☺ CAPA • Drica Moraes 48 Anos
▒ CIDADE • Macaé (RJ) 204 Anos
▒ NASCIMENTOS • Alexis de Tocqueville • Princesa Isabel • Isidor I. Rabi • Cassiano G. Mendes • Palmirinha • David Warner • Téo José • Fernando Alonso ▒ FALECIMENTOS • Vincent van Gogh • Luis Buñuel • David Niven • Herbert Marcuse • Paulo Sérgio • Mussum • Francis Crick
1 ▒ POSTER e VÍDEOS

2 ▒ NASCIMENTOS
1805 — Alexis de Tocqueville ▒ Alexis-Charles- Henri Clérel[1], visconde de Tocqueville, dito Alexis de Tocqueville (pronúncia em francês: [alɛkˈsi dətɔk ˈvil]) (29 de julho de 1805 — 16 de abril de 1859) foi um pensador político, historiador e escritor francês. Tornou-se célebre por suas análises da Revolução Francesa.
1846 — Princesa Isabel ▒ Isabel (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 – Eu, 14 de novembro de 1921), apelidada de “a Redentora”, foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888.
1898 — Isidor Isaac Rabi ▒ Isidor Isaac Rabi (Rymanów, 29 de julho de 1898 — Nova Iorque, 11 de janeiro de 1988) foi um físico estadunidense. Recebeu o Nobel de Física de 1944, pelo método de registro de propriedades de ressonância magnética de núcleos atômicos. Também participou no desenvolvimento da cavidade de magnetron, o qual é utilizado em radares e fornos de microondas.
1929 – Cassiano Gabus Mendes ▒ Cassiano Gabus Mendes (São Paulo, 29 de julho de 1927 — São Paulo, 18 de agosto de 1993) foi um radialista e pioneiro da televisão no Brasil. Filho do radialista Otávio Gabus Mendes e pai dos atores Cássio e Tato Gabus Mendes.[1] Escreveu novelas de grande sucesso como Anjo Mau, Locomotivas, Que Rei Sou Eu?, Tititi, Brega e Chique, Elas por Elas.
1931 — Palmirinha ▒ Palmira Nery da Silva Onofre, [1] conhecida como Palmirinha Onofre[2] (Bauru, 29 de junho de 1931)[3], é uma culinarista e apresentadora de televisão brasileira.
O talento de Palmirinha despertou interesse da apresentadora Ana Maria Braga que a convidou para participar do Note e Anote[7][8], apresentado na época pela Rede Record[9]. Palmirinha permaneceu como colaboradora por mais de cinco anos, e depois seguiu carreira na TV.
1941 — David Warner ▒ David Warner (Manchester, 29 de julho de 1941) é um ator inglês, que é conhecido por interpretar vilões ou personagens sinistros como Ed Dillinger/MCP do cultuado filme Tron – Uma Odisséia Eletrônica e Spicer Lovejoy no filme Titanic.
1963 – Téo José ▒ Teocles José Brocos Auad, conhecido como Téo José (Goiânia, 29 de julho de 1963), é um narrador esportivo brasileiro.
Trabalhou na Rede Manchete, SBT e RedeTV!. Atualmente trabalha na Rede Bandeirantes. Na TV Bandeirantes narra Futebol, Fórmula Truck e a IndyCar Series, e já narrou pela Rádio Jovem Pan, a Fórmula 1.
1981 – Fernando Alonso ▒ Fernando Alonso Díaz (Oviedo, 29 de Julho de 1981) é um automobilista espanhol que atualmente corre na Fórmula 1 pela equipe McLaren.
Foi campeão mundial da categoria em 2005 e 2006 pela Renault, além de vice- campeão em 2010, 2012 e 2013 pela Ferrari. O início de Alonso no mundo do automobilismo foi com três anos, quando seu pai lhe deu um kart que ele mesmo tinha construído.
3 ▒ CAPA do DIA
Drica Moraes
48 Anos
Adriana Moraes Rêgo Reis (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1969), conhecida pelo nome artístico Drica Moraes, é uma atriz brasileira.
Biografia
Drica Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 29 de julho de 1969, filha de Clarissa Gaspar de Oliveira, dona de um restaurante no Leblon, e do arquiteto Gustavo Moraes Rego Reis.
É a única artista numa família de sete irmãos.
Carreira
Começou a fazer teatro no Colégio Andrews, Zona Sul do Rio de Janeiro, com Miguel Falabella.
Também estudou no Tablado, onde, aos 13 anos, iníciou às primeiras experiências como atriz no teatro infantil, com montagens de Os Doze Trabalhos de Hércules, adaptação do livro de Monteiro Lobato, em 1983, Nossa Cidade, de 1984, e em Chapeuzinho Vermelho, com texto e direção de Maria Clara Machado, em 1985.
Estreou profissionalmente com o espetáculo O Segredo de Cocachim, de Denise Crispum, em 1989, que lhe valeu o Prêmio Coca-Cola.
Sua estreia na TV deu-se na Globo, em 1986, no episódio O seqüestro de Lauro Corona, do extinto Teletema, escrito por Ricardo Linhares.
29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Em ‘Top Model’, de 1989.
Apesar de pequeno, o papel desempenhado pela atriz chamou a atenção do diretor Roberto Talma, responsável pelo seriado, que a convidou para fazer sua primeira novela, Top Model, três anos depois, em que interpretou a empregada Cida.
No cinema, seu primeiro trabalho foi no curta Vaidade, em 1990.
Depois, atuou na produção americana, Manôushe, de Luiz Begazo. Ainda nos anos 90, marcou presença em mais três filmes importantes:
As Meninas, adaptação cinematográfica do clássico romance de Lygia Fagundes Telles; Mandarim, filme de Júlio Bressane; e Traição, da produtora Conspiração Filmes, dirigido por José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres.
Também em 1992, com a Cia dos Atores, atuou em A Morta, de Oswald de Andrade, sob a direção de Enrique Diaz. No ano seguinte, esteve em cartaz com o texto Pianíssimo, de Tim Rescala, e recebeu os prêmios Coca-Cola e Mambembe.
Conseguiu grande destaque na mídia a partir de 1995, como Renata, a garota do casal Unibanco, ao lado do ator João Camargo.
Foram mais de 30 campanhas em cinco anos.
Desde então, com uma carreira importante consolidada no teatro, vem desenvolvendo uma trajetória notável também na telinha, onde participou de vários sucessos da teledramaturgia brasileira.
Com uma interpretação maliciosa e tecnicamente precisa desempenhou papéis marcantes que provaram seu talento e versatilidade, indo da comédia ao drama.
Pelas mãos do autor Walcyr Carrasco, por exemplo, interpretou maquiavélicas vilãs e cômicas mocinhas.
Em 1996, numa passagem pela dramaturgia da Rede Manchete, integrou o elenco da novela Xica da Silva, como a terrível e diabólica Violante, que lhe valeu o prêmio APCA de Melhor Atriz daquele ano.
Quatro anos depois, na Globo, mais uma vez deu vida a antagonista de uma novela, ao despontar como a ardilosa Marcela de O Cravo e a Rosa. Em 2002, participou da telenovela Desejos de Mulher como Gilda.[1] Na sequência, surpreendeu como a manicure Márcia, co-protagonista de Chocolate com Pimenta.
O fato repetiria-se anos depois, quando interpretou a perua falida Olívia de Alma Gêmea.
De Walter Negrão partiu o convite para que interpretasse sua primeira protagonista em novelas, a governanta Madalena de Era Uma Vez, em 1998. Também esteve presente em diversos humorísticos como Garotas do Programa, TV Pirata, Os Normais, Os Aspones, entre outros.
29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto Luisa Arraes e Drica Moraes dividem a personagem em ‘A Fórmula’.
A partir dos anos 2000, foi dirigida por cineastas de primeira linha em filmes, como: Bossa Nova, de Bruno Barreto; Amores Possíveis, de Sandra Werneck; e Onde Anda Você?, de Sérgio Rezende.
Em 2008, voltou a interpretar um papel dramático na TV ao compor o elenco da minissérie Queridos Amigos.
Drica Moraes c o elenco de ‘Queridos Amigos’.
Também nesse ano, estreou no Festival de Curitiba seu primeiro monólogo, A Ordem do Mundo, pelo qual foi indicada pela terceira vez ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz. A premiação é considerada a mais importante no teatro.
O início de 2009, a trouxe de volta no especial Decamerão – A Comédia do Sexo, da Globo, que voltou a ser exibido no segundo semestre em forma de seriado. Simultaneamente, esteve em cartaz com o filme Os Normais 2.
Drica é uma das fundadoras da Cia dos Atores, um dos grupos teatrais de maior destaque no país.
Com a Cia participou de espetáculos como Noticias Cariocas, em 2004, O Rei da Vela, em 2000 e Melodrama, em 1999, entre outros.
Paralelamente ao trabalho junto à companhia, atuou em outras peças, como Pixinguinha, de Amir Haddad, em 1994; O Crime do Dr. Alvarenga, texto e direção de Mauro Rasi, em 1999; Vítor ou Vitória, adaptação do filme homônimo de Blake Edwards, com direção de Jorge Takla, em 2001; e Mamãe Não Pode Saber, em 2002.
Em 2006, fez uma participação especial na novela Pé na Jaca, como a assessora particular da modelo Maria Bo, interpretada por Fernanda Lima. Para o papel havia sido escolhida a atriz Malu Mader, que recusou o convite.
Antes de ser atriz, Drica pensava em ser desenhista e participou da confecção de um livro de poesias, criando as gravuras que ilustram a obra.[2]
Em julho de 2010, estreou em circuito nacional o filme O Bem Amado, no qual interpreta uma das Irmãs Cajazeiras. Meses depois, em janeiro de 2011, o filme foi exibido pela Rede Globo como uma série divida em quatro capítulos.
29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Zezé Polessa, Andréa Beltrão e Drica Moraes em ‘O Bem-Amado’.
Drica voltou à TV, já recuperada, em fevereiro de 2011, um ano após a descobrir um câncer.
Ela atuou em Ti Ti Ti como a fisioterapeuta Teresa Batalha, em uma participação especial nos últimos capítulos da trama.
No mesmo ano participou de 1 episódio da série A Grande Família.[3]
Em 2012, esteve na minissérie Dercy de Verdade, ela interpretou Clô Prado.[4][5] No mesmo ano, voltou as novelas no remake de Guerra dos Sexos.[6] Em 2014, entra no elenco de Doce de Mãe, interpretando Rosalinda.
Em 2015, foi confirmada como protagonista de Verdades Secretas, novela das 23h, escrita por Walcyr Carrasco, substituindo Deborah Secco. [7][8] [9][10][11]A atriz foi muito elogiada por sua atuação, consagrando-se mais uma vez como uma das maiores atrizes brasileiras da atualidade.
Em 2016, esteve na minissérie Justiça, onde interpretou Vânia Ferraz, uma mulher desequilibrada e emocionalmente frágil, atuando com Antonio Calloni e Cauã Reymond[12].
Novamente sendo muito elogiada por sua atuação e emocionando o publico[13].
Esta escala para 2 novelas em 2017, uma das 23h, de Licia Manzo, com titulo provisório de O Que Nos Une[14], e outra da parceria de anos com o autor Walcyr Carrasco para o horario das 21h.[15]
O Transplante
Em julho de 2010, teve que raspar a cabeça, e enfim, submeteu-se a um transplante de medula.
Depois de recuperada, Drica concedeu uma entrevista ao programa Fantástico.
Durante a entrevista, ela disse, “A vida melhora muito se você não morre”.
Ela fará tratamento intensivo por mais um ano e será acompanhada a vida toda, para evitar que a doença retorne.
Em 2014, Drica foi afastada da novela Império por uma semana.[24][25]
Seguidamente foi diagnosticada com faringite e posteriormente foi afastada definitivamente de Império, onde sua personagem é uma das de maior destaque na trama, por ser uma vilã. Em seguida, Aguinaldo Silva chamou novamente Marjorie Estiano para substituir Drica Moraes, a atriz já havia interpretado a Cora mais jovem, na 1ª fase.[28]
29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com seu filho, Mateus.
Vida pessoal
Em 2009, finalmente saiu a sentença da justiça, e Drica realizou seu maior sonho, o de ser mãe:
Conseguiu adotar um bebê de 03 dias de vida, a quem batizou de Mateus.
29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com seu filho, Mateus e sobrinhos.
Filmografia
Televisão
Ano | Título | Personagem | Nota |
---|---|---|---|
1986 | Tele Tema | Darília | Episódio: “O Sequestro de Lauro Corona” |
1989 | Top Model | Maria Aparecida das Dores do Parto (Cida) | |
1990 | Lua Cheia de Amor | Isabela Souto Maia | |
1994 | Confissões de Adolescente | Patrícia | Episódio: “Barbara Vai a Luta” |
1994 | Quatro por Quatro | Denise | |
1996 | Xica da Silva | Violante Cabral | |
1997 | A Comédia da Vida Privada | Cláudia | Episódio: “Voz do Coração” |
1998 | Era Uma Vez | Madalena Giunquetti | |
1999 | Você Decide | Episódio: “Faça a Coisa Certa” | |
1999 | Mulher | Zilda | Episódio: “Maternidade, Mães de Família” |
1999 | Retrato Falado | Sirleide | |
2000 | Você Decide | Laurinda | Episódio: “Ídolos de Barro” |
2000 | O Cravo e a Rosa | Marcela de Almeida Leal (Muriel) | |
2000 | Garotas do Programa | Vários personagens | |
2001 | Os Normais | Bete | Episódio: “Todos São Normais” |
2001 | Brava Gente | Catiti | Episódio: “Lira Paulistana” |
2002 | A Grande Família | Sheila | Episódio: “Nenê Esposa Carinhosa, Atendimento Personalizado” Episódio: “A Mulher Que Botou Chifre no Capeta” |
2002 | Desejos de Mulher | Gilda | |
2002 | Os Normais | Rô | Episódio: “Tudo Normal Até Que…” |
2003 | Os Normais | Rejane | Episódio: “Nosso Já Famoso Episódio Infame” |
2003 | Chocolate com Pimenta | Márcia Mariano da Silva | |
2004 | Os Aspones | Moira | |
2005 | Alma Gêmea | Olívia Médici | |
2006 | Pé na Jaca | Pietra | Episódios: “novembro–dezembro de 2006” |
2008 | Queridos Amigos | Vânia | |
2009 | Decamerão – A Comédia do Sexo | Tessa | |
2009 | Norma | Regiane | Episódio: “10 de outubro de 2009” |
2010 | Ti Ti Ti | Teresa Batalha | |
2011 | O Bem Amado | Judicéia Cajazeira | |
2011 | A Grande Família | Margareth | Episódio: “Aqui se Faz, Aqui se Paga” |
2012 | Dercy de Verdade | Clotilde Prado (Clô) | |
2012 | A Grande Família | Rosa | Episódio: “A Rosa Púrpura do Bairro” |
2012 | Guerra dos Sexos | Antonieta Carneiro (Nieta) | |
2014 | Doce de Mãe | Rosalinda Bauer [29] | |
2014 | Império | Cora dos Anjos Bastos[30][31][32] | |
2015 | Verdades Secretas | Carolina Brito Ticiano [33][34] | |
2016 | Justiça | Vânia Ferraz [35] | |
2017 | Valentins | Dra. Patricia | Episódio: |
2017 | A Fórmula | Angélica [36] |
Cinema
Ano | Título | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1990 | Vaidade | Curta-metragem | |
1992 | Manôushe | ||
1995 | Mandarim | ||
1995 | As Meninas | Lia | |
1998 | Traição | Esposa | |
2000 | Bossa Nova | Nadine | |
2001 | Amores Possíveis | Carol | |
2004 | Onde Anda Você | Paloma | |
2009 | Os Normais 2 | Silvinha | |
2010 | O Bem Amado | Judicéia Cajazeira | |
2011 | Bruna Surfistinha | Larissa | |
2014 | Getúlio | Alzira Vargas |

29 de Julho – Drica Moraes – 1969 – 48 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Com Irene Ravache, em festa da novela ‘A Guerra dos Sexos’.
Teatro
Ano | Título | Notas |
---|---|---|
1983 | Os Doze Trabalhos de Hércules | Atriz |
1984 | Nossa Cidade | Atriz |
1985 | Chapeuzinho Vermelho | Atriz |
1989 | O Segredo de Cocachim | Atriz |
1990 | A Bao A Qu | Direção de Arte |
1992 | A Morta | Direção de Arte e Atriz |
1993 | Só Eles o Sabem | Atriz |
Pianíssimo | Atriz | |
Pixinguinha | Atriz | |
1999 | O Crime de Dr. Alvarenga | Atriz |
Melodrama | Atriz | |
2000 | O Rei da Vela | Atriz |
2001 | Vítor ou Vitória | Atriz |
2002 | Mamãe Não Pode Saber | Atriz |
2004 | Noticias Cariocas | Atriz |
2008 | A Ordem do Mundo | Atriz |
2012 | À Primeira Vista | Atriz |

Prêmios e indicações
Ano | Premiação | Categoria | Trabalho | Resultado |
---|---|---|---|---|
1989 | Prêmio Coca Cola | Melhor Atriz | O Segredo de Cochachim | Venceu |
Prêmio Mambembe | Melhor Atriz | Venceu | ||
1993 | Pianíssimo | Venceu | ||
1996 | Troféu APCA | Melhor Atriz | Xica da Silva | Venceu |
1997 | Prêmio Sharp | Melhor Atriz | Venceu | |
2004 | Prêmio Qualidade Brasil | Melhor Atriz de Série | Os Aspones | Venceu |
2005 | Melhores do Ano | Melhor Atriz Coadjuvante | Alma Gêmea | Indicada |
2009 | Prêmio Shell | Melhor Atriz | A Ordem do Mundo | Indicada |
2010 | Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor Atriz Coadjuvante | Os Normais 2 | Indicada |
2012 | Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor Atriz Coadjuvante | Bruna Surfistinha | Venceu |
2014 | Prêmio F5[37][38] | Atriz do Ano (novela) | Império | Venceu |
Retrospectiva UOL | Melhor Atriz | Indicada | ||
Melhor Vilão | Venceu | |||
Troféu Internet | Melhor Atriz | Indicada | ||
Melhores do Ano NaTelinha | Atriz do Ano (novela) | Venceu | ||
Prêmio Extra de Televisão[39] | Melhor Atriz | Indicada | ||
Melhores do Ano[40][41] | Melhor Atriz Coadjuvante | Venceu | ||
Prêmio Quem de Televisão[42] | Melhor Atriz Coadjuvante | Venceu | ||
2015 | Grande Prêmio do Cinema Brasileiro[43] | Melhor Atriz | Getúlio | Indicada |
Troféu APCA[44] | Melhor Atriz | Verdades Secretas | Indicada | |
Prêmio Quem de Televisão[45] | Melhor Atriz | Indicada | ||
Melhores do Ano[46] | Melhor Atriz de Novela | Indicada | ||
2016 | Troféu Internet | Melhor Atriz | Indicada | |
Prêmio Quem de Televisão | Melhor Atriz Coadjuvante | Justiça | Indicada |
CITAÇÃO
Drica Moraes – Entendendo o espaço do humor
“A comédia talvez seja um subterfúgio, uma licença, algo que libera para um lugar menos compromissado.”
– Drica Moraes / Fonte: Kd Frases
Drica Moraes
Adriana Moraes Rêgo Reis
(Rio de Janeiro, 29 de julho de 1969)
48 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
1836 — Inauguração do Arco do Triunfo em Paris. A primeira pedra foi colocada em 1806.
- 1856 — Assinado o tratado de amizade e navegação em Assunção — Paraguai entre a Confederação Argentina e a República do Paraguai.
- 1860 — S.A.I. a Princesa Isabel jurava perante a Assembleia Geral como herdeira do trono brasileiro.
- 1899 — Assinada a Convenção de Haia, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras.
- 1907 — O coronel britânico Robert Baden-Powell funda a organização dos escoteiros, no acampamento juvenil da ilha de Brownsea, no condado de Dorset.
- 1925 — Fundado o jornal carioca O Globo, por Irineu Marinho.
1948 — O rei George VI, da Inglaterra, comanda a cerimônia de abertura da primeira Olimpíada depois da Segunda Guerra Mundial.
- 1957 — É estabelecida a Agência Internacional da Energia Atômica.
- 1960 — A Nasa divulga o programa espacial civil Apollo. O programa deveria abranger voos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas Marte e Vênus.
- 1962 — O presidente do Peru, Manuel Prado, após onze dias de confinamento na Ilha de San Lorenzo, parte para o exílio em Paris, por imposição da Junta Militar presidida pelo general Ricardo Pérez Godoy.
- 1968 — A Checoslováquia e a União Soviética se reúnem para acertar a paz durante a Primavera de Praga na tentativa de aproximação com o Ocidente.
- 1975 — A OEA revoga o bloqueio imposto a Cuba em 1964.
- 1986 — Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e do Brasil, José Sarney, firmam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Latino-americano – ( Mercosul).
2005 — Os astrônomos Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz anunciam, oficialmente, a descoberta do décimo planeta do Sistema Solar, o Éris, depois rebaixado a planeta-anão, junto com Plutão.
- 2015 — Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10.
5 ▒ FALECIMENTOS
1890 — Vincent van Gogh ▒ Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur- Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida.
1983 – Luis Buñuel ▒ Luis Buñuel Portolés (Calanda, 22 de Fevereiro de 1900 — Cidade do México, 29 de Julho de 1983) foi um realizador de cinema espanhol, naturalizado mexicano.[1] Trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista. A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo.
1983 – David Niven ▒ James David Graham Niven, mais conhecido apenas como David Niven (Londres, 1 de março de 1910 — Château-d’Oex, 29 de julho de 1983), foi um ator britânico nascido na Inglaterra, famoso pelos filmes que realizou nos Estados Unidos e na Europa. Ganhou um Oscar em 1958, pelo filme Separate Tables, onde ele atua por apenas 15 minutos, sendo o ator com menor tempo de atuação a ganhar o Oscar de Melhor Ator.
1979 — Herbert Marcuse ▒ Herbert Marcuse (Berlim, 19 de julho de 1898 — Starnberg, 29 de julho de 1979) foi um sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt.[1] Em 1922 defendeu sua tese O Romance de Arte alemão, claramente inspirada na obra do Lukács pré-marxista e na de Hegel.
1980 — Paulo Sérgio ▒ Paulo Sérgio de Macedo, mais conhecido como Paulo Sérgio (Alegre, 10 de março de 1944 – São Paulo, 29 de julho de 1980), foi um cantor e compositor brasileiro. Paulo Sérgio lançou treze discos e algumas coletâneas, obtendo uma vendagem superior a 10 milhões de cópias, em apenas 13 anos de carreira.
1994 — Mussum ▒ Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum (Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 — São Paulo, 29 de julho de 1994) foi um músico, humorista, compositor e ator brasileiro. Na indústria musical, integrou o grupo de samba Os Originais do Samba em meados da década de 60.[1] Como humorista, fez parte do célebre grupo Os Trapalhões.[1] Em 1969,[9] o diretor de Os Trapalhões, Wilton Franco, o viu numa apresentação de boate com seu conjunto musical e o convidou para integrar o grupo humorístico, na época na TV Excelsior.
2004 — Francis Crick ▒ Francis Harry Compton Crick OM, FRS (Northampton, 8 de junho de 1916 — San Diego, 28 de julho de 2004) foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico, mais conhecido por descobrir a estrutura da molécula de DNA, em 1953, com James Watson. Juntamente com Watson e Maurice Wilkins foi outorgado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962.
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
No calendário romano era o 4º dia (IV) antes das calendas de agosto.
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1886 — Inauguração do navio espanhol de guerra “Destructor”, idealizado pelo marinheiro Fernando Villaamil e que serviu de modelo para todas as Marinhas do mundo.
- 1937 — Tomada da Ponte Marco Polo pelos japoneses, no chamado Incidente da Ponte Marco Polo.
- 1987 — Uma rebelião na Penitenciária do Carandiru, em São Paulo, deixa 30 mortos.
- 2000 — O presidente do Peru, Alberto Fujimori, toma posse, no seu terceiro mandato consecutivo, com protestos nas ruas por suposta fraude eleitoral.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
29 |
Caiapônia (GO) |
29 |
Campos Sales (CE) |
29 |
Canindé (CE) |
29 |
Concórdia (SC) |
29 |
Cruz das Almas (BA) |
29 |
Jaraguá (GO) |
29 |
Macaé (RJ) |
29 |
Nova Palma (RS) |
29 |
Paranaguá (PR) |
29 |
Pojuca (BA) |
29 |
Porto Ferreira (SP) |
29 |
São Félix do Piauí (PI) |
29 |
Vieirópolis (PB) |
Macaé – RJ
204 Anos
29 de julho de 1813
Macaé é um município do interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado 180 quilômetros a nordeste da capital do estado.
Sua população era de 239.471 habitantes em 2016.
Macaé está localizada a uma latitude de -22º22’33” e longitude de -41º46’30” e faz divisa com as cidades de Carapebus, Conceição de Macabu, ao Norte; Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ao Sul; Trajano de Moraes e Nova Friburgo, a Oeste; e com o Oceano Atlântico, a Leste.
Contando com 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas que variam entre 23 °C e 38 °C, amplitude térmica considerável, ocasionada pela troca de ventos entre o litoral e a serra, relativamente próximos.
É também conhecida como “Princesinha do Atlântico”.
Possui uma área total de 1 215,904 km².
É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.[7]
Sede da recém-criada Região Metropolitana do Norte Fluminense e Região dos Lagos.
As ligações da sede municipal são feitas por duas rodovias e uma ferrovia.
A RJ-106 percorre todo o litoral, de Rio das Ostras a Carapebus, atravessando o centro da cidade.
A RJ-168 corta o município de leste a oeste, acessando a BR-101, que alcança Conceição de Macabu, ao norte, e Rio das Ostras, ao sul.
Com apenas um pequeno trecho asfaltado, a RJ-162 tem um traçado pelo interior, alcançando Trajano de Moraes, ao norte e Casimiro de Abreu, ao sul.
A ferrovia, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, é usada quase que exclusivamente para transporte de cargas.
Etimologia
O nome do município é uma referência ao Rio Macaé.
Não restam dúvidas de que este é um vocábulo de origem indígena, porém seu significado ainda é controverso:
- Queriam alguns estudiosos que o termo procedesse da corruptela de maca-ê, “que, entre os nativos, significa macaba doce, por extensão coco doce, produzido pela palmeira macabaíba, abundante na região”. Eduardo de Almeida Navarro aponta, como origem etimológica, o termo do tupi antigo mokaîé, que designava a variedade de palmeira conhecida como mocajaíba ou bocaiuva.[8] A atual bandeira da cidade apresenta o desenho de um coqueiro;
- Outros afirmavam que os índios goitacás se utilizavam da palavra Macaé, que significaria “Rio dos Bagres“, para denominar o Rio Macaé.
29 de Julho – Projeto Viva Macaé valoriza pontos turísticos da cidade — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
História
Descobertas de sambaquis na Praia de Imbetiba comprovam que a região já era povoada por indígenas há milhares de anos atrás.
Quando os primeiros colonos de origem europeia chegaram ao local, no século XVI, encontraram duas tribos rivais: os tamoios e os goitacás.
As terras do atual município faziam parte da Capitania de São Tomé, indo do Rio Itabapoana ao Rio Macaé e foi batizada de “Macahé”.
29 de Julho – Antigo Farol — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
Seu povoamento de origem europeia iniciou-se em 1614, quando Portugal se encontrava sob o domínio da Espanha.
Para evitar invasões de inimigos, criou- se uma aldeia de índios catequizados.
Os primeiros registros dos jesuítas em Macaé datam de 1634.
No princípio, foi fundada, à margem do rio Macaé e próxima ao Morro de Sant’Ana, uma fazenda agropecuária, que, no correr dos anos, ficou conhecida como “Fazenda de Macahé”.
29 de Julho – Praia do Pecado — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
Na base do morro, entre este e o rio, levantou-se um engenho de açúcar com todas as dependências e lavouras necessárias.
Além do açúcar, produziam farinha de mandioca em quantidade e extraíam madeira para construções navais e edificações.
No alto do morro, foram construídos um colégio, uma capela e um pequeno cemitério, o qual guarda, até hoje, os restos mortais de alguns jesuítas. Em 1759, a fazenda foi incorporada aos bens da coroa portuguesa pelo desembargador João Cardoso de Menezes.
Nesta ocasião, os jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marquês de Pombal.
Em 1813, foi elevado a município e, em 1846, a Vila de Macaé passou à condição de cidade.
Como a produção açucareira e cafeeira se expandiram muito e o Porto de São João da Barra não estava mais dando conta do movimento, iniciou-se, então, em 1844, a construção do Canal Campos-Macaé, com 109 km.
No dia 11 de abril de 1832 o famoso naturalista inglês Charles Robert Darwin, após meses de viagem a bordo do navio Beagle, vindo com seus auxiliares da região dos lagos a cavalo e após passar por barra de São João (Distrito de Casimiro de Abreu) se sentiu mal e, ao chegar a Macaé, devido à forte exaustão, desmaiou, sendo levado à localidade situada a três quilômetros ao sul da entrada do Rio Macaé (Praia de Imbetiba, onde hoje existe a Base da Petrobras).
Neste lugar, Darwin pernoitou em um estabelecimento comercial chamado “Venda do Mato” e, no dia seguinte, foi para a “Fazenda do Socego”, de propriedade de Manoel Figueiredo, cuja filha era casada com um escocês chamado Lawrie, que Darwin conhecera no Rio de Janeiro.
Nesta fazenda, hoje parte do município de Conceição de Macabu, Darwin coletou insetos e répteis que foram catalogados e incorporados à sua famosa coleção e que serviram de base para sua mais notável publicação, “A Origem das Espécies” (On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life) publicada em 1859[9].
29 de Julho – O Projeto Viva Macaé valoriza pontos turísticos da cidade — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
A partir de 1974, com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, o município, que permanecia rural, começou a sofrer profundas mudanças em sua economia e cultura, recebendo grande quantidade de pessoas de várias partes do país e do mundo, a fim de atender a crescente demanda desta cidade por mão de obra especializada, até hoje ainda não suprida totalmente, tornando os salários oferecidos na cidade bem atraentes.
Turismo
São vários os pontos turísticos desta cidade, que começa a acordar para esse mercado tão bem explorado por países de “Primeiro Mundo”, graças a iniciativa privada.
A cidade tem bastante potencial, mas a grande receita obtida através da indústria do petróleo na cidade acaba diminuindo o interesse dos governantes da cidade em apoiar o turismo.
Alguns desses pontos turísticos são:
Forte Marechal Hermes
Não se sabe a data de construção do Forte Marechal Hermes.
29 de Julho – Forte Marechal Hermes — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
Dizem que foi construído em 1761, mas há quem afirme que foi em 1725.
Esta fortaleza, erguida para defender o litoral macaense dos corsários, sofreu reforma em 1908, sendo inaugurado em 1910, levando o nome do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. As visitas guiadas ao forte são permitidas.
Lagoa de Imboassica
A Laguna de Imboassica já foi considerada um verdadeiro santuário ecológico.
Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno e esta com má preservação devido à exploração imobiliária. No passado, já foi muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva.
29 de Julho – Lagoa de Imboassica — Macaé (RJ) — 204 Anos em 2017.
Tem uma área de 5 quilômetros quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômetros do centro da cidade.
Igreja de Sant’Ana
A Igreja de Sant’Anna, segundo uma antiga lenda (lenda da santa fujona), que diz que a porta principal foi voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fugisse do altar, visto que sua imagem foi encontrada na ilha de Santana e como a fachada principal antigamente era voltada para leste,
A santa sentia saudades da sua ilha e sumia (fugia) do altar da igreja, sendo sempre encontrada novamente na ilha de Santana, então mudaram a fachada da igreja para o lado oposto, onde a santa não poderia mais avistar seu local de origem, e não mais poderia fugir.
A imagem da santa sumiu na década de 1990 e nunca mais foi encontrada.
Prédio com construção datada de 1630, localiza-se numa elevação de onde pode-se vislumbrar toda a cidade, junto a um cemitério de mesmo nome.
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “29 de Julho – Drica Moraes e Macaé (RJ) – 2017”