☺ CAPA – Heraldo Pereira 56 Anos
▒ CIDADE – Mogi das Cruzes (SP) 457 Anos
▒ ANIV. – Edgar Burroughs • Tarsila do Amaral • Rocky Marciano • Anne Ramsey • Lily Tomlin • Barry Gibb • James Rebhorn • Abel Braga • Gloria Estefan • Ruud Gullit • Jairo Mattos • Daniel Del Sarto • Thiago Rodrigues • Luciano Amaral • Max Fercondini
▒ FATOS – Viagem à Lua • Noroeste • Corinthians • Avaí • Jornal Nacional • Bobby Fischer • Uzbequistão
▒ ÓBITOS – Jacques Cartier • Cammie King
1 ▒ POSTER e VÍDEOS

2 ▒ NASCIMENTOS
1957 – Gloria Estefan ▒ Gloria Estefan, nome artístico de Gloria Maria Milagrosa Fajardo (Havana, 1 de setembro de 1957), é uma cantora cubana radicada nos Estados Unidos. Já vendeu mais de cem milhões de discos no mundo todo,[1][2] e está na Lista de recordistas de vendas de discos.
Em 1984, é lançado “Eyes of Innocence”, o primeiro álbum da banda Miami Sound Machine em inglês, com Gloria como vocalista. O álbum alcançou repercussão não apenas nos Estados Unidos, mas também na Inglaterra e na Austrália onde o single “Doctor Beat” entrou nas paradas da categoria “Hot Dance”. A partir daí iniciava-se a trajetória internacional daquela que viria a ser a rainha do Pop Latino.
1875 – Edgar Rice Burroughs ▒ Edgar Rice Burroughs (Chicago, 1 de setembro de 1875 — Encino, 19 de março de 1950) foi um escritor norte- americano, conhecido pela criação dos personagem Tarzan e John Carter.[1][2] Destaque para o livro que deu origem à série de seu personagem mais famoso, Tarzan, O Filho das Selvas (título no Brasil) ou Tarzan dos Macacos (título em Portugal).
1886 – Tarsila do Amaral ▒ Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.[1]
1923 – Rocky Marciano ▒ Rocco Francis Marchegiano, ou apenas Rocky Marciano (Brockton, Massachusetts, 1 de setembro de 1923 — Newton, Iowa, 31 de agosto de 1969), foi um lutador de boxe estadunidense. É considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos, junto de, entre outros, Muhammad Ali, Joe Frazier, Mike Tyson, Joe Louis, George Foreman e Evander Holyfield.
1929 — Anne Ramsey ▒ Anne Ramsey, nascida Anne Mobley (Omaha, Nebraska, 1 de setembro de 1929 — Hollywood, 11 de outubro de 1988) foi uma atriz norte-americana, conhecida por interpretar papéis de Mamma Fratelli em Os Goonies e Sra. Lift em Jogue a mamãe do trem.
1939 — Lily Tomlin ▒ Lily Tomlin, pseudônimo de Mary Jean Tomlin (Detroit, Michigan, 1 de setembro de 1939), é uma atriz e comediante estadunidense. Destaque para suas participações em A Família Buscapé (1993), Short Cuts – Cenas da Vida (1993) e A Pantera Cor de Rosa 2 (2009).
1946 – Barry Gibb ▒ Barry Alan Crompton Gibb, CBE (Douglas, Ilha de Man, 1 de setembro de 1946) é um cantor, compositor, produtor e guitarrista britânico. Tornou-se mundialmente famoso como um dos membros dos Bee Gees. É o único integrante ainda vivo. Em 1958 ele e seus irmãos, os gêmeos Robin e Maurice, formaram os Bee Gees, que se tornou um dos grupos musicais de maior sucesso de todos os tempos.
1948 – James Rebhorn ▒ James Robert Rebhorn (Filadélfia, Pensilvânia, 1 de Setembro de 1948 – 21 de Março de 2014) foi um actor americano que apareceu em mais de 100 programas de televisão, filmes e peças teatrais.
1952 – Abel Braga ▒ Abel Carlos da Silva Braga, mais conhecido apenas como Abel Braga, (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1952), é um ex-futebolista e atual treinador de futebol brasileiro, que atuou como zagueiro. Pela Seleção Brasileira atuou em cinco partidas[2] e pertenceu ao elenco da Copa do Mundo de 1978.
1962 – Ruud Gullit ▒ Rudi Dil, nome de batismo de Ruud Gullit (Amsterdã, 1 de setembro de 1962), é um ex-futebolista holandês, um dos maiores do país e do mundo nos anos 80.
Em 1987, foi eleito o melhor jogador do mundo (prêmio chamado de Ballon d’Or na época). Na cerimônia de entrega deste prêmio, dedicou sua vitória, ao então preso político, Nelson Mandela[3].
1962 – Jairo Mattos ▒ Jairo Mattos (Alvorada, 1 de setembro de 1962) é um ator e diretor brasileiro. Foi campeão de cartas na sua estreia na TV, na telenovela Barriga de Aluguel, em que deu vida a Tadeu Junqueira Lima.
No teatro, Jairo está constantemente em cartaz como ator ou como diretor. Dirige o espetáculo Amanhã é Natal em cartaz no Teatro Imprensa em São Paulo.
1974 – Daniel Del Sarto ▒ Daniel Del Sarto (São Paulo, 1 de setembro de 1974) é um cantor e ator brasileiro. Sua carreira na televisão começou em 2001 no seriado Sandy & Junior e logo depois participou na novela Desejos de Mulher. Seu personagem mais conhecido foi Daniel, da Turma do Didi.
1980 – Thiago Rodrigues ▒ Thiago Corrêa Lima de Azevedo Rodrigues (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1980) é um ator e modelo brasileiro.
Estreou na TV em 2004, com uma participação especial na minissérie Um Só Coração, de Maria Adelaide Amaral. No ano seguinte, protagonizou ao lado da atriz Fernanda Vasconcellos a temporada 2005 da novelinha teen Malhação.
1980 – Luciano Amaral ▒ Luciano Amaral Araujo (Pindamonhangaba, 1 de setembro de 1980) é um Apresentador, ator e diretor, produtor de televisão, roteirista e dublador brasileiro. Ficou conhecido em 1991 como Lucas Silva e Silva do seriado Mundo da Lua, tendo ganhado destaque logo após como e Pedro em Castelo Rá Tim Bum, ambos na TV Cultura.
1985 — Max Fercondini ▒ Max Kablukow Fercondini (São Vicente, 1 de setembro de 1985) é um ator, produtor de televisão e apresentador brasileiro. Estreou na telenovela Esplendor, em 2000, e é irmão do também ator Jean Fercondini. [1] Faz parte do time de apresentadores do programa matinal, Como Será?, apresentado aos sábados na Rede Globo.
3 ▒ CAPA do DIA
Heraldo Pereira
56 Anos
Heraldo Pereira de Carvalho (Ribeirão Preto, 1 de setembro de 1961) é um jornalista brasileiro e apresentador eventual do Jornal Nacional.
Biografia
Ainda adolescente trabalhou no jornal interno de uma companhia telefônica da prefeitura e na Rádio Clube de Ribeirão Preto.
Aos 18 anos, conseguiu um estágio como repórter na recém-inaugurada TV Ribeirão Preto, afiliada da TV Globo.
Em 1981 Heraldo Pereira foi transferido para a TV Campinas e começou a estudar jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC Campinas), onde se formou.
Em 1985, foi para a redação da filial da Rede Globo em São Paulo.
Depois de um período como repórter dos telejornais locais, passou a fazer matérias para o Jornal Nacional.
Em 1987, transferiu-se para a sucursal da emissora em Brasília. Desde então, acompanha o dia a dia da política nacional.
O jornalista participou de coberturas importantes como a promulgação da Constituinte de 1988, as eleições presidenciais de 1989 e a decretação do Plano Collor.
Em setembro de 1991, fez uma reportagem na África do Sul sobre os acordos entre o governo local e os grupos negros para acabar com o apartheid no país.
A matéria foi exibida no programa Fantástico.
Nesse período, o repórter também acompanhou uma visita do presidente Fernando Collor de Mello a países como Namíbia e Angola.
Logo depois, cobriu o processo de impeachment de Collor e acompanhou diversas eleições, como as de 1994, 1998, 2002 e 2006.
Foi o mediador de alguns debates entre os candidatos a governador de estados como o Acre e a Paraíba.
Em 2001 Heraldo Pereira estreou como apresentador na bancada do DFTV e do Bom dia DF.
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Heraldo Pereira com seus colegas de Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, William Bonner e Sandra Annenberg.
No ano seguinte, tornou-se o primeiro jornalista negro a apresentar permanentemente o Jornal Nacional.[1]
Desde então, apresenta o telejornal eventualmente.
Nessa época, também apresentava um bloco com o noticiário político no Bom dia Brasil e no Jornal das Dez da GloboNews.
Em 2007, passou a ser comentarista político do Jornal da Globo.
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Cecília Maia e o marido, Heraldo Pereira.
Vida Pessoal
Desde 1988, Heraldo Pereira é casado com a também jornalista Cecília Maia.[2]
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Heraldo Pereira com a esposa Cecília Maia, em Fortaleza.
Prêmios
- Prêmio Camélia da Liberdade (2008)[3]
- Troféu Raça Negra (2011)[4]
CITAÇÃO
Heraldo Pereira – A relação entre o jornalismo e o judiciário
“Não temos compromisso com os senhores, não temos compromisso com a instituição, por melhores que sejam os seus projetos. Nosso compromisso é com a opinião pública.”
– Heraldo Pereira / Fonte: O Povo / Superior Tribunal de Justiça (STJ)
O jornalista e advogado Heraldo Pereira, um dos apresentadores regulares do Jornal Nacional, da Rede Globo, instigou os jovens magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) a utilizar a mídia para educar e prestar esclarecimentos à sociedade.
A palestra foi proferida durante o módulo nacional do curso Iniciação Funcional de Magistrados, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).
Pereira enfatizou a necessidade de o juiz interagir com a opinião pública por conta das suas responsabilidades e funções.
“O magistrado tem de fazer comunicação, ocupar o espaço político- institucional nos meios de comunicação. Se o juiz não fala, o Judiciário corre o risco de perder densidade política”, afirmou.
O repórter lembrou a complexidade que é noticiar as atividades do Judiciário, já que os jornalistas – leigos em direito, em sua maioria – têm a obrigação de noticiar assuntos áridos e técnicos de forma compreensível para a média da população.
Para tanto, alertou os juízes quanto à necessidade do uso de um vocabulário mais acessível.
“O direito usa um vocabulário que as pessoas não falam, não entendem. É preciso fazer com que o cidadão compreenda aquilo que está sendo dito”, explicou.
Heraldo Pereira defendeu uma relação mais estreita e madura dos magistrados com os jornalistas.
Mas deixou claro: “Não temos compromisso com os senhores, não temos compromisso com a instituição, por melhores que sejam os seus projetos. Nosso compromisso é com a opinião pública.”
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Heraldo Pereira com a esposa Cecília Maia, Leda Rielli e Chico Pinheiro.
Perguntas e respostas
Além disso, Heraldo Pereira alertou os magistrados a terem cuidado no contato com os jornalistas – “nós sabemos arrancar informações de vocês, sabemos mexer com a vaidade de vocês” –, inclusive em situações informais.
Também lembrou aos jovens magistrados que eles não são obrigados a responder a tudo que lhes é perguntado.
“Nós, jornalistas, podemos perguntar o que quisermos. O problema não é a pergunta. É a resposta, e a resposta é de vocês. Por isso sempre digo para os senhores não se incomodarem com perguntas. Se avaliar que não deve responder, não responda”, ressaltou o jornalista e advogado.
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Debate da Rede Amazônica com os candidatos à Prefeitura de Manaus.
Outro tema abordado pelo jornalista foi quanto ao uso das redes sociais e outras ferramentas da internet por parte dos juízes.
Esses meios, que Pereira classifica como “informais”, são difíceis de ser controlados e monitorados.
“Os senhores devem ter cuidado com o que colocam no Twitter ou no Facebook, porque a conta não é só sua, é do Judiciário”, afirmou.
1 de Setembro – Heraldo Pereira – 1961 – 56 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – William Bonner, Alexandre Garcia e Heraldo Pereira.
Heraldo Pereira lembrou que uma frase mal colocada ou uma imagem comprometedora pode ser disseminada para milhares de pessoas rapidamente pela rede.
“Não sabemos para onde vai a comunicação informal. Uma vez na rede, foge do controle”, ressaltou. “Não se esqueçam que vocês não deixam de ser juízes nas situações informais, como nas redes sociais. O que você coloca na web pode refletir na sua atividade profissional e na imagem do Judiciário”, explicou.
Heraldo Pereira
Heraldo Pereira de Carvalho
(Ribeirão Preto, 1 de setembro de 1961)
56 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1524 – Tratado de Malmö (1524), na Suécia, tratado de paz entre a Suécia e a Dinamarca.
- 1804 – Descoberto o asteróide 3, 3 Juno, por Karl Harding.
1902 – Viagem à Lua, de Georges Méliès, considerado o primeiro filme de ficção-científica, é lançado na França.
1910 – Fundação do Esporte Clube Noroeste (Bauru, São Paulo, Brasil).
1910 – Fundação do Sport Club Corinthians Paulista (São Paulo, São Paulo, Brasil).
1923 – Fundação do Avaí Futebol Clube (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil).
- 1961 – Iugoslávia: representantes de 25 nações se reúnem em Belgrado para a primeira Conferência de Países Não-Alinhados.
1969 – A Rede Globo estreia o Jornal Nacional.
1972 – Bobby Fischer vence o campeonato mundial de xadrez.
1985 – São encontrados, pela primeira vez, restos do Titanic, por uma expedição americana e francesa.
1991 – Independência do Uzbequistão.
- 1998 – Lançamento do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal nos Estados Unidos.
5 ▒ FALECIMENTOS

1557 — Jacques Cartier ▒ Jacques Cartier (Saint- Malo, Ille-et-Vilaine, 31 de Dezembro de 1491 – Saint-Malo, Ille-et-Vilaine, 1 de Setembro de 1557) foi um explorador francês. Ficou conhecido pelas suas três viagens ao Canadá em busca de ouro. O estreito de Jacques Cartier recebeu o seu nome como homenagem. Em virtude das suas viagens, a França ainda se faz presente na região leste do Canadá até aos dias de hoje.

2010 — Cammie King ▒ Eleanore Cammack King, mais conhecida como Cammie King (Los Angeles, 5 de agosto de 1934 — Fort Bragg, 1 de setembro de 2010) foi uma atriz infantil estadunidense. King é lembrada por sua participação no clássico …E o Vento Levou (“Gone with the Wind”, 1939), onde interpretou Bonnie Blue Butler, a filha dos protagonistas Scarlett O’Hara e Rhett Butler (vividos por Vivien Leigh e Clark Gable).
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Professor de Educação Física
- Dia do caixeiro-viajante.
- Dia da Bailarina/do Bailarino
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 70 – Destruição de Jerusalém pelo Imperador Romano Tito.Jerusalém
- Tito
- imperador
- golpe
- Líbia
- 1923 – Grande sismo de Kantō provoca mais de 100.000 mortos no Japão e arrasa Yokohama.
- 1939 – A Alemanha invade a Polônia, despoletando a Segunda Guerra Mundial.
- 1969 – Um golpe de Estado na Líbia instala o coronel Muammar al-Gaddafi no poder.
- 1983 – Caças soviéticos derrubam avião civil sul- coreano que invadiu seu espaço aéreo (Vôo KAL 007).
- 2004 – Terroristas tchetchenos sequestram centenas de pessoas na Ossétia do Norte dando início ao Massacre de Beslan.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
01 |
Aliança (PE) |
01 |
Cana Verde (MG) |
01 |
Ewbank da Câmara (MG) |
01 |
Igaporã (BA) |
01 |
Ipiaçu (MG) |
01 |
Itiruçu (BA) |
01 |
Jardim do Seridó (RN) |
01 |
Mogi das Cruzes (SP) |
01 |
Passa Quatro (MG) |
01 |
Salto do Céu (MT) |
01 |
Serra do Salitre (MG) |
01 |
Tomé-Açu (PA) |
Mogi das Cruzes – SP
457 Anos
1 de setembro de 1560
Mogi das Cruzes é um município da Microrregião de Mogi das Cruzes, na Mesorregião Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil.
Em 1º de julho de 2015 o município já contava com 424 633 habitantes.
É o mais populoso município da Região do Alto Tietê, com um IDH de 0,783.
Pertence a região leste da Região Metropolitana de São Paulo, a cidade está localizada a cerca de 70 quilômetros da capital São Paulo.
Localização
Mogi das Cruzes está situada na região leste da Grande São Paulo, no Alto Tietê.
O ponto de referência é o marco zero, um obelisco instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Igreja Matriz Catedral Sant’Ana.
- Latitude: -23º31’23,7″ sul.
- Longitude: -46º11’31,2″ oeste.
- Altitude: 742 metros acima do nível do mar.
Os limites são Arujá a noroeste, Santa Isabel a noroeste e norte, Guararema a nordeste, Biritiba- Mirim a leste, Bertioga e Santos a sul, Santo André a sudoeste, Suzano a sudoeste e oeste e Itaquaquecetuba a oeste.
Após a capital, Mogi das Cruzes é o maior município em área da Grande São Paulo, com 713,291 quilômetros quadrados.
A cidade foi fundada em 1560 por exploradores portugueses, eventualmente se tornando um ponto de parada entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Topônimo
“Mogi” é um nome de origem tupi antiga: significa “rio das cobras“, através da junção de moîa, mboîa, “cobra” e ‘y, “rio”,[8] referindo-se ao Tietê, o qual, em seu alto curso, cruza o município.
Ao longo dos anos, a grafia M’Boijy foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Moji e finalmente para Mogi.
Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado Moji pois prescreve-se o uso da letra “j” para a grafia de palavras de origem tupi-guarani.
1 de Setembro – Catedral de Santa Ana — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
História
Ver artigo principal: História de Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes começou como um povoado, por volta de 1560, servindo como um ponto de repouso aos bandeirantes e exploradores indo e vindo de São Paulo, entre eles Brás Cubas. Gaspar Vaz Guedes foi responsável pela abertura da primeira estrada entre a capital e Mogi, iniciando o povoado, posteriormente elevado à “Vila”, com o nome “Vila de Sant’Ana de Mogi Mirim”.[9] O fato foi oficializado em 1º de setembro de 1611. Em 13 de março de 1865 foi elevada à cidade, e em 14 de abril de 1874 à comarca.
Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de japoneses e seus descendentes (aproximadamente 20% segundo a prefeitura), que já estão em sua terceira geração no município.
Além disso, o município possui uma considerável população nordestina, sendo que a maioria veio para a capital estadual e, depois, mudou-se para Mogi das Cruzes em busca de melhor qualidade de vida. [10]
Geografia
Mogi das Cruzes situa-se a uma altitude média de 780 metros. Seu ponto mais alto é o Pico do Urubu com 1 160 metros, localizado na Serra do Itapety. O município é cortado por duas serras: a Serra do Mar e a Serra do Itapety e ainda pelo Rio Tietê. Em seu território se encontram duas represas que fazem parte do Sistema Produtor do Alto Tietê, os reservatórios de Taiaçupeba e do rio Jundiaí.
Clima
O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical, tipo Cwa.
O verão é pouco quente e chuvoso; o inverno, ameno e subseco.
A média de temperatura anual gira em torno dos 17 °C, sendo o mês mais frio julho (média de 13 °C) e o mais quente fevereiro (média de 20 °C).
Transportes
Trens
O município é servido pelos trens da Linha 11 da CPTM da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e conta com quatro estações ferroviárias[24]:
- Estação Jundiapeba (distrito de Jundiapeba);
- Estação Brás Cubas (distrito de Brás Cubas);
- Estação Mogi das Cruzes (centro);
- Estação Estudantes (acesso às universidades mogicruzenses UMC e UBC, ao Mogi Shopping e ao terminal Rodoviário Geraldo Scavone).
1 de Setembro – Estação Ferroviária — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
Ônibus
Duas empresas são responsáveis por fornecer e operar os ônibus municipais: a CS Brasil e a Princesa do Norte. Os ônibus são integrados pelo Sistema Integrado Mogiano, que separa a cidade em oito regiões diferentes. É possível realizar a integração com linhas diferentes com o passe eletrônico SIM.[25]
Há dois terminais de ônibus na cidade: o Terminal Central, que se interliga a Estação Mogi das Cruzes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Terminal Estudantes, que fica próximo da estação de mesmo nome, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Também faz parte da Área 4 da Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos, com o Consórcio Unileste, com linhas intermunicipais, que ligam a cidade com as demais cidades da região do Alto Tietê e com a capital estadual.
Há ainda os ônibus rodoviários que partem do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, para a capital e litoral, além de outros estados.
1 de Setembro – Entrada da cidade – Pórtico japonês — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
Rodovias
O município é cortado e servido pelas seguintes rodovias estaduais:
- SP-39 Estrada das Varinhas (Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves);
- SP-43 Estrada Quatinga-Barroso;
- SP-66 Estrada Velha São Paulo-Rio e Mogi- Guararema (Rodovia Henrique Eroles);
- SP-70 Rodovia Ayrton Senna;
- SP-88 Mogi-Dutra (Rodovia Pedro Eroles) e Mogi- Salesópolis-Pitas (Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura);
- SP-98 Mogi-Bertioga (Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro);
- SP-102 Rodovia Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira.
Educação
No ensino básico (ensino fundamental e ensino médio), de acordo como o Ministério da Educação, entre as dez escolas com médias mais elevadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Região do Alto Tietê, cinco estão no município – incluindo a que conquistou o primeiro lugar entre as instituições do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª série), a Escola Municipal Professor Jair Rocha Batalha, que obteve nota 6,5 em uma escala de 0 a 10. A nota coloca a escola entre as poucas do país com qualidade de escola de país desenvolvido. Para entrar neste grupo, uma escola deve obter uma nota maior ou igual a 6 no IDEB.[26]
1 de Setembro – Parque da Cidade – Pórtico japonês — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
Em relação ao ensino técnico, a cidade abriga diversas escolas técnicas particulares e a escola técnica pública ETEC Presidente Vargas, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, fundada em 1948 e em funcionamento desde 1957.[27]
Mogi das Cruzes conta com duas universidades de grande porte, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e a Universidade Braz Cubas (UBC), duas faculdades (Clube Náutico Mogiano e Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI), uma unidade de educação a distância da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, e um campus da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (FATEC), sendo esta última vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.[28]
1 de Setembro – Mogi Shopping — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
Economia
Mogi das Cruzes tem uma economia diversificada. Possui uma agricultura muito forte: é o maior polo produtor de hortaliças, cogumelos, caqui, orquídeas e nêsperas do Brasil. Por outro lado, é uma cidade que vive uma expansão industrial forte, com 891 indústrias, entre elas a General Motors (GM), Júlio Simões Logística (JSL), a Valtra, controlada pela AGCO Corporation, que é a maior fabricante de tratores agrícolas do Brasil, a Imerys do Brasil, indústria química, a Kimberly Clark, empresa no setor de higiene e bem-estar e a Gerdau. O setor industrial emprega 20 mil pessoas.
1 de Setembro – Parque Centenário da Imigração Japonesa — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
Turismo
Um levantamento feito pela prefeitura constatou que o município tem cinco principais atrações turísticas: Pico do Urubu (Serra do Itapeti), Parque Centenário (César de Sousa), Parque Leon Feffer (Brás Cubas), Pedreira de Sabaúna e a Represa do Rio Jundiaí (Taiaçupeba).
O Parque Centenário da Imigração Japonesa foi inaugurado em 2008 pelo então prefeito Junji Abe, em comemoração aos 100 anos do estabelecimento da colônia japonesa na cidade e no país.[32][33] [34]
Filhos Ilustres
- Neymar Jr. (futebolísta)
- Nelson Freitas (ator e humorista)
- Maurício de Sousa (escritor e ilustrador de quadrinhos)
- Dona Yayá (herdeira da abastada família Melo Freire, que legou todos os bens à Universidade de São Paulo (USP), bem como sua chácara ao poder executivo e legislativo de Mogi, universidades, tiro de guerra, shopping e centro cívico da cidade [40][41])
- Duca Rachid (escritora de telenovelas)
- Hélio Bicudo (jurista, político e militante dos direitos humanos)
- Luiz Bacci (jornalista e apresentador)
- Maikon Leite (futebolista)
- Nilo Guimarães (basquetebolista)
- Pedro Gicca (modelo)
- João Olavo Souza “Feijão” (tenista)
- Canarinho (humorista)
- Gigi Monteiro (fotógrafa, atriz e apresentadora de televisão)
1 de Setembro – Aniversário da cidade — Mogi das Cruzes (SP) — 457 Anos em 2017.
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “1 de Setembro – Heraldo Pereira e Mogi das Cruzes (SP) – 2017”