☺ CAPA • Mariana Ximenes
▒ CIDADE • Timbó Grande (SC)
▒ NASCIMENTOS • David Hume • Eugène Delacroix • Ludwig Wittgenstein • Charles Richter • Mário Tupinambá • Agildo Ribero • Manga • Roger Taylor • Jet Li • Jordana Brewster • Channing Tatum • Diogo Nogueira • Fabrício Boliveira
▒ FALECIMENTOS • Edmund Husserl • Count Basie • Lucille Ball • Thaís de Andrade
NASCIMENTOS
1932 — Agildo Ribeiro ▒ Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1932)[1] é um ator e humorista brasileiro. Agildo foi o primeiro ator a ter interpretado João Grilo, o personagem central da peça de Ariano Suassuna Auto da Compadecida.
Um humorista de enorme sucesso nos anos 70 tanto no Brasil como em Portugal, co- estrelou diversos programas de humor da Rede Globo ao lado de Jô Soares, Paulo Silvino e Chacrinha. Naquela fase, o seu programa mais famoso foi Planeta dos Homens[3].
1711 – David Hume ▒ David Hume (Edimburgo, 7 de maio (ou 26 de abril–Antigo) de 1711 – Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo, historiador e ensaísta britânico nascido na Escócia que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. Ao lado de John Locke e George Berkeley, David Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico, sendo considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental. [1][2]
1798 — Eugène Delacroix ▒ Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
1889 — Ludwig Wittgenstein ▒ Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico. Foi um dos principais atores da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente.
1900 — Charles Francis Richter ▒ Charles Francis Richter (Hamilton, 26 de abril de 1900 — Pasadena, 20 de abril de 1985) foi um sismólogo estadunidense. Richter ficou famoso ao criar, em colaboração com Beno Gutenberg, uma escala que quantifica a grandeza (energia libertada) pelos terremotos, que ele usou pela primeira vez em 1935.
1932 — Mário Tupinambá ▒ Juvemário de Oliveira Tupinambá (Nazaré das Farinhas, 26 de abril de 1932 – Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2010) foi um humorista e redator brasileiro, conhecido por ter interpretado o personagem Bertoldo Brecha na Escolinha do Professor Raimundo e da Escolinha do Barulho. Entre os bordões imortalizados pelo personagem de Mário Tupinambá estão “Camarão é a mãe” e “Veeeeeenha!”.
1937 — Manga ▒ Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga (Recife, 26 de abril de 1937) é um ex-futebolista brasileiro. Manga foi, segundo a crítica especializada, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro.
1960 — Roger Andrew Taylor ▒ Roger Andrew Taylor (Bromwich, Inglaterra, 26 de abril de 1960) é o baterista da banda new-romantic Duran Duran. É filho de Hugh e Jean Taylor e possui um irmão chamado Steven.
1963 — Jet Li ▒ Li Lianjie (Pequim, 26 de Abril de 1963), mais conhecido pelo seu nome artístico Jet Li, é um ator, produtor de cinema, artista marcial e campeão de wushu, que nasceu em Pequim, China, posteriormente naturalizado singapurense.
1980 — Jordana Brewster ▒ Jordana Brewster (Cidade do Panamá, 26 de abril de 1980) é uma atriz e modelo americana, e brasileira, nascida no Panamá. É mais conhecida por fazer parte do elenco do filme Velozes e Furiosos e por pertencer ao elenco principal da continuação da série Dallas, entre 2012 e 2014.
1980 — Channing Tatum ▒ Channing Matthew Tatum (Cullman, 26 de abril de 1980) é um ator, dançarino, produtor e modelo norte-americano. Ele iniciou sua carreira como modelo.
1981 — Diogo Nogueira ▒ Diogo Nogueira (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1981) é um cantor, compositor e apresentador de televisão brasileiro. Filho do músico João Nogueira. Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010. É apresentador do programa Samba na Gamboa, na TV Brasil[5] e na TV Cultura. Em 2012, Diogo lançou a coletânea Samba Book – João Nogueira em homenagem à obra de seu pai.
1982 — Fabrício Boliveira ▒ Genisson Fabrício Boliveira Pereira, mais conhecido como Fabrício Boliveira[1] (Salvador, 26 de abril de 1982), é um ator brasileiro. A estreia de Fabrício Boliveira na televisão foi em 2006, com o escravo Bastião, de Sinhá Moça(2006), que chamou atenção pelo tom de dissimulação do personagem e pela desenvoltura do novato no vídeo. Pelo papel, ganhou o Prêmio Contigo de ator revelação em 2007.
Em “Faroeste Caboclo“, a adaptação ao cinema da música da Legião Urbana, Fabrício Boliveira faz o protagonista João de Santo Cristo, junto de Ísis Valverde que vive Maria Lúcia e Felipe Abib como Jeremias.
CAPA de 26 de Abril de 2017
1981 — Mariana Ximenes ▒ Mariana Ximenes do Prado Nuzzi (São Paulo, 26 de abril de 1981)[1][2] é uma atriz brasileira.
Em 1998, aos dezessete anos, estreou na televisão na telenovela Fascinação do SBT, em que viveu “Emília”.
O sucesso viria a acontecer com a telenovela Uga- Uga. Na trama de Carlos Lombardi, Mariana interpretou a personagem Bionda, que lhe rendeu o prêmio de atriz revelação do programa Domingão do Faustão e popularidade entre as crianças. A marca de brinquedos Estrela (empresa) tinha um acordo comercial com a Rede Globo e lançou a boneca Susi Uga Uga inspirada na personagem “Bionda”.[13]
No ano de 2002, fez uma participação no seriado humorístico Os Normais,[18] em A Turma do Didi como “Glorinha” e em Brava Gente no episódio Arioswaldo e o Lobisomem como Branca Luz, ao lado de Murilo Rosa e Tadeu Mello.[19]
Ainda em 2002, fez sua terceira participação no cinema, no filme O Invasor, que lhe rendeu o prêmio de Melhor atriz coadjuvante no Festival do Recife e no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro.[20][21][22]
Em 2003, interpretou a personagem “Rosário” em A Casa das Sete Mulheres,[23] papel que lhe rendeu o prêmio de melhor par romântico junto com o ator Thiago Fragoso no Prêmio Contigo. Em 2005, fez parte do elenco da novela América como a rebelde “Raíssa”.
No ano de 2010, foi escalada para viver “Clara Medeiros” na telenovela Passione, a primeira vilã da carreira da atriz. Ela se baseou em Bette Davis para poder compôr a personagem, assim como algumas vilãs de outras telenovelas brasileiras, como “Nazaré” de Renata Sorrah em Senhora do Destino e “Maria de Fátima” de Gloria Pires em Vale Tudo. A caracterização da personagem também fez algumas mudanças em seu visual, adotando cabelos mais compridos e roupas ousadas.[38]
Entre maio e novembro de 2016, Mariana protagonizou Haja Coração, releitura de Sassaricando, grande sucesso de Silvio de Abreu, vivendo a inesquecível Tancinha[61], papel que foi de Cláudia Raia na trama de 1987.
Recentemente, gravou o longa Detetives do Prédio Azul – O Filme, vivendo a vilã Bibi da Capa Preta[63].
“Sou menininha, não sou mulherão. Ainda durmo com uma camisola que tem um Garfield estampado.”
– Mariana Ximenes. Fonte: Frases Famosas
Mariana Ximenes do Prado Nuzzi
(São Paulo, 26 de abril de 1981)
Mariana Ximenes (no centro) com Sheron Menezzes (esq.) e Paolla Oliveira (dir.).
EVENTOS HISTÓRICOS
- 1336 — Francesco Petrarca sobe até ao cimo do Monte Ventor.
- 1500 — É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.
1952 — É publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.
- 1954 — Começa a Conferência de Genebra, um esforço para restaurar a paz na Indochina e na Coreia.
- 1960 — Forçado pela Revolução de Abril, o presidente sul-coreano Syngman Rhee renuncia após doze anos de governo ditatorial.
- 1962 — A sonda da NASA, Ranger 4, se espatifa no lado oculto da Lua.
- 1964 — Tanganica e Zanzibar fundiram-se para formar a Tanzânia.
1965 — É inaugurada no Rio de Janeiro a TV Globo, que se tornaria a Rede Globo de Televisão.
- 1970 — Entra em vigor a Convenção para o Estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
- 1994 — Primeiras eleições multirraciais na África do Sul.
- 2005 — Sob pressão internacional, a Síria retira os últimos 14 000 militares do Líbano, terminando assim 29 anos de ocupação militar desse país.
- 2005 — Ocupação do Líbano pela Síria: sob pressão internacional, a Síria retira os últimos 14 000 militares do Líbano, terminando assim com 29 anos de ocupação militar desse país.
2006 — Dalai Lama, líder religioso budista, faz visita ao Brasil.
O Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano, em se tratando de um monge e lama, é reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano. Também foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa.
O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ou Administração Central Tibetana. “Lama” é um termo geral que se refere aos mestres budistas tibetanos.
O atual Dalai Lama é muitas vezes chamado de “Sua Santidade” por ocidentais, embora este pronome de tratamento não exista no tibetano, não se tratando de uma tradução. Tibetanos podem referir-se a ele através de epítetos tais como Gyawa Rinpoche que significa “grande protetor”, ou Yeshe Norbu, a “grande joia”.
- 2012 – Ex-presidente liberiano Charles Taylor é condenado por crimes de guerra durante a Guerra Civil de Serra Leoa.
FALECIMENTOS
1938 — Edmund Husserl ▒ Edmund Gustav Albrecht Husserl (alemão: [ˈhʊsɐl]; Proßnitz, 8 de abril de 1859 — Friburgo em Brisgóvia, 26 de abril de 1938) foi um matemático e filósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época.
1984 — Count Basie ▒ William “Count” Basie (21 de Agosto de 1904 – 26 de Abril de 1984) foi um pianista, compositor e bandleader de jazz (swing era) estadunidense. Foi autor de temas, como “One O’clock Jump” e “Jumpin’ at the Woodside” que foram executados, com primor, respectivamente, por Duke Ellington e Benny Goodman, com suas orquestras.
1989 — Lucille Ball ▒ Lucille Désirée Ball (6 de agosto de 1911 – 26 de abril de 1989) foi uma atriz e comediante norte-americana. Estrelou sitcoms como I Love Lucy, The Lucy–Desi Comedy Hour, The Lucy Show, Here’s Lucy e Life with Lucy.
1996 — Thaís de Andrade ▒ Thaís Helena Andrade Pereira dos Santos (São Paulo, 9 de fevereiro de 1957 — São Paulo, 27 de abril de 1996) foi uma atriz brasileira. A atriz paulistana foi revelada no programa Moacyr TV de Moacyr Franco, exibido pela Rede Globo na década de 70. Thaís estreou na emissora na novela Locomotivas como a doce e esperta Renata, em 1977. Na Globo, ainda participou de outras tramas, como Pai Herói (1979) e Chega Mais (1980).
TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1933 — Fundação da polícia política nazi, a Gestapo.
- 1937 — Guerra Civil Espanhola: Guernica é bombardeada pela Luftwaffe (força aérea alemã).
- 1986 — Ocorre o acidente nuclear de Chernobil.
CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE
Dia | Mês | Código | Nome da cidade |
---|---|---|---|
26 | 04 | 420005 | Abdon Batista (SC) |
26 | 04 | 170307 | Barra do Ouro (TO) |
26 | 04 | 410302 | Boa Esperança do Iguaçu (PR) |
26 | 04 | 520396 | Buritinópolis (GO) |
26 | 04 | 420415 | Celso Ramos (SC) |
26 | 04 | 410657 | Cruzeiro do Iguaçu (PR) |
26 | 04 | 420545 | Forquilhinha (SC) |
26 | 04 | 420775 | Iraceminha (SC) |
26 | 04 | 420845 | Itapoá (SC) |
26 | 04 | 420915 | José Boiteux (SC) |
26 | 04 | 420985 | Lindóia do Sul (SC) |
26 | 04 | 353170 | Monteiro Lobato (SP) |
26 | 04 | 230920 | Nova Olinda (CE) |
26 | 04 | 431517 | Protásio Alves (RS) |
26 | 04 | 431880 | São Lourenço do Sul (RS) |
26 | 04 | 421755 | Serra Alta (SC) |
26 | 04 | 355270 | Tabatinga (SP) |
26 | 04 | 421825 | Timbó Grande (SC) |
26 | 04 | 421875 | Tunápolis (SC) |
26 | 04 | 421935 | Vitor Meireles (SC) |
Timbó Grande – SC
28 anos
26 de abril de 1989
Timbó Grande é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Possui uma população estimada de 9.856 habitantes (Censo IBGE/2010).
O povoamento de Timbó Grande teve início com a vinda das famílias Alves de Almeida, Castro e Matos.
Os primeiros habitantes do município foram os índios dos grupos Caingangues, conhecidos como coroados e os Xoklengs, conhecidos como bugres ou botocudos que eram nômades e moravam em malocas (choupanas de pau-a-pique, cobertas de palha) e se alimentavam de caça, pesca e frutos da terra. Hoje, já não existem mais índios no município.
Os primeiros imigrantes que vieram para a região foram italianos, alemães e famílias polonesas. O povo Timbó-grandense é uma mistura de várias raças, inclusive a indígena.
O nome do município deve-se à existência de grande quantidade de Timbó que é um cipó que os índios utilizavam em suas pescarias. A palavra “Grande” foi acrescentada para diferenciar este município do já existente próximo a Blumenau.
Há poucos registros sobre a história de Timbó Grande. Um fato marcante aconteceu em 17 de dezembro de 1915, quando, em plena Guerra do Contestado, o lugar foi atacado por jagunços, existindo vários deles enterrados no cemitério Santa Maria.
60 lideranças da Paróquia São Miguel Arcanjo participaram da Romaria em Timbó Grande – SC. Foto – Claudia Weinman.
Timbó Grande foi vila de Curitibanos e depois passou a ser distrito de Santa Cecília, do qual se emancipou em 26 de abril de 1989 tendo o município sido oficialmente instalado em 1 de Janeiro de 1990.
O município de Timbó Grande esta a 457 km de Florianópolis, tem o clima mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 15,8 °C. Seu relevo tem grande predominância de planalto, portanto existe vários vales, serras, rios e uma vegetação que transformam o município numa paisagem natural, destacando-se pelo número de araucárias ou pinheiro-do-paraná, que é uma das espécies que estão na lista de ameaçadas à extinção, por outra lado, existe uma grande área de reflorestamento de pinus e eucaliptos. Sua área territorial tem uma extensão de 596,94 km².
O principal rio que banha a cidade é o Rio Timbó inserido na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu.
No seu território também correm :
- Rio Caçador Grande
- Rio Cachoeira
- Rio Tamanduá (rio que faz a divisa com Canoinhas)
Cidades Próximas: Caçador, Canoinhas, Lebon Régis, Calmon, Matos Costa, Santa Cecília, Major Vieira, Porto União, Bela Vista do Toldo, Irineópolis.
O Centro do Município conta com duas unidades escolares, sendo uma municipal, Escola Municipal de Educação Básica Gleides Rodrigues, e uma estadual, Escola de Educação Básica Machado de Assis, e a escola especial (APAE) Zeno de Souza Matos. E na Vila Buriti a unidade estadual, Escola de Educação Básica Serafina Fontana Bonet.
O município ainda tem muitas atividades agrárias. E grande parte do seu território e coberto por áreas de reflorestamento de pinus e eucalipto. Sendo muita dessa área das duas grandes empresas, Compensados e Laminados Lavrasul S/A e Bonet Madeiras e Papéis Ltda.
Principais Localidades:
- Vila Buriti
- Boi Preto
- Vaca Branca
- Cachoeira
- Santa Maria
- Nossa Senhora Aparecida
- Tamanduá
- Perdiz Grande
- Cristo Rei
- Antinha
- Fazenda Diamante
O principal acesso é a SC-478, recentemente pavimentada, a partir da BR-116. E também, ligações com as cidades de Caçador, Bela Vista do Toldo, Calmon, Lebon Régis, Major Vieira, sendo todas estradas de chão.
GALERIA de FOTOS
ACONTECIMENTOS da REDE SAMPAIO
1997 – Estreia do programa de televisão semanal “Classe” no SBT – Central , dirigido e apresentado por Paul Sampaio (na época usando o nome artístico de Paul Chediak).
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
0 comentário em “26 de Abril – Mariana Ximenes e Timbó Grande (SC) – 2017”