☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Nicette Bruno • Romualdo Arppi Filho • Lady Francisco • Luiz Melodia • David Caruso • Nicolas Cage • Lewis Hamilton ▒ FALECIMENTOS • J. Silvestre
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
SITE ► ACONTECIMENTOS do DIA
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1933 — Nicette Bruno ▒ Nicete Xavier Miessa, mais conhecida como Nicette Bruno, (Niterói, 7 de janeiro de 1933) é uma atriz brasileira e empresária teatral. Nicette começou muito jovem sua carreira, atuando em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em 1945.
1939 — Romualdo Arppi Filho ▒ Romualdo Arppi Filho (Santos, 7 de janeiro de 1939) é um ex-árbitro de futebol brasileiro. Ele apitou três jogos na Copa do Mundo de 1986, no México: França 1–1 URSS, México 2–0 Bulgária) e a final, entre Alemanha e Argentina, vencida por esta por 3–2.
1940 — Lady Francisco ▒ Lady Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon (Belo Horizonte, 7 de janeiro de 1940), mais conhecida como Lady Francisco é uma atriz brasileira. Defensora dos direitos dos animais, lançou em 2004 o livro autobiográfico Nunca fui santa.
1951 — Luiz Melodia ▒ Luiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951), mais conhecido como Luiz Melodia, é um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.
1956 — David Caruso ▒ David Caruso (Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1956) é um actor americano conhecido principalmente por ter integrado o elenco da famosa série CSI: Miami como Horatio Caine, de 2002 a 2012.
1964 — Nicolas Cage ▒ Nicolas Cage, nome artístico de Nicolas Kim Coppola (Long Beach, 7 de janeiro de 1964) é um ator e produtor cinematográfico norte-americano, premiado com o Óscar da Academia para Melhor Ator (principal) em 1996 pelo filme Leaving Las Vegas.
1985 — Lewis Hamilton ▒ Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto de automóveis britânico de Fórmula 1, tricampeão mundial desta categoria em 2008, 2014 e 2015. Em 2005, foi campeão da Formula 3 Euro Series, tendo como companheiro de equipe o piloto brasileiro Átila Abreu.
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1549 — Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-Geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral.
- 1558 — A França ocupa Calais, a última possessão inglesa em seu território.
- 1610 — Galileo Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io).
- 1785 — O francês Jean-Pierre Blanchard e o americano John Jeffries viajam de Dover, na Inglaterra, até Calais, na França em um balão de gás, tornando-se os primeiros a cruzarem o Canal da Mancha pelo ar.
- 1789 — Primeiro Voto Popular no Brasil.
- 1789 — Primeiras eleições nacionais nos Estados Unidos.
- 1835 — O HMS Beagle ancora no arquipélago Chonos, no sul do Chile.
- 1835 — Começou no Pará a Guerra da Cabanagem, revolta popular com um governo revolucionário formado por moradores pobres de regiões ribeirinhas, que anunciaram a autonomia de sua província diante da Regência até que D. Pedro II atingisse a maioridade.
- 1890 — Decretada a separação entre Igreja e Estado no Brasil.
- 1893 — Fundação do jornal O Estandarte, órgão oficial da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
- 1910 — Dimitri Sensaud de Lavaud realiza o primeiro voo da América Latina, em Osasco, São Paulo.
- 1927 — Primeira ligação de telefone transatlântica, entre Nova Iorque e Londres.
- 1928 — O poeta e jornalista Demócrito Rocha funda o jornal “O Povo” do Estado do Ceará
- 1929 — Lançada nos Estados Unidos a primeira tira em quadrinhos de ficção científica: Buck Rogers 2429 A.D..
- 1934 — O personagem de ficção científica Flash Gordon, de Alex Raymond, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, em tiras de jornal.
- 1936 — Criação da área do Polígono das Secas, no Brasil.
- 1942 — Brasil rompe relações diplomáticas com os países do Eixo.
- 1959 — Os Estados Unidos reconheceram o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários.
- 1965 — Criação do Exército de Libertação Nacional da Colômbia.
- 1968 — David Gilmour entra para o Pink Floyd.
- 1975 — A OPEP concorda em elevar as taxas do petróleo em 10%.
- 1978 — História da Antártica: Emilio Marcos de Palma, torna-se o primeiro humano nascido no continente.
- 1979 — O Vietnã e os insurgentes Cambojanos anunciam a queda de Phnom Penh, a capital do Cambodja, e o colapso do regime de Pol Pot.
- 1980 — Indira Gandhi vence eleições legislativas na Índia.
- 1982 — Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil.
- 1983 — Estreia o telejornal local SPTV, da TV Globo
- 1988 — Teve início no Rio de Janeiro o primeiro festival de música Hollywood Rock. Participaram da edição Lulu Santos e Marina Lima, além de seis bandas estrangeiras e quatro brasileiras.
- 1990 — A Torre inclinada de Pisa é fechada para o público devido a preocupações com segurança.
- 1998 — Programa Discovery: lançamento do Lunar Prospector. — Acabou a guerra Civil da Argélia, que deixou 80 mil mortos. A luta entre o governo e terroristas islâmicos havia começado em janeiro de 1992. — Início do processo de impeachment do presidente americano Bill Clinton.
- 1998 — Iniciam-se as emissões regulares da RTP África.
- 2006 — Evo Morales, presidente da Bolívia reúne-se em Bruxelas com o Comissário para a Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana, que pediu a Morales “segurança jurídica” para os investimentos europeus no país sul-americano.
▒ FALECIMENTOS
2000 — J. Silvestre ▒ João Silvestre (Salto, 14 de dezembro de 1922 – Fort Lauderdale, 7 de janeiro de 2000), mais conhecido como J. Silvestre, foi um ator, escritor e apresentador da TV brasileira.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1911 — Primeiros testes com aviões bombardeiros que seriam utilizados na Primeira Guerra Mundial.
- 1953 — O presidente Harry Truman declara que os Estados Unidos desenvolveram uma bomba de hidrogênio.
- 2015 — Atentado em Paris ao jornal satírico Charlie Hebdo deixa 12 mortos e 5 gravemente feridos.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Dia do leitor
Religiosos
- Dia da Liberdade de Cultos
0 comentário em “7 de Janeiro – Acontecimentos do Dia”