☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Honoré de Balzac • John Stuart Mill • Lydia Cabrera • James Stewart • Danny Aiello • José Mujica • Joe Cocker • Cher • Lucélia Santos • Marcelo Rossi • Cauã Reymond ▒ FALECIMENTOS • Cristóvão Colombo • Robin Gibb
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1799 – Honoré de Balzac, escritor francês (m. 1850).
1806 – John Stuart Mill, filósofo e economista britânico (m. 1873).
1899 – Lydia Cabrera, antropóloga e poetisa cubana (m. 1991).
1908 – James Stewart, ator estadunidense (m. 1997).
1933 – Danny Aiello, ator norte-americano.
1934 – José Mujica, político uruguaio.
1944 – Joe Cocker, cantor britânico (m. 2014).
1957 – Lucélia Santos, atriz brasileira.
1967 – Marcelo Rossi, padre e cantor brasileiro.
1980 – Cauã Reymond, ator brasileiro.
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1989 – Criação de Palmas, capital do Tocantins.
- 2002 – Reconhecimento da independência de Timor-Leste por parte de Portugal, pondo fim ao Império Português.
- 2007 – Romário de Souza Faria faz o seu milésimo gol na carreira.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
▒ FALECIMENTOS
1506 — Cristóvão Colombo, navegador italiano (n. 1451).
2012 — Robin Gibb, cantor e compositor britânico (n. 1949).
▒ TRAGÉDIAS HUMANAS
▒ GALERIA de FOTOS
2010 – O comitê norueguês do Prêmio Nobel concedeu ao dissidente chinês Liu Xiaobo, “incansável lutador pela liberdade desde o massacre de Tiananmen em 1989”. Em 2009, Xiaobo foi julgado e condenado a passar 11 anos em uma prisão chinesa. Seu crime foi ser o autor e promotor da Carta 08, um manifesto pela liberdade de expressão, eleições democráticas e direitos humanos na China.
2007 – O Comitê norueguês premiou o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) por “seus esforços para construir e expandir o conhecimento sobre as mudanças climáticas induzidas pelo homem e lançar as bases das medidas necessárias para combater essa mudança”.
Quarteto do Diálogo Nacional da Tunísia O júri do Prêmio Nobel concedeu o prêmio às quatro organizações da sociedade civil que patrocinaram uma solução negociada para a aguda crise política que vivia a Tunísia em 2013 e ameaçava acabar com o processo de transição iniciado após a primavera árabe em 2011.
2013 – O Prêmio Nobel da Paz foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Países Baixos) por contribuir “para o desarmamento e a convivência mundial” em colaboração com a ONU. A organização, com quase 20 anos de vida e quinhentos funcionários, é responsável – entre outras funções – por desmantelar o arsenal mantido pelo regime de Bashar al-Assad.
2011 – O prêmio foi para as liberianas Ellen Johnson-Sirleaf, presidenta do país africano, Leymah Gbowee, ativista pelos direitos das mulheres africanas, e a opositora iemenita Tawakel Karman. Após a decisão, o primeiro-ministro da Noruega declarou: “Este prêmio é uma homenagem a todas as mulheres do mundo e seu papel nos processos de paz e reconciliação”
2009 – Barack Obama – O prêmio reconheceu o compromisso do presidente dos EUA por “promover o diálogo internacional e o desarmamento nuclear” em todo o mundo. Obama, que tinha chegado à Casa Branca apenas um ano antes, declarou “não merecer estar na companhia de tantas figuras transformadoras que foram honradas com esse prêmio”.



Deixe um comentário