“A simplicidade é a conquista final.
Depois de ter tocado uma quantidade de notas e mais notas,
é a simplicidade que emerge como a recompensa coroada da arte.”
VÍDEO – Os noturnos de Chopin são 21 peças para o solo de piano escritas entre 1827 e 1846. Eles são geralmente considerados um dos melhores trabalhos de solo curto para o instrumento e ocupam lugar importante no repertório de concerto contemporâneo. Apesar de Chopin não ter inventado o noturno, ele popularizou e ampliou-o, com base na forma desenvolvida pelo compositor irlandês John Field.

Os noturnos numerados de 1 a 18 foram publicados durante sua vida, em duplas ou trios, na ordem de composição.
Os números 19 e 20 foram, na verdade, escritos em primeiro lugar, antes da partida de Chopin da Polônia, mas foi publicado postumamente.
O número 20 não foi originalmente intitulado “noturno”, mas desde a publicação, em 1870, é geralmente incluído com publicações e gravações do conjunto Noturnos de Chopin .

Frédéric François Chopin
também chamado Fryderyk Franciszek Chopin
(Żelazowa Wola, 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de Outubro de 1849)
pianista polonês radicado na França e compositor para piano da era romântica
Chopin é amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.
Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.
“ |
O pequeno gênio musical aos 8 anos de idadeNão é costume incluir os compositores de música no número dos escritores (embora eles sejam também autores). Todavia, não podemos passar em silêncio as seguintes composições, gravadas e postas em circulação por mãos amigas: Polca para pianoforte, dedicada a Sua Excelência, a Condessa Luisa Skarbekowa, por Frederico Chopin. O compositor desta dança, que apenas conta 8 anos, é verdadeiramente um gênio, do ponto de vista musical. É filho de Nicolas Chopin, professor de francês e de literatura do Liceu de Varsóvia. Não só executa ao piano, com uma facilidade e um gosto notáveis, os trechos mais difíceis como já compôs diversas danças e variações que enchem de espanto conhecedores e críticos, sobretudo se se considerar a pouca idade do autor. Se tivesse nascido na Alemanha ou na França já se teria celebrizado por todos os países do mundo. Possa este artigo lembrar ao autor que o nosso país, também, é suscetível de produzir os seus gênios. Bastaria, muitas vezes, apontá-lo à atenção do público para os tornar conhecidos”. |
” |
—Revista de Varsóvia, janeiro de 1818. Lista das obras polacas publicada em 1817.[1] |
“ |
Uma descrição de como era ChopinImagine um homem de grandíssimo refinamento no modo de ser e de se portar, sentado ao piano e tocando sem qualquer movimento do corpo e raramente algum movimento dos braços, dependendo inteiramente de suas cuidadosas mãos femininas e seus dedos finos. Os amplos arpejos de sua mão esquerda, mantidos em um fluxo contínuo de tom por um legato preciso e fino e o constante uso do pedal de sustentação, formavam uma subestrutura harmoniosa, de uma maravilhosa cantabile poética. Sua delicada dinâmica musical, as modificações constantes na troca de tom e tempo (tempo rubato) são de efeito indescritível. Mesmo nas passagens mais enérgicas ele praticamente nunca ultrapassou um mero mezzo-forte. |
” |
—anônimo[2] |
A única fotografia conhecida de Chopin, provavelmente feita por Louis-Auguste Bisson em 1849.
-
“Se eu fosse mais tolo do que sou, acreditaria ter chegado ao topo de minha carreira”
- – Chopin escrevendo ao pai, Nicholas Chopin, professor de francês e literatura no Liceu de Varsóvia.
-
“The Earth is suffocating… Swear to make them cut me open, so that I won’t be buried alive.”
- – “A terra é sufocante… Jure que vá cortar-me, de modo que eu não seja enterrado vivo.”
- – Frederic Chopin, compositor e pianista polonês, antes de sua morte.
Sobre
-
“Tirem seus chapéus, senhores; ele é um gênio”.
- – Foi assim que, em um célebre artigo, o compositor alemão Robert Schumman referiu-se a Frederic Franciszek Chopin, então um jovem polonês de apenas 20 anos
- – Fonte: 2º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
Fonte: Wikiquote
0 comentário em “Frédéric Chopin – Músico e Compositor”