☺ CAPA • Osvaldo Cruz 145 Anos
▒ CIDADE • João Pessoa (PB) 432 Anos
▒ NASCIMENTOS • Manoel D. da Fonseca • John Huston • Wassily Leontief • Octavio Frias • Nathália Thimberg • Neil Armstrong • Michael Ballhaus • John Saxon • Barros de Alencar • Airto Moreira • Marlene França • Patrick Ewing • João Barone • Scott Winters • Sophie Winkleman
▒ FALECIMENTOS • Friedrich Engels • Carmen Miranda • Marilyn Monroe • Richard Burton • Alec Guinness • Vander Lee
1 ▒ POSTER e VÍDEOS

2 ▒ NASCIMENTOS
1930 – Neil Armstrong ▒ Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930 — Cincinnati, 25 de agosto de 2012) foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes, engenheiro aeronáutico e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.[1]
1827 – Manoel Deodoro da Fonseca ▒ Manuel Deodoro da Fonseca[1] (Alagoas da Lagoa do Sul,[2] 5 de agosto de 1827 — Cidade do Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar, político brasileiro, proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil.[3] O governo de Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime político republicano.
1906 – John Huston ▒ John Marcellus Huston (Nevada, Missouri, 5 de agosto de 1906 – Middletown, Rhode Island, 28 de agosto de 1987) foi um ator e diretor de cinema estadunidense.
Seus filmes de aventura como O tesouro de Sierra Madre (parábola sobre a ganância humana) e O homem que queria ser rei (sobre o orgulho), além dos clássicos Moby Dick e Uma aventura na África, formaram um conjunto de obras das mais significativas da história do cinema.
1906 – Wassily Leontief ▒ Wassily Wassilyovitch Leontief (Munique,[1] 5 de agosto de 1905 — Nova York, 5 de fevereiro de 1999) foi um economista russo, naturalizado estadunidense.
Recebeu o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1973, pelo desenvolvimento da matriz de insumo-produto (input-output), conhecida como a “matriz de Leontief”, e a sua aplicação à economia.
1912 – Octavio Frias ▒ Octavio Frias de Oliveira (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1912 — São Paulo, 29 de abril de 2007) foi um jornalista, editor e empresário brasileiro.
Notabilizou-se por transformar a Folha de S.Paulo, em um dos mais influentes veículos de comunicação do país. Frias fez do jornal a base do conglomerado que hoje abrange o UOL, maior portal de internet do país, o jornal “Agora São Paulo“, o instituto Datafolha e a editora Publifolha.
1929 – Nathália Thimberg ▒ Nathalia Elisa Timberg[3][4] (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1929) [5] mais conhecida como Nathalia Timberg é uma consagrada atriz brasileira, filha de pai polaco e de mãe belga.[6]
É celebrada como uma das melhores e mais conhecidas atrizes brasileiras do cinema, teatro e televisão.[7][8] Em 2016, o diretor Wolf Maya inaugura o Teatro Nathalia Timberg, em homenagem à atriz. [9]
1935 – Michael Ballhaus ▒ Michael Ballhaus (Berlim, 5 de agosto de 1935 – Berlim, 12 de abril de 2017[1]) foi um cineasta e diretor de fotografia alemão. É conhecido por seu constante trabalho com o cineasta Martin Scorsese.
Foi indicado três vezes ao Oscar pelos filmes Broadcast News, The Fabulous Baker Boys e Gangs of New York.
1936 – John Saxon ▒ John Saxon (5 de Agosto de 1936) é um ator estado-unidense. É lembrado por sua participação em Operação Dragão, filme com Bruce Lee, de artes marciais, dirigido por Robert Clouse.
Realizado em Hong Kong, foi o primeiro filme de kung fu que contou com um grande estúdio americano como produtor associado (no caso, a Warner Bros.). Dentre os dublês que trabalharam no filme está Jackie Chan.
1940 – Barros de Alencar ▒ Cristóvão Barros de Alencar (Uiraúna, 5 de agosto de 1932 – São Paulo, 5 de junho de 2017) foi um cantor, compositor, radialista e apresentador de televisão brasileiro. Em 1980, apresentou na Rádio Tupi de São Paulo o programa “Só Sucessos”. Também apresentou na TV Record o “Programa Barros de Alencar” de 1982 a 1986.
1941 – Airto Moreira ▒ Airto Guimorvan Moreira (Itaiópolis, 5 de agosto de 1941) é um baterista, percussionista e compositor brasileiro. Junto de sua esposa, a cantora Flora Purim, gravou vários álbuns e coproduziu diversos de seus trabalhos. Participou da gravação do álbum Bitches Brew de Miles Davis. na faixa Feio, que definitivamente o colocou no cenário da música internacional.
1943 — Marlene França ▒ Marlene França (Uauá, 5 de agosto de 1943 — 23 de setembro de 2011[1]) foi uma atriz brasileira. Seu diretor mais frequente nas comédias eróticas foi Fauzi Mansur. A Noite do Desejo (1973) lhe rendeu o prêmio Governador do Estado de melhor atriz. Em 1976, Crueldade Mortal (Luiz Paulino dos Santos) a levaria ao Festival de Gramado, onde seria novamente premiada.
1962 — Patrick Ewing ▒ Patrick Aloysius Ewing (Kingston, 5 de agosto de 1962) é um ex-jogador de basquete profissional jamaicano–estadunidense. Na NBA, se destacou jogando pelo New York Knicks franquia que o draftou em 1985 e que defendeu por 15 anos, sendo vice-campeão duas vezes, em 1994, contra o Houston Rockets do lendário Hakeem Olajuwon e em 1999 contra o San Antonio Spurs. Foi bicampeão olímpico, em 1984 como amador e em 1992 como parte do lendário Dream Team.[1][2]
1962 — João Barone ▒ João Alberto Barone Reis e Silva (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1962) é um baterista brasileiro, membro do grupo Os Paralamas do Sucesso. Barone já ajudou na melodia de muitas músicas e escreveu, entre outros, o sucesso Melô do Marinheiro, do álbum Selvagem? (1986). Ringo Starr foi seu primeiro baterista favorito mas, em 1978, decidiu tocar pra valer quando viu os primeiros videos do The Police na televisão. Barone também já gravou com artistas e grupos como Ultraje a Rigor, Marina Lima, Lenine, Rita Lee e Zizi Possi, entre outros.
1965 — Scott William Winters ▒ Scott William Winters (New York City, 5 de Agosto de 1965) é um ator norte-americano. Ele tem três irmãos, entre eles Dean Winters, um ator com quem contracenou na série da HBOOz, justamente fazendo papel de seu irmão, o personagem Cyrill O’Reilly. Scott também teve um bom papel em Good Will Hunting (br: Gênio Indomável), Clark.
1980 — Sophie Winkleman ▒ Sophie Lara Winkleman (Londres, 5 de agosto de 1980) é uma atriz inglesa conhecida por participações em séries como Peep Show, Titanic e Two and a Half Men.[1] É casada com Lord Frederik Windsor, o filho do primo da rainha Isabel II, Miguel de Kent, pelo que formalmente é chamada Lady Frederik Wilson.
3 ▒ CAPA do DIA
Oswaldo Cruz
145 Anos
Oswaldo Gonçalves Cruz[1][2][nb 1] (São Luiz do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.
Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.
Biografia
Filho de cariocas, nasceu no interior de São Paulo. Aos cinco anos, acompanhou a família no retorno ao Rio de Janeiro.
Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando se em 1892, com a tese A vehiculação microbiana pelas aguas.[3] Casou-se aos 20 anos, com jovem de família rica.
Em 1896 estagiou durante três anos no Instituto Pasteur, em Paris, sendo discípulo de Émile Roux, seu diretor.
Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias.
Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.
Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal (1900), cuja direção assumiu em 1902.
5 de Agosto – Osvaldo Cruz – 1872 – 145 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Carl Lovelace, Oswaldo Cruz e Belisário Penna (esq. para direita), em visita às obras da ferrovia Madeira-Mamoré.
Diretor-geral da Saúde Pública (1903), nomeado por José Joaquim Seabra, Ministro da Justiça, e pelo Presidente Rodrigues Alves, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro.
A nomeação foi uma surpresa geral.
Organizou os batalhões de “mata- mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores.
Convenceu Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta às obras da ferrovia Madeira-Mamoré.da Vacina.
A cidade era uma das mais sujas do mundo, pois dos boletins sanitários da época se lê que a Saúde Pública em um mês vistoriou 14.772 prédios, extinguiu 2.328 focos de larvas, limpou 2.091 calhas e telhados, 17.744 ralos e 28.200 tinas. Lavou 11.550 caixas automáticas e registos, 3.370 caixas d´água, 173 sarjetas, retirando 6.559 baldes de lixo e dos quintais de casas e terrenos 36 carroças de lixo, gastando 1.901 litros de petróleo (são dados do livro indicado abaixo, de Sales Guerra).
Houve um momento em que foi apontado como «inimigo do povo», nos jornais, nos discursos da Câmara e do Senado, nas caricaturas e nas modinhas de Carnaval.
Houve uma revolta, tristemente célebre como a revolta do «quebra- lampeão», em que todos foram quebrados pela fúria popular, alimentada criminosamente durante meses pela demagogia de fanáticos e ignorantes.
Terminal Rodoviário – Cidade de Osvaldo Cruz (SP), nome em homenagem ao cientista.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim (1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Rondônia.
Em 1916 ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu vítima de insuficiência renal[4] um ano depois, não tendo completado o seu mandato.
Sua vida é retratada no romance Sonhos Tropicais de Moacyr Scliar.
Homenagens
Na cidade do Rio de Janeiro, uma estação de trem, uma avenida, um bairro e diversas escolas têm o nome de Oswaldo Cruz, além do Instituto Soroterápico (atual FIOCRUZ), por ele fundado.
5 de Agosto – Osvaldo Cruz – 1872 – 145 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Pórtico – Entrada da cidade de Oswaldo Cruz (SP).
Um município do estado de São Paulo também tem o seu nome.
Em 1909, quando Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana (popularmente conhecida como “doença de Chagas“) batizou-o com o nome de “Trypanosoma cruzi“, em homenagem a Oswaldo Cruz.
Homenageado na capital de São Paulo, com o logradouro Praça Oswaldo Cruz, no começo da Avenida Paulista.
Em 1913 foi fundado o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, entidade representativa dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Em 1936 o sanitarista teve a sua efígie cunhada na moeda brasileira de 400 réis, e, em 1986, impressa nas notas de Cz$ 50,00 (cinquenta cruzados).
Em 1983, a Marinha do Brasil homenageou-o com o NAsH Oswaldo Cruz (U-18 Navio de Assistência Hospitalar), que opera nos rios da Amazônia a partir da cidade de Manaus.
Em 2003, Marcos Palmeira interpretou o sanitarista no curta metragem de Silvio Tendler Oswaldo Cruz – O Médico do Brasil[5].
Academia Brasileira de Letras
Oswaldo Cruz é o segundo ocupante da cadeira 5 na Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de maio de 1912, na sucessão de Raimundo Correia e recebido pelo acadêmico Afrânio Peixoto em 26 de junho de 1913.
CITAÇÃO
Osvaldo Cruz – Na busca pelo saber, sempre
“Corte-se até a verba para a alimentação. Mas não se sacrifique a Biblioteca”.
– Osvaldo Cruz, citado em “Boletim informativo”, Volumes 3-4 – Página 266, Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação
– Archivo Histórico judaico Brasileiro, 1957 / Fonte: Wikiquote
“Pelo erros dos outros, o homem sensato corrige os seus”.
– Osvaldo Cruz, citado em “Caminho da fé (O)” – página , AQUINO, Felipe Rinaldo Q., Edicoes Loyola, 1995, ISBN 851501193X, 9788515011933. / Fonte: Wikiquote
Osvaldo Cruz
Oswaldo Gonçalves Cruz
(São Luiz do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917)
145 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1498 – Na sua terceira viagem à América, Colombo pisa pela primeira vez em terra continental na enseada de Yacua, situada na costa sul da península de Paria, na atual Venezuela.
- 1583 – Sir Humphrey Gilbert estabelece a primeira colônia inglesa na América do Norte, no que hoje é St. John’s, Newfoundland.
- 1772 – Tratado de São Petersburgo, através do qual se confirma a primeira divisão da Polônia entre seus países vizinhos.
- 1775 – Pela primeira vez entra um barco na baía de San Francisco da Califórnia, o San Carlos, capitaneado por Juan Manuel de Ayala.
- 1829 – Estréia de Guilherme Tell, de Rossini, na Ópera de Paris.
- 1858 – Cyrus West Field e outros completam o primeiro cabo de telégrafo transatlântico após diversas tentativas mal-sucedidas. Operou por menos de um mês.
- 1874 – O Japão lança seu sistema de Banco Postal, moldado seguindo sistema similar na Inglaterra.
- 1886 – A Colômbia se organiza politicamente como República Central Unitária.
- 1905 – Através da mediação do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, o Tratado de Portsmouth é assinado, dando fim à guerra entre Rússia e Japão.
- 1914 – Espanha e Estados Unidos se declaram neutros na Primeira Guerra Mundial.
- 1918 – Primeira Guerra Mundial: A Áustria capitula ante as tropas aliadas.
- 1920 – Em Moscou, a “Carta do Construtivismo” se torna pública, revelando um movimento artístico baseado nos ideais do Estado Operário.
- 1929 – Inauguração do serviço radiotelegráfico entre Berlim e México.
- 1936 – Na Colômbia, a Constituição de 1886 é reformada, com a introdução da separação Igreja-Estado.
1936 – O atleta negro norte-americano Jesse Owens ganha a terceira medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, na Alemanha. Na época, o país estava sob o domínio do nazismo.
- 1947 – O presidente Harry Truman determina que o governador de Porto Rico seja eleito pelo povo porto-riquenho, em vez de nomeado pelo presidente dos EUA.
- 1954 – Carlos Lacerda sofre o Atentado de Toneleros; seu guarda-costas, o major-aviador Rubens Florentino Vaz, também alvejado, morre pouco tempo depois.
- 1960 – Independência do Alto Volta atualmente chamado de Burquina Faso.
- 1988 – As tropas soviéticas abandonam Candaar, antiga capital do Afeganistão.
- 1994 – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai decidem em Buenos Aires criar uma zona de livre comércio entre MERCOSUL e Bolívia.
- 1995 – O secretário de Estado norte-americano, Warren Christopher, e o secretário vietnamita, Nguyen Manh Cam, firmam em Hanói a normalização das relações entre ambos países, após 20 anos de terminada a guerra entre ambos.
- 2005 – Entre os dias 5 e 6 de agosto, deu-se o maior assalto a banco da história do Brasil. Foram levados R$ 164.755.150,00 do cofre da agência do Banco Central do Brasil em Fortaleza – Ceará.
- 2011 – Os Estados Unidos tiveram, pela primeira vez na sua história, a nota da dívida pública rebaixada de AAA para AA+, pela Standard & Poor’s, devido à crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.
2016 – Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.
5 ▒ FALECIMENTOS
1895 – Friedrich Engels ▒ Friedrich Engels (/ˈfʁiːdʁɪç ˈɛŋəls/) (Barmen, 28 de novembro de 1820 — Londres, 5 de agostode 1895) foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista[1]. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.[2]
1955 – Carmen Miranda ▒ Maria do Carmo Miranda da Cunha GOIH • OMC[1] (Várzea da Ovelha e Aliviada, Marco de Canaveses, Portugal, 9 de fevereiro de 1909 — Beverly Hills, Condado de Los Angeles, Estados Unidos, 5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atrizportuguesa radicada no Brasil.[2] [nota 1] Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950.
1962 – Marilyn Monroe ▒ Marilyn Monroe (nascida Norma Jeane Mortenson, 1 de junho de 1926 — 5 de agosto de 1962) foi uma atriz e modelo norte-americana. Famosa por interpretar personagens conhecidas como “loira burra“, tornou-se um dos sex symbols mais populares da década de 1950, época emblemática em relação às atitudes envolvendo sexualidade.
1984 – Richard Burton ▒ Richard Burton, CBE (pseudônimo de Richard Walter Jenkins; Pontrhydfen, 10 de novembro de 1925 — Genebra, 5 de agosto de 1984) foi um ator britânico nascido no País de Gales. Em Londres ficou conhecido por suas interpretações das obras de Shakespeare, principalmente Hamlet e Henrique IV. Seu filme de maior sucesso nesse período foi Amargo triunfo, em 1957, dirigido por Nicholas Ray.
2000 – Alec Guinness ▒ Alec Guinness CH CBE (Londres, 2 de abril de 1914 — West Sussex, 5 de agosto de 2000) foi um ator britânico nascido na Inglaterra. Recebeu o título de Sir em reconhecimento pela sua atuação no cinema. Foi indicado ao Óscar de Melhor Ator em 1953 pelo filme “O Mistério da Torre” e em 1957, tendo vencido pelo seu papel em A Ponte do Rio Kwai. Foi também indicado ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/ secundário) em 1978, por Star Wars e 1989 por “Little Dorrit”. Em 1980 recebeu um “Oscar Honorário” em reconhecimento pela suas memoráveis atuações nas telas de cinema.
2016 – Vander Lee ▒ Vanderli Catarina (Belo Horizonte, 3 de março de 1966 — Belo Horizonte, 5 de agosto de 2016), mais conhecido como Vander Lee, foi um cantor e compositor brasileiro. Compôs a música “Estrela” que foi gravada pela cantora Maria Bethânia. Teve ainda a canção “Onde Deus possa me ouvir” gravada por Gal Costa.[1]
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Feriado no Estado da Paraíba – Fundação do Estado e dia da Padroeira Nossa Senhora das Neves. (Lei Estadual 3.489/67 e 10.601/15)
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1914 – Espanha e Estados Unidos se declaram neutros na Primeira Guerra Mundial.
- 1941 – Os alemães esmagam as tropas soviéticas em Smolensko.
- 1942 – O médico polonês Janusz_Korczak é executado no campo de extermínio de Treblinka. Korczack era diretor do orfanato judeu de Varsóvia e não aceitou separar-se de suas crianças, quando estas foram levadas a Treblinka.
- 1949 – No Equador, um sismo destrói 50 cidades e mata 6 000 pessoas.
- 1962 – É detido na África do Sul Nelson Mandela, que permanecerá sob prisão até 1990.
- 1992 – Guerra dos Balcãs: o embaixador da Bósnia e Herzegovina denuncia nas Nações Unidas que os sérvios da Bósnia assassinaram 17 mil civis.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
05 |
Cachoeira do Sul (RS) |
05 |
Cerejeiras (RO) |
05 |
João Pessoa (PB) |
05 |
Lucas do Rio Verde (MT) |
05 |
Rio Verde (GO) |
05 |
Rolim de Moura (RO) |
João Pessoa (PB)
432 Anos
5 de agosto de 1585
João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba.
Com população estimada em 2016 de 801.718 habitantes, é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23.ª do Brasil.
Pertence à Microrregião de João Pessoa e à Mesorregião da Mata Paraibana. [5][8] A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por João Pessoa e mais onze municípios, tem uma população estimada em 2016 de 1.253.930 pessoas, a 23.ª mais populosa do Brasil.[9]
É uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste.[10]
João Pessoa, à época, Frederikstad, foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife), na segunda metade do século XVII.
5 de Agosto – Imagem de satélite de João Pessoa, da Estação Espacial Internacional — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda (mas, ao contrário desta última, manteve seu status de sede). [11]
Dados de 2000 mostram João Pessoa como a capital menos desigual do Nordeste, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com o coeficiente de gini de 0,630, embora tal índice seja considerado “muito alto” de acordo com a ONU.[12]
5 de Agosto – Ponta do Seixas, ponto mais oriental do continente americano — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
É conhecida como “Porta do Sol”, devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar “onde o sol nasce primeiro nas Américas”.
Fundada em 1585 com o nome de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade.[13]
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de “segunda capital mais verde do mundo”. Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, ficando atrás apenas de Paris, capital da França.[14]
João Pessoa é ainda a cidade mais verde do Brasil, muito por conta do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na área central da cidade com 515 hectares de mata atlântica preservada, constituindo a maior floresta semi-equatorial nativa plana densamente cercada por área urbana do mundo[15].
5 de Agosto – Centro histórico da cidade — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
A cidade de João Pessoa foi considerada, pela organização International Living, como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria.
No ranking feito anualmente pela organização, a capital paraibana surge ao lado da também nordestina Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista nesse ano. Apenas cinco cidades sul-americanas foram incluídas. Além das brasileiras, Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, todas no Uruguai, completam as cinco cidades da América do Sul indicadas para se desfrutar aposentadoria[16].
5 de Agosto – Farol do Cabo Branco — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Clima
O clima de João Pessoa é tropical úmido (tipo Am na classificação climática de Köppen-Geiger),[26] com índices relativamente elevados de umidade do ar,[27] e temperaturas médias anuais em torno dos 23 °C. [28]
Educação
- Taxa de analfabetismo: 14%. (IBGE — Censo 2000)
Instituições públicas de ensino superior
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
5 de Agosto – Vista noturna da Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Instituições privadas de ensino superior
- Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
- Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (FESP)
- Faculdade Maurício de Nassau
- Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (FABEX)
- Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM- PB)
- Faculdade DeVry João Pessoa (DeVry JP)
- Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE)
- Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE)
- Faculdades Asper
- Faculdade Santa Emília de Rodat (link externo)
- Faculdade Internacional da Paraíba (FPB)
- Faculdade de Tecnologia (da Paraíba) (FATEC-PB)
- Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC)
- Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP)
- Instituto Paraibano de Ensino Renovado (INPER) (FPPD)
- UNAVIDA Universidade Aberta Vida (UNAVIDA)
- Universidade Estácio de Sá
- Faculdade Joaquim Nabuco
- Faculdade Pitágoras
- UNOPAR
- UNIP
5 de Agosto – Parque Sólon de Lucena, um dos principais pontos turísticos da cidade — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Meio ambiente
João Pessoa foi considerada a “segunda capital mais verde do mundo”, com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França.[14]
Esse título de distinção lhe foi dado em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, 1992.
João Pessoa possui duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros “pulmões“, além de mitigar o avanço da poluição.
A primeira delas fica no bairro central do Róger e denomina-se Parque Arruda Câmara (ou “Bica”, como é popularmente conhecida, devido à presença da Fonte Tambiá no local).
Um misto de jardim zoológico e reserva florestal, a Bica possui exemplares da fauna e flora brasileiras, assim como animais de outros continentes. A outra reserva florestal importante é a Mata do Buraquinho, da qual uma parte foi recentemente transformada em Jardim Botânico.
5 de Agosto – Rio Jaguaribe — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Aeroporto
A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto,[43] localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante 13 km do centro.
O aeroporto tem atualmente 19 voos de rotas nacional e internacional, diários e fluxo médio de 2,3 milhões de passageiros por ano, incluindo os voos extras da alta estação.[44] [45]
Operam no aeroporto as companhias aéreas Avianca, Azul, Gol e TAM.[46]
5 de Agosto – Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Para voos de menor escala, a cidade conta com um Aeroclube, no bairro do Bessa, na Capital. O mesmo opera com aviões e jatinhos particulares e conta com pista de pouso sinalizada.
Porto
O porto fica no Município de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, sendo utilizado para transporte de mercadorias. Também é um terminal de passageiros, onde atracam navios de médio porte, cruzeiros e vários outros tipos de embarcações.
5 de Agosto – Praça dos Três Poderes — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Balsa
Na Região Metropolitana de João Pessoa, em Cabedelo, existe um transporte de balsa que faz a travessia do Estuário do Rio Paraíba, permitindo a ligação com o município de Lucena. Há também as chamadas “ônibus-lancha”, que fazem a mesma rota.
Rodoviário
A rodoviária, para transporte intermunicipal, localiza- se no bairro do Varadouro e permite a conexão de ônibus com outras cidades do estado e do Brasil. A rodoviária é bem movimentada, principalmente em finais de semana e feriados.
5 de Agosto – Manaíra shopping, um dos principais centros de compras da capital — João Pessoa (PB) — 432 Anos em 2017.
Pontos turísticos
João Pessoa é uma das capitais que emerge como um forte destino turístico do Nordeste brasileiro.
A conquista de um espaço no disputado ranking turístico está fazendo com que o Governo Municipal invista principalmente na qualidade de vida como um dos principais atrativos do lugar.
Várias campanhas se espalham pela cidade. Numa garantia de cidadania e bem estar para todos os habitantes de João Pessoa e seus visitantes.[48]
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “5 de Agosto – Osvaldo Cruz e João Pessoa (PB) – 2017”