☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Benjamin Franklin • Constantin Stanislavski • Cus D’Amato • James Earl Jones • Jorge Mautner • Muhammad Ali • Taumaturgo Ferreira • Jim Carrey • Michelle Obama • Mel Lisboa ▒ FALECIMENTOS • Antão do Deserto • Joaquim Nabuco • Tarsila do Amaral • Manuel Fiel Filho • Bezerra da Silva • Bobby Fischer
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► ACONTECIMENTOS do DIA
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1706 — Benjamin Franklin ▒ Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 — Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.
1863 — Constantin Stanislavski ▒ Constantin Sergeievich Alexeiev(nome de batismo), em russo Константин Сергеевич Алексеев, (Moscou, 5 de janeiro de 1863 — Moscou, 7 de agosto de 1938), mais conhecido por Constantin Stanislavski, em russo Константин Станиславский foi um ator, diretor, pedagogo e escritor russo de grande destaque entre os séculos XIX e século XX.
O MÉTODO de STANISLAVSKY
1908 — Cus D’Amato ▒ Constantine D’Amato, ou Cus D’Amato (17 de Janeiro de 1908 – 4 de Novembro de 1985), foi um treinador e empresário de boxeadores, que gerenciou as carreiras de Floyd Patterson, José Torres e, inicialmente, a de Mike Tyson. Muitos treinadores modernos, tais como Teddy Atlas, Kevin Rooney e Joe Fariello, foram aprendizes de D’Amato.
1931 — James Earl Jones ▒ James Earl Jones (Arkabutla, Mississippi, 17 de Janeiro de 1931) é um ator e dublador norte-americano indicado ao Oscar. Desde sua estréia na Broadway, em 1957, Jones passou mais de cinco décadas como “um dos atores mais ilustres e versáteis da América” e tem sido chamado de “um dos maiores atores da história americana”.
1941 — Jorge Mautner ▒ Jorge Mautner, nome artístico de Henrique George Mautner (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1941), é um cantor, compositor e escritor brasileiro.
1942 — Muhammad Ali ▒ Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr. (Louisville, 17 de janeiro de 1942 — Scottsdale, 3 de junho de 2016), foi um pugilista norte- americano, considerado um dos maiores da história do esporte. Foi eleito “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated em 1999.
1956 — Taumaturgo Ferreira ▒ Antônio Taumaturgo Soares Ferreira (São Paulo, 17 de janeiro de 1956) é um ator brasileiro e representante comercial do setor calçadista. Ele já trabalhou nas emissoras: Rede Globo, Rede Record, HBO, SBT, Rede Manchete e Rede Bandeirantes.
1962 — Jim Carrey ▒ James Eugene Carrey, mais conhecido como Jim Carrey (Newmarket, 17 de janeiro de 1962) é um premiado ator, comediante, roteirista e produtor canadense, conhecido por interpretar papéis cômicos em filmes como Ace Ventura, Debi e Loide, O Máscara, O Pentelho, O Mentiroso, Eu, Eu Mesmo e Irene, Todo Poderoso, Desventuras em Série e As Loucuras de Dick e Jane. Carrey também atingiu sucesso de críticas em interpretações dramáticas em filmes como: The Truman Show, Man on the Moon e Eternal Sunshine of the Spotless Mind.
1964 — Michelle Obama ▒ Michelle LaVaughn Robinson Obama (Chicago, 17 de janeiro de 1964) é uma advogada e escritora norte-americana. É a esposa do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a 46ª primeira-dama dos Estados Unidos, sendo a primeira afro-descendente a ocupar o posto além de ser a primeira-dama mais popular dos últimos tempos.
1982 — Mel Lisboa ▒ Mel Lisboa Alves (Porto Alegre, 17 de janeiro de 1982) é uma atriz e apresentadora brasileira, mais conhecida pela personagem Anita de “Presença de Anita”, o que a tornou símbolo sexual durante a década de 2000.
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 395 — Com a morte do imperador Teodósio I, o Império Romano é permanentemente dividido em Império Romano do Oriente governado por Arcádio, e Império Romano do Ocidente governado por Honório.
- 1462 — Descoberta da ilha de Santo Antão em Cabo Verde.
- 1786 — Descoberta do Cometa Encke.
- 1819 — Simón Bolívar proclama a república da Colômbia.
- 1909 — Fundado a primeira instituição de ensino superior do Brasil denominada escola universitária: a Escola Universitária Livre de Manáos (grafia arcaica), conhecida nos dia atuais como UFAM
- 1920 — Aberto do Inquérito Dunn para apurar espionagem dos hábitos sexuais de integrantes da marinha estadunidense.
- 1930 — O Uruguai se tornou o primeiro campeão mundial de futebol ao vencer a Argentina por 4 a 2 no Estádio Centenário, em Montevidéu.
- 1936 — Publicação da primeira tira de BD Fantasma, de Lee Falk.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: o Iraque declara guerra à Alemanha, sendo o primeiro país islâmico independente a fazê-lo (v. também História do Iraque).
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: fim do racionamento de carne na Austrália.
- 1945 — Segunda Guerra Mundia l As tropas da União Soviética conquistam a cidade de Varsóvia.
- 1945 — Os nazistas começam a evacuar o campo de concentração de Auschwitz devido à aproximação das tropas soviéticas.
- 1964 — Instalação do distrito de Limão (São Paulo, SP).
- 1973 — O fabricante da talidomida perdeu uma ação judicial na Inglaterra e foi obrigado a pagar indenização a 433 crianças. O remédio, tomado por mulheres grávidas, provocava a deformação dos fetos.
- 1975 — Entra em vigor a lei de despenalização da interrupção voluntária da gravidez elaborada pela ministra da Saúde francesa Simone Veil
▒ FALECIMENTOS
356 — Antão do Deserto ▒ Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, foi um santo cristão do Egito, um líder de destaque entre os Padres do Deserto. Ele é cultuado em muitas igrejas nos seguintes dias de festa: 30 de Janeiro no velho-calendário da Igreja Ortodoxa e da Igreja Ortodoxa Copta; 17 de Janeiro, no novo calendário da Igreja Ortodoxa, na Igreja Ortodoxa Búlgara, na Igreja Católica Romana e na Igreja Católica Copta.
1910 — Joaquim Nabuco ▒ Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, 19 de agosto de 1849 – Washington, 17 de janeiro de 1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
1973 — Tarsila do Amaral ▒ Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
1976 — Manuel Fiel Filho ▒ Manoel Fiel Filho (Quebrangulo, 7 de janeiro de 1927 — São Paulo, 17 de janeiro de 1976) foi um operário metalúrgico brasileiro morto durante o Regime Militar no Brasil
2005 — Bezerra da Silva ▒ José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto. No princípio, dedicava-se a gêneros nordestinos, principalmente o coco até se transformar em um dos principais expoentes do samba nos anos seguintes.
2008 — Bobby Fischer ▒ Robert James “Bobby” Fischer (Chicago, 9 de março de 1943 – Reykjavík, 17 de janeiro de 2008) foi um grande mestre de xadrez estadunidense e décimo primeiro campeão mundial de xadrez. É considerado por muitos o maior enxradista de todos os tempos.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1976 — Ditadura militar de 1964: o metalúrgico Manuel Fiel Filho é assassinado no DOI- Codi, gerando nova onda de protestos internacionais. Manoel Fiel Filho (Quebrangulo, 7 de janeiro de 1927 — São Paulo, 17 de janeiro de 1976) foi um operário metalúrgico brasileiro morto durante o Regime Militar no Brasil[1] As circunstâncias da sua morte são idênticas as do estudante Alexandre Vannucchi Leme, do 1º Tenente PM – José Ferreira de Almeida e do jornalista Vladimir Herzog. Como ocorreu nesses casos, a morte de Manoel foi registrada, na época, como suicídio, mas abalou significativamente a estrutura do regime militar, provocando o afastamento do general Ednardo D’Ávila Mello, ocorrido três dias após a divulgação da morte de Manoel.[2] A morte de Manoel foi investigada pela Comissão Nacional da Verdade.
- 1991 — Guerra do Golfo: a coalizão liderada pelos Estados Unidos inicia um maciço ataque aéreo contra o Iraque.
- 1995 — Um terremoto sacode a cidade de Kobe, no Japão.
- 2015 — O brasileiro Marco Archer, condenado por uso de drogas ilícitas, é executado por fuzilamento em Jacarta, na Indonésia.
0 comentário em “17 de Janeiro – Acontecimentos do Dia”