O momento certo e oportuno será em um certo instante do tempo cronológico, que acontecerá com um certo tempo climático, e tudo será único mais uma vez.
O que é Kairós:
fonte: significados.com.br
Kairós é uma palavra de origem grega, que significa “momento certo” ou “oportuno”, relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo.
A noção de tempo representada pelo termo kairós teria surgido a partir de um personagem da mitologia grega. Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações, e que, ao contrário de seu pai, expressava uma ideia considerada metafórica do tempo, ou seja, não-linear e que não se pode determinar ou medir, uma oportunidade ou mesmo a ocasião certa para determinada coisa.
Pode-se entender que o chamado “kairós” é um momento oportuno único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega. Em outras palavras, kairós seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto.
Atualmente, no grego moderno, a palavra kairós possui o significado de “tempo climático”, similar ao significado da palavra weather em inglês.
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de “tempo espiritual” ou “o tempo de Deus”, que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
O chamado “kairós de Deus” não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: “(…) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8).
Kairós e Cronos
Para a filosofia grega, kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o “tempo de Deus” (kairós) e o outro o “tempo dos humanos” (cronos).
Kairós
Origem: Wikipédia

Kairós (em grego καιρός) é uma palavra da língua grega antiga que significa “o momento oportuno”, “certo” ou “supremo”. Na mitologia, Kairós é filho de Chronos(Deus do tempo e das estações).
Os gregos antigos possuíam duas palavras para a moderna noção de “tempo”: chronos e kairos. Enquanto a primeira era usada no contexto de tempo cronológico, sequencial e linear, ao tempo existencial os gregos denominavam Kairos e acreditavam nele para enfrentar o cruel e tirano Chronos. Enquanto o primeiro é de natureza quantitativa, Kairos possui natureza qualitatitva 1 . Em grego antigo e moderno, kairós (em grego moderno pronuncia-se kerós) também significa “tempo climático”, como a palavra weather em inglês.
Na estrutura linguística, simbólica e temporal da civilização moderna, geralmente emprega-se uma só palavra para significar a noção de “tempo”. Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro referia-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede), este último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno. O termo é usado também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, como o “tempo de Deus”, enquanto khronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.
Na Filosofia e na Mitologia
Na filosofia grega e romana, Kairós é a experiência do momento oportuno. Os pitagóricos viam-lhe como “Oportunidade”. Kairos é o tempo em potencial, tempo eterno e não-linear, enquantoChronos é a medida linear de um movimento ou período. Na disciplina Retórica, Kairos era uma noção central, pois caracterizava “o momento fugaz em que uma oportunidade/abertura se apresenta e deve ser encarada com força e destreza para que o sucesso seja alcançado” 2 .
Na Mitologia, Kairós era habitualmente considerado filho menor de Chronos e Reia, mas posteriormente, na genealogia dos deuses, parece estar associado a todos eles como manifestação de um momento específico. Kairos, além de filho de Chronos, pode ser (ou estar manifesto em) Zeus; Kairós pode ser Chronos (Tempo), mas também Aevum (Eternidade); Kairos é Atena(Inteligência) e também Eros (Amor); inclusive Dionísio pode ser Kairos.

Na teologia cristã
Na teologia cristã, em síntese apertada, pode-se dizer que chronos, é o “tempo humano”: medido em anos, dias, horas e suas divisões. Enquanto o termo Kairós descreve “o tempo de Deus”, que não pode ser medido, pois “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia.”
No monoteísmo, Kairós e Aevum passam a ser atributos do Deus único, recolhendo ideias precedentes da filosofia clássica grega.
Referências
Mark Freier (2006) “Time Measured by Kairos and Kronos”
- Ir para cima↑ Mark Freier (2006) “Time Measured by Kairos and Kronos”
- Ir para cima↑ E. C. White, Kaironomia p. 13
0 comentário em “O Tempo de Kairós e Cronos”