☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Jimmy Cliff ▒ NASCIMENTOS • William Harvey • Sergei Rachmaninoff • Moreira da Silva • Abraham Maslow • Joseph Murray • Milan Kundera • Debbie Reynolds • Ali MacGraw • Ana Maria Braga • Annette O’Toole • Tita • Susan Boyle • Astrid Fontenelle • Clarence Seedorf • Vítor Belfort ▒ CIDADE • Arealva (SP) ▒ FALECIMENTOS • Helena Rubinstein • Marvin Gaye • Marcos Rey
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► acontecimentosdodia.com
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
▒ NASCIMENTOS
1578 — William Harvey, médico inglês (m. 1657). William Harvey (Folkestone, 1 de abril de 1578 — Roehampton, 3 de junho de 1657) foi um médico britânico que, pela primeira vez, descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado, por todo o corpo, pelo coração. Por isso, é considerado o descobridor da circulação sanguínea e da função do coração como uma bomba.
1873 — Sergei Rachmaninoff ▒ Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов, Semyonovo, 1 de abril de 1873 — Beverly Hills, 28 de março de 1943) foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica européia. “Sergei Rachmaninoff” foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida.
1902 — Moreira da Silva ▒ Antônio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira.
1908 — Abraham Maslow ▒ Abraham Harold Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.
1919 — Joseph Murray ▒ Joseph Edward Murray (Milford, Massachusetts, 1 de abril de 1919 — Boston, 26 de novembro de 2012) foi um médico cirurgião estadunidense. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1990, pelo desenvolvimento de técnicas de transplante de órgãos.
1929 — Milan Kundera ▒ Milan Kundera (n. Brno, 1 de abril de 1929) é um escritor tcheco. No ano de 1984, Kundera escreveu A Insustentável Leveza do Ser, seu trabalho mais popular. O livro é como uma grande crônica acerca da frágil natureza do destino, do amor e da liberdade humana.
1932 — Debbie Reynolds ▒ Mary Frances “Debbie” Reynolds (El Paso, 1 de abril de 1932 – Los Angeles, 28 de dezembro de 2016) foi uma atriz, cantora, empresária, historiadora de cinema e humanitarista estadunidense. Ela foi nomeada ao Globo de Ouro por sua interpretação de Helen Kane na película de 1950 Three Little Words.
1939 — Ali MacGraw ▒ Ali MacGraw, nascida Elizabeth Alice MacGraw, (Pound Ridge, Nova Iorque, 1 de abril de 1939) é atriz estadunidense. Entre os filmes mais famosos que protagonizou, estão Love Story, Os implacáveis e Comboio, estes dois últimos dirigidos por Sam Peckinpah.
1952 — Annette O’Toole ▒ Annette O’Toole (Houston, 1 de Abril de 1952) é uma atriz, cantora e bailarina estadunidense. Do seu vasto curriculum, constam os seguintes filmes: 48 Hours (1982), Superman III (1983).
1958 — Tita ▒ Milton Queiroz da Paixão, mais conhecido como Tita (Rio de Janeiro, 1º de abril de 1958), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia ou atacante. Tita também é membro ativo e líder local (RJ) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como os Mormons.
1961 — Susan Boyle ▒ Susan Margaret Boyle (Blackburn, 1 de abril de 1961) é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânico, Britain’s Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção “I dreamed a dream” do musical Les Miserables em 11 de abril de 2009, foi um sucesso na Internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar, atrás do grupo de dança Diversity.
1961 — Astrid Fontenelle ▒ Astrid Coutinho Fontenelle de Brito (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1961) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Considerada uma das mais versáteis jornalistas da TV brasileira e muito conhecida pelo seu trabalho na extinta MTV Brasil (Pé na Cozinha, Disk MTV e Barraco), Astrid já passou por diversas emissoras. Com o desligamento de Mônica Waldvogel do GNT, Astrid é convidada para assumir o posto de apresentadora e mediadora dos debates em sua 12ª temporada do Saia Justa (GNT – Globosat). Toda quarta às 21h30 ela está ao lado de Barbara Gancia, Maria Ribeiro e Mônica Martelli.
1976 — Clarence Seedorf ▒ Clarence Clyde Seedorf, (pronúncia do AFI: [ˈklɛrənˈseːdɔrf]. [ˈklɛrəns] e [zeːdɔrf]) mais conhecido como Clarence Seedorf, ou simplesmente Seedorf (Paramaribo, 1 de abril de 1976), é um técnico e ex-futebolista surinamês com nacionalidade holandesa (neerlandês) que atuava como meia e volante.
1977 — Vítor Belfort ▒ Vitor Vieira Belfort (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1977) é um lutador de artes marciais mistas (MMA) brasileiro, especialista em boxe e que, no momento, pratica karatê shotokan.
1949 — Ana Maria Braga ▒ Ana Maria Braga Maffeis (São Joaquim da Barra, 1º de abril de 1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista brasileira. Filha do italiano Natale Giuseppe Maffeis e Lourdes Braga, começou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias da extinta Rede Tupi.
▒ CAPA de 1 de ABRIL de 2017
1948 — Jimmy Cliff ▒ Jimmy Cliff é um músico jamaicano de reggae.
Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico de Jimmy Cliff.[1] Na capital conheceu Leslie Kong, que cuidou da carreira dele até a sua morte em 1971. Nesse período gravou dois singles que não fizeram sucesso.
Seu primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, lançado em 1967, fez sua carreira dar um salto, a canção Waterfall se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Canção em 1969.[4] Nesse mesmo ano a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos EUA, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.[5]
Sua carreira ganhou um novo impulso quando a canção Trapped, interpretada por ele, foi inserida no disco We Are the World, de 1985.[7] Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o Grammy Award para o melhor álbum de Reggae.[8] Também em 1985, Cliff contribuiu para a canção Sun City, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas pelos Artists United Against Apartheid, um grupo de artistas que trabalharam em conjunto para transmitir suas ideias de oposição à política Sul-africana de apartheid.[9]
Em 1980, excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990 Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na canção Mensagem, feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na canção Samba Reggae e Araketu nas canções Breakout e War a Africa. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue.[10][11][12][13][14][15]
Diferente dos outros artistas de reggae jamaicanos, Jimmy não é da religião Rastafári, o que lhe causou preconceito em seu país. Sua religião é a muçulmana.
Jimmy Cliff
nome artístico de James Chambers
(Portmore, 1 de abril de 1948) [1],
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1572 — Na Guerra dos Oitenta Anos, os Watergeuzen capturam Brielle dos espanhóis, ganhando o primeiro ponto de apoio em terra para o que se tornaria a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.
- 1625 — A frota luso–espanhola de 52 navios começa a reconquista da Bahia dos holandeses durante a Guerra Luso-Holandesa.
1867 — Singapura torna-se uma colônia da coroa britânica.
- 1924 — Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por sua participação no “Putsch da Cervejaria“. Porém, ele fica apenas nove meses preso, e durante esse período escreve Mein Kampf.
- 1937 — Áden torna-se uma colônia da coroa britânica.
- 1939 — Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco, do Estado espanhol, anuncia o fim da Guerra Civil Espanhola, quando os últimos das forças republicanas se rendem.
- 1948 — As Ilhas Feroe ganham autonomia da Dinamarca.
- 1960 — O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.
- 1962 — A Suíça recusa, em referendo, a produção e importação de armas nucleares.
1976 — Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.
- 1977 — O Governo democrático espanhol dissolve a Falange Espanhola, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.
- 1997 — Portugal assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
1997 — O cometa Hale-Bopp é visto passando no periélio.
- 1999 — Nunavut é criado como um território canadense extraído da parte oriental dos Territórios do Noroeste.
- 2002 — Os Países Baixos tornam-se o primeiro país a legalizar a eutanásia.
- 2004 — Google anuncia o Gmail para o público.
- 2009 — Croácia e Albânia aderem à OTAN.
▒ FALECIMENTOS
1965 — Helena Rubinstein ▒ Helena Rubinstein foi uma empresária e cosmetóloga polonesa–estadunidense. Em 1902 ela abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. Mais tarde, em 1908, ela abre outro em Londres, e logo em seguida um em Paris, 1912, e Nova York, 1914.
Casa onde nasceu Helena Rubinstein, empresária e cosmetóloga polonesa-estadunidense.
Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Foi a fundadora da Helena Rubinstein, Incorporated e se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo.
1984 — Marvin Gaye ▒ Marvin Gaye (Washington, 2 de abril de 1939 — Los Angeles, 1 de abril de 1984), nascido Marvin Pentz Gay , Jr., foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor.
Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.
1999 — Marcos Rey ▒ Edmundo Donato (São Paulo, 17 de fevereiro de 1925 – São Paulo, 1 de abril de 1999), mais conhecido pelo pseudônimo Marcos Rey, foi um escritor e roteirista brasileiro. Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo.
“Não existe mulher feia, existe mulher preguiçosa.”
Helena Rubinstein, empresária e cosmetóloga polonesa-estadunidense. Fonte: Bio
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia da Mentira ▒ Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.[1]
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1873 — O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, no pior desastre marítimo do século XIX.
- 1933 — Os nazistas recentemente eleitos, sob a liderança de Julius Streicher, organizam um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha, dando início a uma série de atos antissemitas.
- 1946 — Sismo das Ilhas Aleutas: um sismo de magnitude de 8.6 próximo das ilhas Aleutas cria um tsunami que atinge o arquipélago do Havaí, matando 150 pessoas, a maioria em Hilo.
- 1960 — O governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano.
1964 — Início do Regime militar no Brasil.
Depois de dois anos e sete meses de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) confirmou, em seu relatório final, 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país. Entre essas pessoas, 210 são desaparecidas.
A ditadura militar no Brasil, ou Quinta República Brasileira,[1] foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar[2] que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.[3]
Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, o regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.[5]
O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo.
A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o “milagre econômico“, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.
Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência quando o governo não conseguiu mais estimular a economia, controlar a inflação crônica e os níveis crescentes de concentração de renda e pobreza provenientes de seu projeto econômico,[6] o que deu impulso ao movimento pró-democracia.
- 1964 — François Duvalier se autoproclama presidente vitalício do Haiti.
▒ CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE
Dia | Mês | Código | Nome da cidade |
---|---|---|---|
01 | 04 | 350340 | Arealva (SP) |
01 | 04 | 290480 | Caatiba (BA) |
01 | 04 | 291075 | Fátima (BA) |
01 | 04 | 220460 | Hugo Napoleão (PI) |
01 | 04 | 291680 | Itarantim (BA) |
01 | 04 | 316370 | São Lourenço (MG) |
01 | 04 | 355020 | São Miguel Arcanjo (SP) |
AREALVA – SP
Aniversário de
69 Anos
1 de abril de 1948
Arealva é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, fundado em 1948. Localiza-se às margens do Rio Tietê. Sua população estimada em 2014 era de 8.299 habitantes.
‘Prainha’ de Arealva
A história do município de Arealva, localizado na região do Médio Vale do Rio Tietê, no estado de São Paulo, pode ter seu início narrado a partir dos poucos vestígios deixados por seus primitivos habitantes em épocas pré-históricas.
Limita-se com os municípios de Itaju, Bariri, Pederneiras, Bauru, Boraceia, Iacanga e Reginópolis
O surgimento do município de Arealva ocorreu em 1867, quando ainda se chamava Povoado de Soturna, com Antônio Manuel, João Cândido, Victor Belarmino Prestes, José Fernandes do Prado e Gasparino de Quadros. O nome do povoado está relacionado a sua proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o povoado pertencia, ainda, ao município de Pederneiras, comarca de Jaú.
Quiosques da Praia Municipal de Arealva
0 comentário em “1 de Abril – Acontecimentos do Dia – Jimmy Cliff – 2017”