BLOG FRASES

13 de Maio – Lima Barreto, Stevie Wonder e Machado de Assis

"O Brasil não tem povo, tem público." Lima Barreto • "Você não pode basear sua vida nas expectativas de outras pessoas." Stevie Wonder • "A abolição é a aurora da liberdade; emancipado o preto, resta emancipar o branco." Machado de Assis • 13 de MAIO - 132 ANOS do FIM da ESCRAVIDÃO no BRASIL (2020)

“O Brasil não tem povo, tem público.” Lima Barreto

“Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa.” Lima Barreto

https://www.pensador.com/frases_de_lima_barreto/

Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922) foi um jornalista e escritor brasileiro, que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX. Completa 139 anos em 2020.

Lima Barreto foi o crítico mais agudo da época da Primeira República Brasileira, rompendo com o nacionalismo ufanista e pondo a nu a roupagem republicana que manteve os privilégios de famílias aristocráticas e dos militares.

Definindo seu projeto literário como o de escrever uma “literatura militante” — apropriando-se da expressão de Eça de Queirós — sua produção literária está quase inteiramente voltada para a investigação das desigualdades sociais, da hipocrisia e da falsidade dos homens e das mulheres em suas relações dentro da sociedade.

Em muitas obras, como no seu célebre romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e no conto “O Homem que Sabia Javanês”, o método escolhido por Lima Barreto para tratar desses temas é o da sátira, cheia de ironia, humor e sarcasmo.

https://www.wikiwand.com/pt/Lima_Barreto_(escritor)

Machado de Assis, Lima Barreto e Stevie Wonder

“Você não pode basear sua vida nas expectativas de outras pessoas.” Stevie Wonder

“You can’t base your life on other people’s expectations.”

“O céu ajuda as rosas se as bombas começarem a cair.” Stevie Wonder

“Heaven help the roses if the bombs begin to fall.”

“Quando você está se movendo no positivo, seu destino é a estrela mais brilhante.” Stevie Wonder

“When you’re moving in the positive, your destination is the brightest star.”

“A música é um mundo em si, com uma linguagem que todos entendemos” Stevie Wonder

“Music is a world within itself, with a language we all understand.”

“Todos nós temos capacidade.” Stevie Wonder

“We all have ability.

Stevie Wonder, nome artístico de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13 de maio de 1950), é um cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Completa 70 anos em 2020.

Um dos maiores músicos da contemporaneidade, iniciou a carreira muito cedo. Assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records aos onze anos, e continua com ela até hoje. Gravou mais de trinta sucessos que alcançaram o top ten e ganhou vinte e cinco Grammy Awards, o maior número já ganho por um artista masculino na história.

https://www.wikiwand.com/pt/Stevie_Wonder

Foto em 13 de Maio de 1888, no Paço Imperial, edifício na Praça XV de Novembro, Rio de Janeiro, na assinatura da Lei Áurea

132 ANOS do FIM da ESCRAVIDÃO no BRASIL (2020)

“A abolição é a aurora da liberdade; emancipado o preto, resta emancipar o branco.” Machado de Assis, em “Esaú e Jacó” (1904)

“Em si mesma, a loucura é já uma rebelião. O juízo é a ordem, é a constituição, a justiça e as leis.” Machado de Assis, em “A Semana” (1897)

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.

Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

0 comentário em “13 de Maio – Lima Barreto, Stevie Wonder e Machado de Assis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: