☺ CAPA • Daniel Day-Lewis
▒ CIDADE • Campos do Jordão (SP)
▒ NASCIMENTOS • William Hearst • Osório Duque-Estrada • Duke Ellington • Willie Nelson • Zubin Mehta • Dedé Santana • Nana Caymmi • Roberto Talma • Michelle Pfeiffer • Uma Thurman • Andre Agassi • Monique Alfradique • Joanna Maranhão • Sophie Charlotte
▒ FALECIMENTOS • Ludwig Wittgenstein • Alfred Hitchcock • Gonzaguinha • Eduardo Mascarenhas • Octávio Frias • Bob Hoskins
NASCIMENTOS
1936 – Dedé Santana ▒ Manfried Sant’Anna, mais conhecido como Dedé Santana, (Niterói, 29 de abril de 1936) é um ator, apresentador, diretor, dublador, humorista e roteirista brasileiro, muito conhecido por ter integrado o grupo humorístico Os Trapalhões.
Filho do palhaço Picolino e da contorcionista Ondina Santana, Dedé foi criado por uma família, que é descendente de ciganos, entre artistas de circo. Entrou no seu primeiro espectáculo circense apenas com três meses de vida. No picadeiro fez barra, trapézio, globo da morte e foi palhaço de matinê[4]. É sobrinho do também comediante Colé Santana.[5]
1863 — William Randolph Hearst ▒ William Randolph Hearst ( /hɜst/; 29 de abril de 1863 – 14 de agosto de 1951) foi um empresário americano do ramo de editoras que criou uma enorme rede de jornais. Seus métodos influenciaram a indústria do jornalismo nos Estados Unidos. Sua vida serviu de inspiração para o personagem principal do filme Citizen Kane, de Orson Welles.[8]
1870 – Osório Duque-Estrada ▒ Joaquim Osório Duque-Estrada (Vassouras, 29 de abril de 1870 — Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1927) foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. Seu primeiro livro, um livro de poemas, foi Alvéolos (1886). É o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro (m. 1927).
1899 – Duke Ellington ▒ Edward Kennedy “Duke” Ellington (Washington, 29 de Abril de 1899 — Nova Iorque, 24 de Maio de 1974) foi um compositor de jazz, pianista e líder de orquestra estadunidense eternizado com a alcunha de “The Duke” e distinguido com a Presidential Medal of Freedom (condecoração americana) em 1969 e com a Legião de Honra (condecoração francesa) em 1973, sendo ambas as distinções as mais elevadas que um civil pode receber. Foi ainda o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e foi honoris causa nas mais importantes universidades do mundo.
1936 – Zubin Mehta ▒ Edward Kennedy “Duke” Ellington (Washington, 29 de Abril de 1899 — Nova Iorque, 24 de Maio de 1974) foi um compositor de jazz, pianista e líder de orquestra estadunidense eternizado com a alcunha de “The Duke” e distinguido com a Presidential Medal of Freedom (condecoração americana) em 1969 e com a Legião de Honra (condecoração francesa) em 1973, sendo ambas as distinções as mais elevadas que um civil pode receber. Foi ainda o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e foi honoris causa nas mais importantes universidades do mundo.
1941 – Nana Caymmi ▒ Nana Caymmi (nascida Dinahir Tostes Caymmi, Rio de Janeiro, 29 de abril de 1941) é uma cantora brasileira. Em 2013, em comemoração antecipada ao centenário do pai Dorival Caymmi (1914-2008), grava pela Som Livre junto com seus irmãos Dori e Danilo, o álbum intitulado CAYMMI, indicado em 2014 ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.[2]
1945 — Tammi Terrell, cantora norte-americana (m. 1970). ▒ Tammi Terrell (nascida como Thomasina Winifred Montgomery) (29 de abril de 1945 – 16 de março de 1970) foi uma cantora de soul norte- americana, mais conhecida pelos seus trabalhos desenvolvidos na Motown e por seus duetos com Marvin Gaye. Ainda adolescente, ela gravou para aos selos Scepter Records/Wand Records, Try Me Records e Checker Records.
1949 – Roberto Talma ▒ Roberto Talma (São Paulo, 29 de abril de 1949 — Rio de Janeiro, 23 de abril de 2015) foi um produtor cinematográfico e diretor de televisão brasileiro. Conhecido por seu estilo ágil e versátil, tem em seu currículo grandes sucessos. Foi casado com a atriz Maria Zilda Bethlem.
1958 – Michelle Pfeiffer ▒ Michelle Pfeiffer Schindler ( /ˈfaɪfər/;Santa Ana, 29 de abril de 1958) é uma atriz, cantora e modelo americana, vencedora de um Globo de Ouro, BAFTA e Urso de Prata, e indicada a 3 prêmios Oscar, reconhecida como uma das mais talentosas de sua geração. Conhecida por interpretar Selina Kyle em Batman: O Retorno.
1970 – Uma Thurman ▒ Uma Karuna Thurman (Boston, 29 de abril de 1970) é uma atriz norte- americana vencedora de 1 Globo de Ouro e indicada ao Oscar. Ela ficou famosa por fazer papéis destacados nos filmes do diretor-escritor Quentin Tarantino, Pulp Fiction, e na sequência de duas partes Kill Bill.
1970 – Andre Agassi ▒ Andre Kirk Agassi (Las Vegas, Estados Unidos, 29 de Abril de 1970) é um ex-tenista profissional norte-americano. Ganhou oito títulos do Grand Slam e é um dos oito tenistas a ter vencido todos os quatro torneios do Grand Slam (Andre Agassi –1999–, Roger Federer –2009–, Rafael Nadal –2010– e Novak Djokovic –2016– conquistaram o feito na era moderna, em superfícies diferentes.
1986 – Monique Alfradique ▒ Monique de Araújo Alfradique (Niterói, 29 de abril de 1986) é uma atriz brasileira. A vontade de se tornar atriz começou com teatro infantil e campanhas publicitárias. Iniciou na televisão como paquita no Programa da Xuxa, exibido pela Rede Globo, onde trabalhou de 1999 a 2002.[1] Depois de fazer algumas participações em Malhação e Agora É que São Elas,[1] conseguiu seu primeiro papel de protagonista na novela A Lua Me Disse.[2]
1987 – Joanna Maranhão ▒ Joanna de Albuquerque Maranhão Bezerra de Melo (Recife, 29 de abril de 1987) é uma nadadora brasileira. Com dezessete anos de idade, foi finalista nas Olimpíadas de 2004 em Atenas, na Grécia, onde terminou em quinto lugar nos 400 metros medley, a melhor colocação obtida até hoje por uma nadadora brasileira.
1989 – Sophie Charlotte ▒ Sophie Charlotte Wolf Silva (Hamburgo, 29 de abril de 1989) é uma atriz e bailarina brasileira nascida na Alemanha. Ficou conhecida por interpretar Angelina Maciel na décima quinta temporada da novela teen Malhação, em 2007.
CAPA de 29 de Abril de 2017
1957 – Daniel Day-Lewis ▒ Sir Daniel Michael Blake Day-Lewis, Kt (Londres, 29 de abril de 1957) é um premiado ator inglês, com dupla nacionalidade, britânica e irlandesa.
Em fevereiro de 2013, ele tornou-se o primeiro a conquistar pela terceira vez o Oscar de melhor ator por seu trabalho no filme Lincoln, de Steven Spielberg.[2]
Nascido e criado em Londres, filho de um poeta e de uma atriz, destacou-se no palco do National Youth Theatre, antes de ser aceito na Bristol Old Vic Theatre School, na qual estudou por três anos. Apesar de sua educação e formação tradicional no Bristol Old Vic, Daniel é conhecido por empregar a técnica de atuação conhecida como “O Método“.
Ele é um dos mais seletivos atores da indústria cinematográfica, tendo aparecido em apenas cinco filmes desde 1998, com períodos de até cinco anos entre produções. Privado, Daniel raramente dá entrevistas e faz poucas aparições públicas.
Daniel Day-Lewis alternou entre teatro e cinema no começo da década de 1980, quando entrou para a Royal Shakespeare Company. Interpretou Romeu em Romeu e Julieta e Fluta em Sonho de uma Noite de Verão, antes de aparecer no filme The Bounty de 1984. Seu primeiro papel aclamado pela crítica foi My Beautiful Laundrette (1985), ganhado um mais amplo reconhecimento público com A Room with a View (1985). Assumiu então seu papel de ator principal em Insustentável Leveza do Ser (1988).
Um dos atores mais aclamados de sua geração, Day-Lewis ganhou vários prêmios, incluindo três prêmios Óscar de Melhor Ator por suas performances em My Left Foot (1989), There Will Be Blood (2007) e Lincoln (2012), sendo também nomeado por Em Nome do Pai (1993) e Gangs of New York (2002). Entre outros prêmios, ganhou também quatro BAFTA de Melhor Ator, três prêmios Screen Actors Guild e dois Globos de Ouro. Em 2012, a revista Time declarou Day-Lewis the “World’s Greatest Actor.” Por sua contribuição ao teatro, foi condecorado cavaleiro em 2014 pelo príncipe William no Palácio de Buckingham.
Day-Lewis cursou escolas públicas, mas deixou as salas de aulas aos 13 anos. Logo conseguiu papel no drama Sunday Bloody Sunday (Domingo Sangrento), de John Schlesinger. Se apaixonou pelas artes dramáticas e, dedicado, empenhou-se em apreender o máximo possível acerca do ofício. Tanto que só voltaria às telas (de televisão, diga-se de passagem) dez anos depois, quando já se considerava maduro o suficiente para expor seu talento e sua técnica.
Até lá, procurou embasamento no teatro. Estudou com as melhores companhias britânicas, como a do Old Vic e a Royal Shakespeare Academy, onde foi bastante elogiado. Se não me permitissem atuar como válvula de escape, não haveria lugar para mim na sociedade, conta.
“Pelo o que me lembro, a coisa que me deu o sentimento de admiração e renovação … sempre foi a obra de outros atores.”
“For as long as I can remember, the thing that gave me a sense of wonderment and renewal… has always been the work of other actors.”
Daniel Day-Lewis – Fonte: Brainy Quote
Sir Daniel Michael Blake Day-Lewis, Kt
(Londres, 29 de abril de 1957)
EVENTOS HISTÓRICOS
- 1707 – Escócia e Inglaterra são unificadas, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha.
- 1851 – Realizada a primeira viagem experimental com uma locomotiva elétrica. O teste foi feito em Washington.
- 1938 – Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.
1953 — A primeira emissora experimental de televisão 3D dos Estados Unidos exibe um episódio de Space Patrol na afiliada da ABC de Los Angeles KABC-TV.
- 1975 — Operação Vento Constante: os Estados Unidos começam a evacuar cidadãos norte- americanos de Saigon antes de uma esperada invasão dos norte-vietnamitas. O envolvimento dos Estados Unidos na guerra chega ao fim.
1988 – Glasnost: o líder soviético Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.
- 1989 – Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão; os hooligans iniciaram uma briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.
- 1997 – Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam.
- 2010 – É lançado, no Conservatório Nacional de Lisboa, o primeiro número da Revista “Glosas“, a primeira e única publicação dedicada à música erudita lusófona.
2016 — Última edição do Jornal do Commercio, o jornal mais antigo em circulação na América Latina.
FALECIMENTOS
1951 – Ludwig Wittgenstein ▒ Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico. Foi um dos principais atores da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente.
1980 – Alfred Hitchcock ▒ Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de abril de 1980) foi um cineasta britânico. Considerado o “Mestre do suspense”, foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de filmes desse gênero de todos os tempos.
1991 – Gonzaguinha ▒ Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945 – Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro. Caracterizado por uma postura de crítica à ditadura, foi visado pelo DOPS. Assim, das 72 canções mostradas a esse órgão, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, Comportamento Geral. Em 1975, dispensou os empresários e tornou-se um artista independente, o que fez em 1986 fundar o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos.
1997 — Eduardo Mascarenhas ▒ Eduardo Mascarenhas (Rio de Janeiro, 6 de julho de 1942 – Rio de Janeiro, 29 de abril de 1997) foi um psicanalista e político brasileiro. Famoso na década de 1980 pela participação em vários programas de TV, como o TV Mulher, Eduardo Mascarenhas sofreu por ter denunciado, junto com Hélio Pellegrino, a conivência do então presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise com Amílcar Lobo e com as torturas praticadas durante o regime militar, chegando a ser expulso daquela associação.
2007 —Octávio Frias de Oliveira ▒ Octavio Frias de Oliveira (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1912 — São Paulo, 29 de abril de 2007) foi um jornalista, editor e empresário brasileiro. Notabilizou-se por transformar a Folha de S.Paulo –comprada por ele em agosto de 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho- em um dos mais influentes veículos de comunicação do país.
2014 — Bob Hoskins ▒ Robert William “Bob” Hoskins, Jr. (Bury St Edmunds, 26 de outubro de 1942 — Londres, 29 de abril de 2014) foi um ator inglês. Conhecido inicialmente por interpretar personagens brutos, psicopatas, e gângsteres de origem cockney, em filmes como The Long Good Friday, de 1980, e Mona Lisa, de 1986. Desde então interpretou papéis mais leves e cômicos, como Eddie Valiant em Who Framed Roger Rabbit (br: Uma Cilada para Roger Rabbit), de 1988, e Smee em Hook (br: Hook – A volta do Capitão Gancho), de 1991, de 1993 Super Mario Bros.
FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia Verde, feriado que dá início a Golden Week japonesa (Japão)
- Dia Internacional da Dança
TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 711 – Invasão muçulmana da península Ibérica: as tropas de Tariq ibn Ziyad desembarcam em Gibraltar.
- 1992 — Distúrbios de Los Angeles: início dos distúrbios após a absolvição de policiais acusados de força excessiva contra Rodney King. 53 pessoas morreram e centenas de edifícios foram destruídos.
- 1994 – Rubens Barrichello sofre acidente grave durante os treinos no GP de San Marino.O Fim de Semana seria seguido pelas mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna na mesma pista.
2015 — Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico, nome dado ao episódio ocorrido em 29 de abril de 2015, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, no Estado do Paraná, também chamado de “massacre” , tamanha a violência empregada pela polícia, por ordem do governo contra os manifestantes que o acontecimento chegou a ter repercussão internacional. Os manifestantes tentaram impedir a aprovação na Alep de uma proposta governamental potencialmente inconstitucional que tencionava desviar verbas da previdência dos servidores públicos estaduais para o caixa do governo, tornando posteriormente inviável esse já combalido fundo previdenciário.
CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE
Campos do Jordão – SP
143 anos
29 de abril de 1874
Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. Sua população estimada, em 2014, era de 50 541 habitantes. [4]
A cidade fica à altitude de 1 628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Dista 173 km da cidade de São Paulo[2], 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte. Sua principal via de acesso é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.
Em 29 de abril de 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e a data passou a ser considerada a data oficial de fundação do município. Em 1934, Campos do Jordão emancipou-se de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo paulista.
Campos do Jordão – SP – Hotel Home Green Home
Os primeiros habitantes conhecidos da região foram índios pertencentes a várias etnias: puris, caetés, guarulhos e cataguás. A partir do século XVI, a região começou a ser percorrida por desbravadores de origem portuguesa, como Martim Corrêa de Sá, Gaspar Vaz da Cunha e Inácio Caetano Vieira de Carvalho. A família deste último vendeu suas terras na região para Manuel Rodrigues do Jordão, cujo sobrenome veio a conferir à região seu nome atual. As terras de Jordão foram loteadas e vendidas na segunda metade do século XIX.
Bairro Vila Capivari, centro turístico de Campos do Jordão – SP.
A temperatura média compensada anual gira em torno dos 14 °C,[11] chegando a cair para abaixo de zero no inverno, com sensação térmica que pode ser ainda menor.[12] Apesar de situada em altitude elevada, a ocorrência de neve em Campos do Jordão é rara, tendo sido registrada em anos como 1928, 1942, 1947 e 1966.[13]
Pedra do Baú, no Parque Estadual de Campos do Jordão – SP.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a temperatura mínima absoluta registrada em Campos do Jordão de -7,2 °C em 6 de junho de 1988.[14] Fora desse período há outros registros não oficiais de temperatura ainda menores, como de -7,4 °C em 26 de junho de 1918, -8 °C em 25 de julho de 1923[15] e -8,7 ºC em julho de 1926.[16] A máxima absoluta no mesmo período foi de 30,5 ºC em 17 de setembro de 1961.[17]
Centro de Capivari, ponto turístico de Campos do Jordão – SP.
Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita. Em setembro, realiza o Festival da Viola. Campos do Jordão abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública.
Campos do Jordão – SP – Pórtico da cidade.
Também possui o Museu Casa da Xilogravura – o maior em seu tipo existente no país – e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto. Junto à fábrica do Chocolate Araucária, pode-se conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e visitar o Museu do Chocolate.[26]
GALERIA de FOTOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “29 de Abril – Daniel Day-Lewis e Campos do Jordão (SP) – 2017”