☺ CAPA • Camila Pitanga 40 Anos
▒ CIDADE • Santana do Mundaú (AL) 57 Anos
▒ NASCIMENTOS • Harriet Stowe • Alois Alzheimer • Margaret Bourke-White • Linda Batista • Gésio Amadeu • Professor Pasquale • Will Patton • Viviane Senna • Boy George • Steffi Graf • Marcos Pasquim • Lavínia Vlasak
▒ FALECIMENTOS • Afonso Pena • Max Weber • Cacilda Becker • Leila Diniz • Jorge Luis Borges • Henry Mancini • Jamelão • Zito
1 ▒ POSTER e VÍDEOS

2 ▒ NASCIMENTOS
Sérgio Cardoso e Ruth de Souza em cena de ‘A Cabana do Pai Tomás‘, de 1965 e que tinha a atriz como protagonista. Obra baseada no livro de Harriet Beecher Stowe.
1811 – Harriet Beecher Stowe ▒ Harriet Elizabeth Beecher Stowe, nascida Harriet Elizabeth Beecher (Litchfield, Connecticut, 14 de junho de 1811 — Hartford, 1 de julho de 1896) foi uma abolicionista e escritora estadunidense.[1] Autora de mais de dez livros, o mais famoso é o romance Uncle Tom’s Cabin (“A Cabana do Pai Tomás”), primeiramente publicado de forma serial, entre 1851 e 1852. Quando encontrou o presidente Abraham Lincoln, ele disse que foi ela que, com seu livro, que causou a Guerra Civil.[2]
1864 – Alois Alzheimer ▒ Aloysius Alzheimer (Marktbreit, 14 de junho de 1864 [1] — Breslau, 19 de dezembro de 1915[2]) foi um psiquiatra alemão conhecido sobretudo por ter sido o primeiro autor a reconhecer como entidade patognomônica distinta a doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome (doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer) Alzheimer trabalhou também com Emil Kraepelin, autor da primeira classificação moderna dos vários tipos de doença psicótica.
1904 — Margaret Bourke-White ▒ Margaret Bourke- White (Nova Iorque, 14 de junho de 1904 — Darien, Connecticut, 27 de agosto de 1971) foi uma fotógrafa estadunidense. Bourke-White foi a primeira repórter fotográfica da revista Fortune e da revista Life. Bourke-White foi retratada por Farrah Fawcett em Double Exposure: The Story of Margaret Bourke- White, um filme feito para a televisão, e por Candice Bergen, em 1982, no filme Gandhi.
1919 – Linda Batista ▒ Florinda Grandino de Oliveira (São Paulo, 14 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 17 de abril de 1988), mais conhecida como Linda Batista, foi uma cantora e compositora brasileira. Era filha de Batista Júnior e irmã de Dircinha Batista.
1947 – Gésio Amadeu ▒ Gésio Amadeu (Conceição do Formoso, distrito de Santos Dumont, Minas Gerais, 14 de junho de 1947) é um ator brasileiro de teatro, televisão e cinema. Na TV Globo participou da primeira versão de “Sinhá Moça” no papel de Fulgêncio. Atuou em 2013 como Alaor, na novela Flor do Caribe.
1955 – Professor Pasquale ▒ Pasquale Cipro Neto (Guaratinguetá, 14 de junho de 1955), ou simplesmente Professor Pasquale, é um professor de língua portuguesa e apresentador de TV. Pasquale foi o idealizador do programa da TV Cultura Nossa língua portuguesa, e foi colunista do jornal Folha de S.Paulo até dezembro de 2016[1].
1954 – Will Patton ▒ William Rankin “Will” Patton (14 de junho de 1954) é um ator americano. Ele estrelou como coronel Dan Weaver na série de ficção científica TNT Falling Skies . Ele também apareceu em filmes como Remember the Titans , Armageddon , Gone in 60 Seconds e The Punisher .
1958 – Viviane Senna ▒ Viviane Senna Lalli (São Paulo, 14 de junho de 1958) é uma psicóloga e empresária brasileira. É a irmã do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna e mãe do também piloto Bruno Senna.
Presidente do Instituto Ayrton Senna, fundado em 1994, com sede em São Paulo, ela é uma importante personalidade no Brasil quando se trata de políticas de desenvolvimento humano, especialmente aquelas que envolvem a educação.
1961 – Boy George ▒ George Alan O’Dowd (Londres, 14 de junho de 1961), conhecido pelo nome artístico de Boy George, é um famoso cantor e compositor britânico, e foi um dos cantores mais famosos e excêntricos da década de 1980. À frente do grupo Culture Club, grupo do movimento new wave fundado em 1984, Boy George se tornou um fenômeno cultural em todo o mundo, vendendo mais de 150 milhões de discos.
1969 – Steffi Graf ▒ Stefanie Maria Graf (Mannheim, 14 de junho de 1969) é uma ex-tenista da Alemanha radicada nos Estados Unidos. Filha de Peter Graf, é considerada uma das melhores tenistas da história, tendo conquistado 22 títulos de Grand Slam e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 de Seul. Foi a primeira tenista – e até hoje única entre homens e mulheres – a ter vencido os quatro torneios do Grand Slam e os Jogos Olímpicos na mesma temporada, completando o Golden Slam — nome dado ao feito que é considerado por muitos como extraordinário.
1969 – Marcos Pasquim ▒ Marcos Pasquim, nome artístico de Marcos Fábio Prudente (São Paulo, 14 de junho de 1969) é um ator brasileiro. Em 2011, na novela Morde & Assopra , interpretou o protagonista Abner, fazendo par com Adriana Esteves. Em 2013, interpretou o empresário ambicioso Carlito Prata no remake de Saramandaia.
1976 – Lavínia Vlasak ▒ Lavínia Gutmann Vlasak (Rio de Janeiro, 14 de junho de 1976) é uma atriz e ex-modelo brasileira. Estreou na televisão aos 20 anos, com a personagem, Lia, a filha rebelde do fazendeiro Bruno B. Mezenga, na novela O Rei do Gado, em 1996.
3 ▒ CAPA do DIA
Camila Pitanga
40 Anos
Camila Manhães Sampaio (Rio de Janeiro, 14 de junho de 1977) é uma atriz e ex-modelo brasileira.
Biografia
Em 1986, aos nove anos de idade, foi figurante no filme Quilombo, de Cacá Diegues.
Antonio Pitanga com seus filhos, Rocco e Camila Pitanga, ainda crianças.
Aos 11 anos tornou-se Clubete, uma das assistentes de palco da apresentadora Angélica no Clube da Criança, da extinta Rede Manchete.[3][4][5]
Estreou na TV com a minissérie Sex Appeal de Antônio Calmon,[1] e logo em seguida participou da novela Fera Ferida de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, ambas de (1993).
No cinema, seu primeiro trabalho foi no longa-metragem Super Colosso (1995).
Em 2000 ganhou seu primeiro papel de destaque, a índia Catarina Paraguaçu, na microssérie A Invenção do Brasil.
Camila Pitanga no filme ‘Caramuru – A Invenção do Brasil’.
Nesse mesmo ano, foi uma das protagonistas da série Garotas do Programa, ao lado de atrizes como: Mariana Hein, Zezé Polessa, Betty Gofman, Drica Moraes e Marília Pêra.
No ano seguinte interpretou Esmeralda, na novela Porto dos Milagres.
Em 2002 protagonizou a minissérie Pastores da Noite, exibida dentro da série Brava Gente, e em 2003, atuou como a médica Luciana, de Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos, onde fazia par romântico com Rodrigo Santoro, seu primo na trama.
Os dois demonstraram bastante química juntos, as cenas de amor versus ódio fazem sucesso até hoje no Youtube, bem como o jargão, “Amor de primo não acaba nunca”, embalada pelo sucesso “Amor Maior” do Jota Quest.
Antonio Pitanga com seus filhos, Rocco e Camila Pitanga.
Em 2005 despontou em Belíssima como Mônica Santana, irmã do personagem André.
Em 2007, após a recusa da atriz Mariana Ximenes para interpretar a prostituta Bebel de Paraíso Tropical de Gilberto Braga e Ricardo Linhares,[6] foi escalada para o papel, tendo conseguido bastante destaque com a personagem.
Bebel foi sua segunda antagonista e um dos principais fatores do sucesso da novela.
O autor Gilberto Braga chegou a duvidar que Camila conseguiria desempenhar bem o papel, que lhe rendeu bastante elogios, várias indicações e prêmios de Melhor Atriz.
Antonio Pitanga com sua filha, Camila Pitanga.
Bebel representa um divisor de águas em sua carreira, que lhe consagrou e a colocou no time dos principais atores do casting da Globo.
Durante a trama, a atriz recebeu convite para posar nua para a revista Playboy[7] graças ao seu enorme apelo sensual da personagem. Porém, a atriz afirmou não ver possibilidade de tirar a roupa para nenhuma revista masculina.
Em 2008 apresentou o musical Som Brasil e substituiu a atriz Luana Piovani no seriado dominical Faça sua História.
Entre 2009 e 2010 viveu sua primeira protagonista de novelas, a ex-empregada Rose, em Cama de Gato, novela de Duca Rachid e Thelma Guedes.[8]
Novela ‘Insensato Coração’ – Deborah Secco, Paola Oliveira e Camila Pitanga.
Em 2011, atuou em Insensato Coração de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, como a publicitária Carol, fazendo par romântico com André Gurgel, personagem de Lázaro Ramos, com quem tem um filho, mas envolve-se também com o personagem Raul Brandão, vivido por Antônio Fagundes.
Em 2012, retornou como apresentadora do Som Brasil[9] e foi escalada para protagonizar a novela Lado a Lado de Claudia Lage e João Ximenes Braga, junto a Marjorie Estiano.[10]
Antonia, Camila Pitanga e Ruth de Souza.
Em 2013 a atriz, fez uma temporada de ensaios pelo sertão nordestino com a peça O Duelo uma adaptação feita por Aury Porto da obra de Anton Tchékhov, onde passou alguns meses pelas cidades de Iracema, Arneiroz e Lavras da Mangabeira (ambas cidades do interior do Ceará).
Camila junto com todo elenco levaram cultura em forma de teatro à comunidades de menor porte e para a maioria das pessoas que nunca tiveram a oportunidade de assistir uma peça de teatro de perto.
Em 2015, interpreta a protagonista Regina da novela Babilônia de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.[11][12]
Em 2016, interpretou Maria Teresa na novela das 21 horas, Velho Chico de Benedito Ruy Barbosa, sua segunda protagonista do horário nobre.
Camila Pitanga com seu pai, Antonio Pitanga.
Também co- dirigiu com Beto Brant o documentário Pitanga, sobre seu pai Antônio, que foi premiado como melhor filme brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.[13].
Ainda em 2016 com o término da novela Velho Chico Camila e todo elenco de O Duelo retornaram ás cidades onde estiveram em 2013 no sertão nordestino (Iracema, Arneiroz e Lavras da Magabeira) para apresentarem a peça da mesma maneira que foi apresentada nas principais capitais do Brasil e também fora dele, sabe-se que em 2013 a temporada nas cidades foram apenas ensaios.
Vale lembrar que em Iracema a entrada ao espetáculo foi gratuita, a atriz ainda demonstrou muita humildade interagindo com os moradores da cidade e fazendo diversas fotos.
Vida pessoal
É filha do ator Antônio Pitanga e da atriz Vera Manhães, e irmã do também ator Rocco Pitanga.
Antonio Pitanga com a ex-esposa Vera e sua filha, Camila Pitanga, ainda bebê.
Em 2001, casou-se com o diretor de arte Cláudio Amaral Peixoto.
Em 19 de maio de 2008, deu à luz a Antônia, filha do casal. O nome da menina foi uma homenagem ao seu pai.[14] Em 2011, após 11 anos de relacionamento, ocorreu a separação do casal.[15][16]
Estudou no Colégio Pentágono, do Rio de Janeiro. É diretora do Movimento Humanos Direitos[17] e Embaixadora Nacional da ONU Mulheres.
Em 15 de setembro de 2016, enquanto Camila nadava junto com o ator Domingos Montagner no rio São Francisco, em um intervalo de gravação da novela ‘Velho Chico’, uma forte correnteza os arrastou.
Camila com o ator Domingos Montagner, em ‘Velho Chico’.
Camila conseguiu se salvar agarrando-se a uma rocha, mas Montagner foi encontrado morto por afogamento horas depois.
Filmografia
Televisão
Ano | Nome | Personagem | Notas |
---|---|---|---|
1993 | Sex Appeal | Vilma | |
1993 | Fera Ferida | Teresa Fronteira (Teresinha) | |
1995 | A Próxima Vítima | Patrícia Noronha | |
1996 | Malhação | Alexandra Bittencourt (Alex) | |
1998 | Pecado Capital | Rita (Ritinha) | |
1999 | Você Decide | Daniela Oliveira Pessoa | Episódio: “Transas de Família: Parte 1” |
2000 | Brava Gente | Elisa | Episódio: “Meia Encarnada Dura de Sangue” |
2000 | A Invenção do Brasil | Catarina Paraguaçu | |
2001 | Porto dos Milagres | Esmeralda | |
2002 | Pastores da Noite | Marialva | |
2002 | A Grande Família | Marina Silva | Episódio: “A Enorme Família / “Ô Velho Gostoso” |
2003 | Mulheres Apaixonadas | Luciana Ribeiro Alves | |
2003 | A Grande Família | Marina Souza | Episódio: “Como Rechear um Peru” |
2004 | Quem Vai Ficar com Mário? | Diana | Especial de Fim de Ano |
2005 | Belíssima | Mônica Santana | |
2007 | Paraíso Tropical | Francisbel dos Santos Batista (Bebel) | |
2008 | Faça Sua História | Cherry Davis | Episódio: “Super-Mamãe Suzete” / “A Estrela do Irajá” |
2008 | Som Brasil | Apresentadora | |
2009 | Cama de Gato | Rosenilde Pereira Brandão (Rose) | |
2011 | Insensato Coração | Carolina Miranda Brandão (Carol) [18][19] | |
2011 | A Grande Família | Kelly [20] | Episódio: “O Amor Custa Caro” |
2012 | Lado a Lado | Isabel Nascimento dos Santos [21] | |
2013 | A Grande Família | Marina Souza | Episódio: “Um Homem Chamado Flor” |
2014 | Sessão de Terapia | Rita Sanchez [22] | Temporada 3 |
2015 | Babilônia | Regina Rocha Loureiro Teixeira [23][24] | |
2016 | Velho Chico | Maria Tereza de Sá Ribeiro |
Cinema
Ano | Nome | Personagem |
---|---|---|
1984 | Quilombo | |
1995 | Super Colosso | |
2001 | Atlantis – O Reino Perdido | Kida (Voz) |
2001 | Caramuru – A Invenção do Brasil | Catarina Paraguaçu |
2003 | Bala Perdida | |
2004 | Redentor | Soninha |
2004 | Bendito Fruto | Choquita |
2004 | O Preço da Paz | Anésia |
2005 | O Signo do Caos | Furacão de Santos |
2005 | Sal de Prata | Cassandra |
2006 | Mulheres do Brasil | Esmeralda |
2007 | Saneamento Básico, o Filme | Silene |
2007 | Noel – Poeta da Vila | Ceci |
2010 | Lutas | Janaína |
2011 | Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios | Lavínia |
2013 | Uma História de Amor e Fúria | |
2016 | Pitanga | Documentário; co-diretora |
Teatro
Prêmios e Indicações
Ano | Premiação | Categoria | Trabalho indicado | Resultado | Ref |
---|---|---|---|---|---|
2001 | Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro | Melhor Atriz | Caramuru | Indicado | [32] |
2004 | Grande Prêmio Cinema Brasil | Melhor Atriz Coadjuvante | Bendito Fruto | Indicado | [33] |
2005 | Prêmio Qualidade Brasil | Melhor Atriz | Sal de Prata | Indicado | |
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro | Melhor Atriz Coadjuvante | Indicado | [34] | ||
2007 | Melhor Atriz Coadjuvante | Saneamento Básico, o Filme | Indicado | [35] | |
Prêmio Tudo de Bom – Jornal O Dia | Melhor Atriz | Paraíso Tropical | Venceu | ||
Prêmio Qualidade Brasil | Melhor Atriz | Venceu | |||
Prêmio Quem de Televisão | Melhor Atriz | Venceu | [36] | ||
Prêmio Extra de Televisão | Melhor Atriz | Venceu | [37] | ||
Melhores do Ano | Melhor Atriz | Venceu | [38] | ||
2008 | Prêmio Faz Diferença – Jornal O Globo | Revista da TV | Venceu | ||
Troféu APCA | Melhor Atriz | Venceu | [39] | ||
Troféu Imprensa | Melhor Atriz | Venceu | [40] | ||
Troféu Internet – SBT | Melhor Atriz | Venceu | |||
Prêmio Contigo! de TV | Melhor Atriz | Venceu | [41] | ||
Melhor Par Romântico | Venceu | ||||
Prêmio Contigo! do Cinema Nacional | Melhor Atriz Coadjuvante | Noel: Poeta da Vila | Indicado | ||
2010 | Prêmio Qualidade Brasil | Melhor Atriz | Cama de Gato | Indicada | [42] |
2011 | Prêmio Quem de Televisão | Melhor Atriz Coadjuvante | Insensato Coração | Indicada | |
Festival do Rio | Melhor Atriz | Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios | Venceu | [43] | |
Amazonas Film Festival | Melhor Atriz | Venceu | [44] | ||
2012 | Prêmio Contigo! do Cinema Nacional | Melhor Atriz | Venceu | [45] | |
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro | Melhor Atriz | Venceu | [46] | ||
2013 | Festival de Cinema SESC (Critics Award) | Melhor Atriz | Venceu | [47] | |
Festival de Cinema SESC (Audience Award) | Melhor Atriz | Venceu | |||
Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema | Melhor Atriz | Venceu | [48] | ||
2016 | Prêmio Extra de Televisão | Melhor Atriz | Velho Chico | Indicada | [49] |
Melhores do Ano | Melhor Atriz de Novela | Venceu | |||
2017 | Troféu Internet | Melhor Atriz | Pendente |
Camila Pitanga – Trabalho e maternidade
“Sou uma pessoa conciliadora e gosto de missões difíceis … e de me desafiar. Não me facilito. Muitas vezes as mulheres ficam na dúvida: serem realizadas profissionalmente, serem mães ou conciliar os dois. A sociedade hoje exige muitos papéis.”
Camila Pitanga / Fonte: Mensagens com Amor
Camila Pitanga
Camila Manhães Sampaio
(Rio de Janeiro, 14 de junho de 1977)
40 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1822 – Assinada Ata de Vereação em Santo Amaro (Bahia), o 1º documento a manifestar oficialmente o desejo de independência do Brasil.
- 1846 – Fundação do estado norte-americano da California
- 1900 – Havaí se torna parte do Estados Unidos.
- 1926 – Brasil deixa a Sociedade das Nações.
1942 – Anne Frank começa a escrever o seu diário.
- 1966 – O Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (Índice de livros proibidos).
- 1982 – Termina a Guerra das Malvinas, entre Argentina e Grã-Bretanha, com a rendição por parte dos argentinos em Port Stanley.
- 1985 – Assinatura do Acordo Schengen, uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários, em um total de 30 países.
5 ▒ FALECIMENTOS
1909 — Afonso Pena ▒ Afonso Augusto Moreira Pena (Santa Bárbara, 30 de novembro de 1847 — Rio de Janeiro, 14 de junho de 1909) foi um advogado e político brasileiro. Membro do Partido Republicano Mineiro, foi o 6º Presidente do Brasil.
1920 — Max Weber ▒ Karl Emil Maximilian Weber (pronúncia em alemão: ˈmaks ˈveːbɐ; Erfurt, 21 de abril de 1864 — Munique, 14 de junho de 1920) foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.
1969 — Cacilda Becker ▒ Cacilda Becker Iaconis (Pirassununga, 6 de abril de 1921 – São Paulo, 14 de junho de 1969) foi uma atriz brasileira. Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo; fez três filmes (Luz dos Seus Olhos em 1947, Caiçara, em 1950 e Floradas na Serra, em 1954) e uma telenovela (Ciúmes, em 1966), na TV Tupi.
1972 — Leila Diniz ▒ Leila Roque Diniz (Niterói, 25 de março de 1945 — Nova Délhi, Índia, 14 de junho de 1972) foi uma atriz brasileira. Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em telenovelas. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais.
1986 — Jorge Luis Borges ▒ Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino de ascendência judaico- portuguesa. Os seus livros mais famosos são Ficciones (1944) e O Aleph (1949).
1994 — Henry Mancini ▒ Henry Mancini, nascido Enrico Nicola Mancini, (Cleveland, 16 de abril de 1924 — Beverly Hills, 14 de junho de 1994) foi um compositor, pianista e arranjador americano. É um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e o cinema, ganhando um número considerável de prêmios Grammy.
2008 — Jamelão ▒ José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 – Rio de Janeiro, 14 de junho de 2008), foi um cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira.
2015 — Zito ▒ José Ely de Miranda, mais conhecido por Zito (Roseira, 8 de agosto de 1932 – Santos, 14 de junho de 2015), foi um futebolista brasileiro.[1] Em 1952 foi contratado pelo Santos onde jogou até sua aposentadoria. Pela seleção brasileira jogou nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Foi responsável por revelar diversos jogadores, entre eles Robinho, Diego e Neymar para o clube.[3]
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia Mundial do Doador de Sangue
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
1940 – Segunda Guerra Mundial: o exército alemão invade Paris.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
14 |
Água Fria de Goiás (GO) |
14 |
Aragominas (TO) |
14 |
Santana do Mundaú (AL) |
14 |
São João Batista (MA) |
Santana do Mundaú – AL
57 Anos
14 de junho de 1960
Santana do Mundaú é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2007 era de 11 663 habitantes.
O município de Santana do Mundaú é conhecido como “A terra da Laranja Lima” por ser o maior produtor e maior importador da fruta no estado de Alagoas.
Etimologia
“Mundaú” é um termo da língua tupi que significa “Rio dos Ladrões”[6], através da junção dos termos mondá (“roubar”)[7] e ‘y (“água”)[8].
Economia
O município é conhecido por ser um forte produtor de laranja para exportação. A agricultura familiar também é bastante expressiva no município. O município e um potencial produtor de banana comprida devido sua localização geográfica.
Cachoeira de Xiringa – Santana do Mundaú (AL) – 57 Anos.
Comunicação
A cidade tem retransmissores dos seguintes canais de TV aberta: 04 – TV Novo Tempo, 08 – TV Pajuçara (Record), 10 – TV Alagoas (Sbt) e 13 – TV Gazeta Alagoas (Globo).
Não possui nenhuma emissora de rádio FM.
Possui cobertura de telefonia fixa pela Oi e telefonia móvel pela Vivo, com sinal 3G.
É possível também utilizar serviços de voz e SMS das operadoras Oi, Claro e Tim através de Roaming (parceria entre as operadoras que possibilita acesso ao serviço de uma operadora na área de cobertura da outra).
A internet banda larga é proporcionada pela Oi Velox, Zumbi Net e Veloo Net.
Igreja Matriz na Praça Santa Ana – Santana do Mundaú (AL) – 57 Anos.
Cultura
O município também é um celeiro de poetas populares. Entre eles destacam-se o repentista Everaldo Caetano com mais de 30 anos de ofício.
O poeta com sua viola faz cantorias na região do Vale do Mundaú com outros cantadores e prende a atenção de todos com seus versos improvisados.
Outro nome da poesia na cidade é Cicero Manoel, um cordelista jovem que tem se destacado na mídia alagoana nos últimos anos. Cicero Manoel é autor de inúmeros cordéis, muitos já publicados em folhetos.
Bica do Jasson – Santana do Mundaú (AL) – 57 Anos.
Em 2014 o poeta editou seu primeiro livro intitulado “Versos de um cordelista”. Outro grande artista da cidade é o cantor forrozeiro Arany do Gado, que tem se destacado e conquistado fãs na zona da mata alagoana com seus forrós de vaquejada.
Bandeira
A bandeira municipal foi feita por Adeilda Jeronimo Cardoso e Rodrigues.
Banho na cachoeira de Xiringa – Santana do Mundaú (AL) – 57 Anos.
Telefones Úteis
- Aeroporto(82) 3214-4000
- Bombeiros(82) 193
- Câmara Municipal(82) 3289-1178
- Companhia Telefônica(82) 1-0331
- Conselho Tutelar(82) 3289-9123
- Correios(82) 3289-1155
- DER/DETRAN(82) 3315-2233
- Hospital de Pronto Socorro – HPS(82) 3221-5939
- Polícia/Delegacia(82) 3289-1196
- PROCON(82) 1512
- Rodoviária(82) 3289-1263
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “14 de Junho – Camila Pitanga e Santana do Mundaú (AL) – 2017”