagonizou com Luiz Fernando Guimarães a série Os Normais, que mostrava com humor e inovação de linguagem as situações cotidianas vividas pelo casal Rui e Vani.
Fernanda Torres e Debora Bloch em teatro na Zona Sul do Rio. Foto de Anderson Borde.
Os Normais – escrito por Alexandre Machado e Fernanda Young, com direção de José Alvarenga Jr. – virou cult e levou muitos fãs a não saírem de casa nas noites de sexta-feira antes do término do programa.
Fernanda Torres em Foto de Barbara Lopes – O Globo.
Não só as cenas e os diálogos dos personagens, mas também as calcinhas e sutiãs usados por Fernanda Torres conquistaram o público.
O sucesso da série rendeu, ainda, o longa Os Normais – O Filme, produção da Globo Filmes realizada em HDTV, que foi praticamente todo filmado na Central Globo de Produção (Projac).
Fernanda Torres com o marido Andrucha Waddington e os filhos Joaquim (à esquerda) e Antônio (no colo).
Em 2008, grávida de seu segundo filho com o marido Andrucha Waddington, estrelou com Evandro Mesquita o quadro Sexo Oposto, exibido no Fantástico.
Sua estreia no cinema foi aos dezessete anos, em 1983, com o filme Inocência, baseado na obra do Visconde de Taunay e dirigido por Walter Lima Jr.
Fernanda Torres com sua mãe, Fernanda Montenegro e Antônio Fagundes.
Ainda no cinema, esteve em A Marvada Carne (1985), de André Klotzel, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado.
Participou do curta-metragem e do roteiro de Redentor (2004), dirigido por seu irmão, Cláudio Torres.
Fernanda Torres com o pai, Fernando, a mãe, Fernanda, e o irmão, Cláudio Torres.
Entre os 24 filmes em que trabalhou, destacam-se:
- Eu Sei Que Vou Te Amar (1986), de Arnaldo Jabor, com o qual foi eleita melhor atriz nos Festivais de Cinema de Cannes e de Cuba;
- Com Licença, Eu Vou à Luta (1986) – melhor atriz no Festival de Cinema de Nantes (França) e indicação especial no Festival de Locarno (Suíça);
- One Man’s War (A Guerra de um Homem, 1991), de Sergio Toledo, com Anthony Hopkins e Norma Aleandro;
- Terra estrangeira (1996), de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas;
- O que é isso, companheiro? (1997) – filme de Bruno Barreto que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998;
- Gêmeas (1999) e
- Casa de Areia (2005), ambos dirigidos por Andrucha Waddington, seu marido desde 1997 e pai de seus filhos, Joaquim (nascido em 2000), e Antonio, (nascido em 10 de abril de 2008).
No teatro, atuou em mais de uma dezena de peças, tendo recebido muitos elogios por trabalhos como Orlando (1989), de Bia Lessa; Da Gaivota (1998), de Daniela Thomas; Duas Mulheres e um Cadáver (2000), de Aderbal Freire Filho; 5 x Comédia, de Hamilton Vaz Pereira.
Foi a primeira atriz da Companhia de Ópera Seca, fundada por Gerald Thomas, tendo atuado em três peças, entre elas The Flash and Crash Days (1991) – dividindo o palco com sua mãe – que foi apresentada em turnê nos Estados Unidos e em países europeus.
Fernanda Torres em ‘A Casa dos Budas Ditosos’.
De 2003 a 2008, fez sucesso com o monólogo A Casa dos Budas Ditosos, texto de João Ubaldo Ribeiro que ganhou direção de Domingos Oliveira.
Pela atuação, recebeu dois prêmios de melhor atriz: o Qualidade Brasil – SP, na categoria Comédia, e o Prêmio Shell de 2004. [3]
Filmografia
Televisão
Ano | Título | Papel |
---|---|---|
1979 | Aplauso: Queridos, Fantásticos Sábados | — |
1981 | Baila comigo | Fauna Rosa de França |
Brilhante | Marília Ribeiro | |
1983 | Vídeo Show | Apresentadora |
Caso Especial, O Fantasma de Canterville | — | |
Concertos para a Juventude | — | |
Eu Prometo | Dayse Cantomaia | |
Parabéns pra você | Irene | |
1986 | Selva de Pedra | Simone Marques / Rosana Reis |
1990 | Caso Especial, Todas as Mulheres do Mundo | Maria Alice |
1991 | One Man’s War | Dolly |
1995 | A Comédia da Vida Privada, Casados X Solteiros | Cecília |
A Comédia da Vida Privada, Apenas Bons Amigos | Ella | |
A Comédia da Vida Privada, Menino ou Menina | — | |
1996 | A Comédia da Vida Privada, As Idades do Amor | — |
1997 | A Comédia da Vida Privada, Papai Foi à Lua | Alice |
1998 | Vida ao Vivo Show | Vários personagens |
1999 | Luna Caliente | Dora |
Casseta & Planeta, Urgente! | Fernanda Montenegro | |
2001 | As Filhas da Mãe | Lulu de Luxemburgo (Jovem) |
2001–03 | Os Normais | Vani |
2002 | Brava Gente, Lira Paulistana | Jaci |
2003 | Casseta & Planeta, Urgente! | Ela mesma |
2004 | Um Só Coração | Fernanda Montenegro (jovem) |
2005 | Casseta & Planeta, Urgente! | Ela mesma |
Belíssima | Bia Falcão (jovem) | |
2006 | Os Amadores | Alice |
2008 | Sexo Oposto | Vários personagens |
2009 | Bicho Homem | Vários personagens |
Casseta & Planeta, Urgente! | Ela mesma | |
2010 | Programa Piloto | Renata |
As Cariocas | Cris [4] | |
2011–15 | Tapas & Beijos | Fátima de Souza |
2016 | Mister Brau | Bárbara [5] |
Minha Estupidez | Apresentadora (14 a 18/11) | |
2017 | Filhos da Pátria | Maria Teresa Bulhosa |
Debora Bloch com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
Cinema
- 1983 – Inocência…. Inocência
- 1984 – Amenic – Entre o Discurso e a Prática
- 1985 – A Marvada Carne
- 1985 – Madame Cartô
- 1985 – Sonho Sem Fim
- 1986 – Eu Sei que Vou Te Amar
- 1986 – Com Licença, Eu Vou à Luta…. Eliane
- 1988 – A Mulher do Próximo…. Isabel
- 1988 – Fogo e Paixão…. Mulher da Maça
- 1989 – Kuarup…. Francisca
- 1990 – Beijo 2348/72…. Claudete
- 1993 – Capitalismo Selvagem…. Elisa Medeiros
- 1996 – O Judeu…. Alex
- 1996 – Terra Estrangeira
- 1997 – Miramar
- 1997 – O Que É Isso, Companheiro?…. Andréia / Maria
- 1998 – O Primeiro Dia
- 1998 – Traição…. Irene
- 1999 – Gêmeas…. Iara / Marilena
- 2003 – Os Normais – O Filme…. Vani
- 2004 – Redentor…. Isaura
- 2005 – Casa de Areia Áurea / Maria
- 2007 – Saneamento Básico, o Filme…. Marina
- 2007 – Jogo de Cena
- 2009 – A Mulher Invisível…. Lúcia
- 2009 – Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas…. Vani
No Teatro
- A Casa dos Budas Ditosos
- Da Gaivota
- The Flash and Crash Days
- Orlando
- Duas Mulheres e um Cadáver
- 5 x Comédia
Literatura
- Fim (2013)
- Sete Anos: Crônicas (2014)
Fernanda Torres com sua mãe, Fernanda Montenegro.
Prêmios e Indicações
Fernanda Torres com sua mãe, Fernanda Montenegro, o filho Antônio e Ney Latorraca.
CITAÇÃO
Fernanda Torres – A vida depois dos 40
“Você entende que o tempo passa, e passa rápido, então é uma época de muita felicidade e compreensão da mortalidade. Porque, aos 20 anos, você é imortal.”
– Fernanda Torres / Fonte: Mensagens com Amor
Fernanda Torres
Fernanda Pinheiro Monteiro Torres
(Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1965)
52 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1514 – D. Manuel I concede foral ao Montijo.
Foto da Cidade da Guatemala, capital da Guatemala.
1821 – A Guatemala declara sua independência da Espanha.
Foto de San José, capital da Costa Rica.
1821 – Costa Rica declara sua independência da Espanha.
Foto de Manágua, capital da Nicarágua
1821 – A Nicarágua declara sua independência da Espanha.
Foto de San Salvador, capital de El Salvador.
1821 – El Salvador declara sua independência da Espanha.
Foto de Tegucigalpa, capital de Honduras.
1821 – Honduras declara sua independência da Espanha.
1903 – Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul,Brasil).
1928 – O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina.
- 1965 – Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro.
1971 – A ONG Greenpeace é fundada.
1976 – URSS lança nave Soyuz 22.
- 2009 – A Federação Internacional do Automóvel anuncia a volta da equipe Lotus à Fórmula 1.
- 2015 – A Science Alert noticia[1] a descoberta da maior cadeia de vulcões continentais do mundo, na Austrália. [2]
5 ▒ FALECIMENTOS
1987 — Leon Hirszman ▒ Leon Hirszman (Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1937 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1987) foi um cineasta brasileiro, um dos expoentes do Cinema Novo. Em 1981 recebeu a consagração de público e crítica, e três prêmios no Festival de Veneza, também indicado ao Leão de Ouro, com o filme “Eles não usam black-tie“, adaptação da peça teatral de Gianfrancesco Guarnieri, que escreveu com Leon o roteiro e os diálogos do filme.
1993 — Giuseppe Puglisi ▒ Padre Giuseppe Puglisi mais conhecido como don Pino Puglisi (don com n em língua italiana é sinónimo de padre, e Pino quer dizer Zezinho em gíria) (Palermo, 15 de setembro de 1937 – Palermo, 15 de setembro de 1993) foi um sacerdote italiano, assassinado pela máfia pelo seu trabalho de prevenção contra a delinquência e a droga com os jovens.
1995 — Costinha ▒ Lírio Mário da Costa (Rio de Janeiro, 25 de março de 1923 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1995), mais conhecido como Costinha, foi um humorista e ator brasileiro. Atuou em diversas peças de teatro e programas de TV, como: Apertura (Rede Tupi), Aperte o Cinto e Domingo de Graça (Rede Manchete), “Costinha em 3 atos e 1/2” (SBT), Planeta dos Homens, Os Trapalhões e Chico Anysio Show (Rede Globo).
2004 — Johnny Ramone ▒ John William Cummings (Long Island, Nova Iorque, 8 de outubro de 1948 — Los Angeles, Califórnia, 15 de setembro de 2004), mais conhecido como Johnny Ramone, foi um dos mais influentes guitarristas de punk rock da história, tendo integrando a banda Ramones. Assim como o vocalista Joey Ramone, ele permaneceu membro do quarteto punk até o fim.
2008 — Richard Wright ▒ Richard William Wright, conhecido artisticamente como Rick Wright (Londres, 28 de Julho de 1943 — Londres, 15 de Setembro de 2008), foi um músico britânico, tecladista da banda de rock progressivo Pink Floyd. Em Wish You Were Here (1975), onde seus teclados estão onipresentes, Wright trouxe grandes contribuições para o álbum, sobretudo na suíte “Shine On You Crazy Diamond“.
2016 — Domingos Montagner ▒ Domingos Montagner Filho (São Paulo, 26 de fevereiro de 1962 — Canindé de São Francisco, 15 de setembro de 2016) foi um ator, teatrólogo, palhaço,[2], empresário e produtor teatral brasileiro. Ficou nacionalmente conhecido ao participar da novela Cordel Encantado (2011), pela qual ganhou diversos prêmios como ator revelação. Seu último trabalho foi na novela das nove Velho Chico (2016), como o protagonista Santo dos Anjos.
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Idoso Japonês.
- Mitologia chinesa: Aniversário da Lua.
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1944 – Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.
- 2008 – O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
Avaré (SP) |
Baixio (CE) |
Barra do Garças (MT) |
Casimiro de Abreu (RJ) |
Euclides da Cunha Paulista (SP) |
General Salgado (SP) |
Guará (SP) |
Ibitirama (ES) |
Itaiçaba (CE) |
Jaguariaíva (PR) |
Limeira (SP) |
Orizona (GO) |
Orós (CE) |
Ponta Grossa (PR) |
Umari (CE) |
Ponta Grossa – PR
194 Anos
15 de setembro de 1823
Ponta Grossa é um município brasileiro localizado no centro do estado do Paraná, distante 103 quilômetros da capital Curitiba.
Tem uma população estimada de 344.332 [3] habitantes.
15 de Setembro – Entrada da cidade — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
É o núcleo de uma das regiões mais populosas do Paraná: Campos Gerais do Paraná que tem uma população de mais de 1 100 000 habitantes (IBGE/2014) e o maior parque industrial do interior do estado.
A cidade, também conhecida como “Princesa dos Campos” e “Capital Cívica do Paraná”, é a quarta (4°) mais populosa do Paraná e 77ª do Brasil.
Etimologia
O nome Ponta Grossa é a toponímia de uma grande colina coberta por um capão de mato que podia ser vista de longa distância pelos viajantes.Relata-se que os tropeiros, quando se aproximavam do lugar, a ele se referiam:
“Estamos próximos ao capão da ponta grossa”.
15 de Setembro – Vista panorâmica da cidade — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Entretanto, Manoel Cirillo Ferreira escreveu que Miguel da Rocha Carvalhães, proprietário de terras na região, teria mandado seu capataz Francisco Mulato escolher um local para sediar sua fazenda.
Ao desincumbir-se, o capataz teria assim assim descrito o lugar:
“Fica encostado naquele capão, que o senhor bem sabe, que tem a ponta grossa”.
15 de Setembro – Catedral Sant’Ana — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Outro escritor, Nestor Victor, relata que Miguel da Rocha Carvalhães doou as terras necessárias para a origem do povoado no lugar, que passou a ser assim chamado, devido a um capão próximo aos seus terrenos que formava uma “ponta grossa”.
De todo modo, o nome descreve a colina e características da vegetação do local.
15 de Setembro – O símbolo do Parque Estadual de Vila Velha lembra o formato de uma taça — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
História
Ponta Grossa teve seu território palmilhado a partir do século XVI, quando os Campos Gerais foram cruzados por expedições espanholas que demandavam do litoral catarinense até Assunção, no Paraguai.[6]
Mais tarde foi sucessivamente movimentada por conta das bandeiras seiscentistas, notadamente as da preia indígena.[6]
Mas a posse efetiva da terra, com fins de ocupação e colonização, que resultou na fundação da cidade de Ponta Grossa, deu-se a partir de 1800, período em que os Campos Gerais estavam sob a jurisdição da Vila Nova de Castro.[6]
A partir de então a povoação progrediu extraordinariamente.
Em 15 de setembro de 1823, através de Alvará Imperial, foi criada a Freguesia de Estrela, sendo primeiro vigário da localidade o padre Joaquim Pereira da Fonseca.[7]
Em 1840 o patrimônio foi aumentado, por área denominada Rincão da Ronda e doada por Domingos Ferreira Pinto.[7]
Pela Lei Provincial nº 34, de 7 de abril de 1855, foi criado o município de Ponta Grossa, com território desmembrado do município de Castro, sendo devidamente instalado em 6 de dezembro do mesmo ano.[7]
A Lei Provincial nº 82, de 24 de março de 1862, elevou a vila à categoria de cidade.[7]
Em 15 de abril de 1871, através da Lei nº 281, passou a denominar-se Pitangui, mas voltou-se a chamar Ponta Grossa a partir de 5 de abril de 1872, pela Lei Provincial nº 409.[7]
Ponta Grossa passou a sede de Comarca em 18 de abril de 1876, pela Lei nº 469, sendo instalada em 16 de dezembro do mesmo, assumindo nesta data como primeiro Juiz de Direito Conrado Ericksen.[7]
15 de Setembro – Calçadão do comércio — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Economia
O município está próximo dos principais mercados consumidores do país, São Paulo e Curitiba, e é ponto de passagem para a exportação de produtos pelo Porto de Paranaguá e pelo Corredor do Mercosul, rodovia que liga o Sudeste do Brasil aos países do Mercosul.
É a quarta principal cidade exportadora paranaense e a décima do Sul,[38] em especial, para o Japão e a Europa.
Transporte
Ponta Grossa é o principal entroncamento rodoferroviário do estado do Paraná, de onde partem rodovias e ferrovias para todas as regiões – além do potencial aquaviário inexplorado.
O município é cortado pela rodovias BR-376, BR-373 e PR-151.
A cidade é servida pelo moderno Terminal Rodoviário Intermunicipal de Ponta Grossa e pelo Aeroporto Santana, que conta com vôos regulares para Campinas.
15 de Setembro – Antiga estação ferroviária — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Turismo
O acesso ao município se dá pelas rodovias duplicadas BR-376 (ligação do Porto de Paranaguáao Norte e Noroeste paranaense, assim como ligando o estado com São Paulo e Mato Grosso) e 277 (acesso às regiões Oeste e Sudoeste do Paraná), além da PR-151 (ligação Ponta Grossa – Itararé) e a – em obras – Transbrasiliana.
A cidade conta com moderna rodoviária, inaugurada em 2008, e é servida com voos regulares pelo Aeroporto Municipal Santana e pelo Aeroporto Internacional de Curitiba (a 120 quilômetros).
- Parque Estadual de Vila Velha
- Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha, ambos administrados pela iniciativa privada. Para esportes náuticos, os turistas e ponta-grossenses desfrutam da represa dos Alagados, a cerca de doze quilômetros do centro da cidade. Todos esses lugares são considerados muito bonitos e tranquilos para passeios em família. O acesso a todos eles são por trechos de estradas pavimentadas e de terra.
- Represa dos Alagados
- Em viagens de um dia, atrações da região dos Campos Gerais também estão disponíveis. O destaque é para o Canyon Guartelá, em Tibagi, e a vila holandesa e seu moinho em Castrolanda e o Museu do Tropeiro, ambos em Castro.
- Os esportes radicais mais comuns na região são a escalada/rapel, na área rural de Ponta Grossa, como nos paredões da Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre, e o slalom/canoagem nas águas no rio Tibagi.
- Edifícios históricos – do ponto de vista arquitetural, o município conta com um patrimôniointeressante. Construções como a Mansão Vila Hilda (atual sede da Secretaria Municipal de Cultural), as antigas estações de trem Casa da Memória Paraná, Estação Arte e Estação Saudade, o Museu Campos Gerais, o Museu Época, o Cine-Teatro Ópera, Hotel Planalto Palace, entre outras, nos remetem ao século XIX] e começo do século XX, quando a cidadechegou a ser a terceira maior da região sul. Entre as atrações religiosas históricas estão o Mosteiro da Ressurreição, Igreja do Rosário, a Capela de Santa Bárbara do Pitangui e o Cemitério São José. A cidade conta ainda com outros poucos prédios e casas centenárias sobretudo no eixo das ruas XV, Vicente Machado e arredores. A cidade sofreu com o surto de modernização da área central, sobretudo na década de 1970, que se prolonga até os dias atuais.
Nas construções modernas e de vanguarda estão a Catedral Santana e vários edifícios particulares.
- Turismo de Negócios e Hospedagem
O turismo de negócios evoluiu muito entre as décadas de 1990 e 2000 com ampliação e construção de novos hotéis, que somam cerca de 2.000 leitos ofertados em Ponta Grossa.
A cidade oferece três grandes áreas para eventos, o Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa, os Centros de Convenções do Hotel Slaviero Executive Ponta Grossa e do Shopping Palladium.
Outros hotéis, como o Hotel Planalto Palace e Bristol Vila Velha, ofertam espaços para eventos de pequeno e médio porte.
15 de Setembro – Panorâmica da cidade — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Ensino superior
A cidade conta com duas instituições públicas de ensino superior:
Ambas instituições atraem estudantes de graduação e pós-graduação de diversas regiões, sobretudo do sul do país.
A cidade também abriga instituições particulares de ensino superior como:
- UNOPAR
- Faculdades Santa Amélia (Secal)
- Faculdade Sant’Ana
- Faculdade Sagrada Família (FASF)
- Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage)
- Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade)
- Faculdades Ponta Grossa
- Unicesumar
15 de Setembro – Biblioteca Municipal — Ponta Grossa (PR) — 194 Anos em 2017.
Cultura
Conta com três teatros (além de auditórios), somando quase três mil assentos, salas de cinema, galerias de arte, áreas para exposições e espaços alternativos através de projetos do poder público e da iniciativa privada.
No campo da produção são ofertados cursos superiores de artes visuais e música, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A cidade conta também com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa e o Conservatório Maestro Paulino Martins.
Museus
- Museu Campos Gerais
- Museu Época
- Museu de Arqueologia
- Casa da Memória Paraná
- Museu de Geologia e Paleontologia
Teatros
- Cine-Teatro Ópera
- Teatro Marista
- Cine-Teatro Pax
- Auditório da Reitoria da UEPG
- Auditório do Centro de Cultura
Cinema
- Multiplex Palladium
- Lumière Cinemas Shopping Total
Galerias de arte
Bibliotecas
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “15 de Setembro – Fernanda Torres e Ponta Grossa (PR) – 2017”